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9 golpes publicitários mais eficientes da história de Hollywood

POR Júlia Marreto    EM Entretenimento      02/09/16 às 15h26
capa do post 9 golpes publicitários mais eficientes da história de Hollywood

Hollywood é conhecida por ser o berço das maiores atrações cinematográficas de todos os tempos. Suas produções são, na grande maioria das vezes, incrivelmente fabulosas. Claro que nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, também, os produtores não possuem orçamento necessário para grandes produções e acabam fazendo milagres com o que possuem, o que prova mais ainda a capacidade dessas pessoas.

De qualquer maneira, para qualquer filme é necessário que haja um planejamento de marketing, para que as pessoas possam conhecer a produção, se interessar, algumas vezes, interagir e fazer com que o filme se torne um sucesso. Bem, isso demanda tempo, dinheiro e criatividade. Mais uma vez, os produtores precisam se virar em mil para conseguir esses feitos.

É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem sobre o assunto. Sendo assim, nossa redação selecionou essa listinha com alguns dos golpes publicitários mais eficientes da história do cinema.

1 - A Bruxa de Blair

Quando A Bruxa de Blair estava sendo lançado em 1999, sua propaganda se beneficiou de um timing quase perfeito. O site para publicidade do longa desenvolveu uma abordagem elaborada sobre os eventos da Bruxa de Blair, fazendo com que as pessoas acreditassem que estavam prestes a assistir um filme real.

2 - Cloverfild

Com inúmeras empresas falsas envolvidas, sites interligados, personagens com backstories, elaborados vídeos e comerciais falsos, que serviram apenas para criar um ambiente realista, a internet estava enlouquecendo. A campanha publicitária para esse filme foi tão grande que, provavelmente, prejudicou a crítica do produto final.

3 - Atividade Paranormal

Com um orçamento de 15 mil dólares, esse foi um filme que ninguém esperava que fizesse sucesso. Inicialmente, o filme foi publicizado através do boca-a-boca, por meio de festivais. Quando alcançado um certo público, era pedido aos fãs que usassem as mídias sociais para realizarem discussões depois das exibições dos filmes. No final das contas, esse se tornou um dos filmes mais rentáveis de todos os tempos.

4 - Poder sem limites

O filme de 2012, é um daqueles filmes que teria sido invisível, por conta do baixo orçamento, se não fosse a brilhante campanha de marketing. A ideia era simples, uma vez que o filme gira em torno de adolescentes recebendo superpoderes, como o dom de voar, a equipe elaborou um plano para que aviões de controle remoto se parecessem com humanos. Algumas pessoas conseguiram fazer vídeos caseiros e enviaram para o YouTube, além de equipes de reportagens. Essa foi uma das melhores e mais baratas publicidades que os produtores poderiam querer.

5 - O Cavaleiro das Trevas

Quando Batman: O Cavaleiro das Trevas foi anunciado, houve um "zum-zum-zum" sobre ele. É importante lembrar que Batman Begins, num primeiro momento, não havia sido lá considerado o grande filme que é hoje. E, como ninguém esperava algo de Heath Ledger, foi preciso que o marketing entrasse em ação de forma feroz. Assim, criaram um site imitando uma campanha eleitoral. Essa foi uma divertida distração sobre o passado de Harvey Dent, antes do filme.

6 - Homens de Preto III

A grande sacada dos "marketeiros" desse filme foram espalhar por todo o país (EUA) material que incentivava, principalmente os adolescentes, a acreditarem que "Os homens de preto" realmente existem e que você poderia ligar para um determinado número caso quisesse se juntar a eles.

7 - Os Simpsons - O Filme

Os Simpsons é uma das franquias televisivas mais reconhecidas e amadas de todos os tempos. Depois do anuncio do filme, a emoção era óbvia. Um filme que tinha sido falada por tantos anos, mas que parecia não ia nunca acontecer. O plano de marketing da equipe do filme foi criar alguns concursos e elaborar um site por uma Spriengfield digital. Além disso, várias lojas de conveniência foram caracterizadas como o Kwik-E-Marts, inclusive alterando alguns nomes de produtos para que pudessem promover o filme.

8 - Super 8

Quando o teaser do trailer de Super 8 foi lançado, as pessoas foram levadas ao extremo da curiosidade. O teaser não revelou nomes, rostos, nada, exceto um trem indo de encontro a um caminhão. Um pouco mais tarde, pequenos elementos conectados começaram a aparecer: um site misterioso, uma carta, uma conta no Twitter... No entanto, a peça mais importante foi revelada no próprio trailer.

9 - Jogos Vorazes

Quando o filme estava programado para ser lançado, os produtores colocaram os fãs para trabalhar para eles. Antes de qualquer coisa, criaram uma forma de estar em contato com os fãs e interagir com eles. A partir daí, a equipe de marketing criou um "meta-mundo", no qual conectava a realidade com os filmes, fornecendo um cenário para cada personagem. Essa campanha continuou por cada um dos filmes da franquia e esteve presente em quase todas as redes de mídia social lá fora.

Então pessoal, conhecem mais algum filme que teve uma excelente "sacada de marketing"? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com alguma dúvida? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!


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Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
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