• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 fatos científicos comuns que todo mundo acredita mas na verdade foram inventados

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      21/03/17 às 18h40

E quantas coisas as pessoas passam a vida inteira acreditando, mas que na verdade não passam de uma grande blasfêmia? Um exemplo disso são as nossas matérias com os 10 mitos sobre o corpo feminino que já foram tidos como verdades e hoje são hilários e os 7 mitos científicos que acreditamos com Hollywood. Bom, e com fatos científicos não é nada diferente, algumas coisas foram inventadas, e muita gente acredita até hoje.

Tendo isso em mente, nós resolvemos trazer para vocês alguns desses mitos comuns e que muita gente ainda jura ser verdade. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa matéria com os 9 fatos científicos comuns que todo mundo acredita mas na verdade foram inventados:

1 - "Um raio não pode cair duas vezes no mesmo lugar"

Mas vocês já pararam para pensar por que diabos as pessoas pensam isso? Quando um raio cai na Terra, ele pode atingir qualquer lugar de 50 a 100 ou mais vezes por segundo. Sendo assim, isso pode ser mais de 1,5 bilhões de vezes por ano, e as chances de um lugar nunca seja atingido duas vezes são realmente pequenas. Todo mundo sabe que os edifícios são facilmente atraídos por raios, e por isso quase todos eles tem um para-raio. Alguns prédios como o Empire State Building, que fica localizado em Nova York, é atingido dezenas de vezes por ano.

2 - "Tubarões tem a cura do câncer"

Os humanos matam milhões de tubarões todos os anos apenas para pegar suas barbatanas, hoje eles também são caçados por causa de sua cartilagem, que supostamente pode curar o câncer. Mas a verdade é que isso não passa de um mito, pois em nenhum momento isso foi comprovado, era apenas uma especulação, mas as pessoas ficaram tão ansiosas com os efeitos positivos que isso teria na sociedade, que acabou enganando muitas pessoas.

3 - "O Everest é a montanha mais alta do mundo"

A estatura de uma montanha se refere ao comprimento da base ao topo, a altura se refere ao comprimento do nível do mar ao cume. Sendo assim, o Monte Everest pode ser muito alto, mas não é o mais alto do mundo. Com 33.465 pés de altura (10.200 m), o Mauna Kea, no Havaí, é mais alto do que o Everest, que tem 29.029 pés (8.848 m). No entanto, quase dois terços do Mauna Kea estão abaixo da água.

4 - "A Muralha da China pode ser vista do espaço"

Vocês já ouviram falar que a grande Muralha da China pode ser vista do espaço? Bom, isso é relativo, em órbita baixa, a parede mal pode ser vista, mas também podem ser vista mais um monte de coisas feitas pelo homem. Agora, tendo uma vista da Lua, por exemplo, você terá problemas para identificar os continentes, agora imaginem a Muralha da China?

5 - "Camaleão pode mudar de cor para se camuflar"

Eles até podem mudar de cor, mas a ideia de que eles se camuflam é falsa. Existem várias razões pelas quais um camaleão mudar de cor, e isso depende também da espécie. Depende do seu humor e das intenções, que desempenham um importante papel. Quando um camaleão está cortejando uma fêmea, ele mudar de cor, mas isso também acontece quando ele está se preparando para uma luta.

6 - "Plutão é um planeta"

Plutão perdeu seu estado como um planeta há alguns anos atrás, mas algumas pessoas não obtiveram essa informação e ainda acreditam na formação do sistema solar com nove planetas. Na verdade agora Plutão é um planeta anão, pois ele nunca se encaixou perfeitamente com os outros planetas. Ele é muito menor do que os outros, e sendo assim, com tantas coisas sendo observadas por telescópios, várias outras coisas poderiam muito bem ser consideradas planetas.

Na verdade, a União Astronômica Internacional definiu regras para a classificação dos planetas, sendo que o corpo deve ser esférico, girar em torno do sol e ter órbita livre, ou seja, sem outros objetos em seu caminho. Plutão está em uma região de vários objetos chamada de Cinturão de Kuiper, e por isso ele perdeu o status de planeta.

7 - "As pessoas na Idade Média pensavam que a Terra era plana"

Para falar a verdade, caros leitores, sabe-se que o nosso planeta é redondo desde o período da Grécia Antiga, e possivelmente mais cedo que isso. E se você quer falar de precisão, a Terra é esferóide oblato, pois o planeta é mais plano nos pólos do que no Equador.

8 - "Perdemos mais calor corporal pela cabeça"

Várias razões foram dadas para essa ideia, como a falta de gordura em sua cabeça em comparação com o resto do corpo. Porém, a verdade é que você vai perder tanto calor através da sua cabeça quanto no resto do seu corpo, isso se falar que a roupa influencia do calor corporal.

9 - "Os peixes dourados tem apenas 3 segundos de memória"

Experimentos básicos realizados com o famoso peixinho dourado revelaram que esses peixes tem comportamento pavloviano. No experimento, o peixe iria receber alimentos em determinadas circunstâncias, normalmente em associação com outro objeto. Depois de vários casos, tornou-se claro que o peixe aprendeu a associar os dois juntos, mostrando que suas memória podem durar vários dias, e não apenas 3 segundos.

E aí, caros leitores, vocês acreditaram nessas mentiras a vida inteira? Deixei aqui se comentário!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+