• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 gravações bizarras e importantes para a história da humanidade

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      06/03/17 às 15h26

Com um incontável número de filmes, seriados, programas televisivos, músicas, blogs, vídeos espalhados pela internet, gravações divulgadas por app telefônicos e afins, é um tanto quanto difícil para muita gente imaginar um mundo onde não se existiam tais coisas. Você consegue imaginar um mundo em que não fosse possível fazer qualquer tipo de gravação, fosse visual ou de áudio?

Antes de continuar, é importante dizermos que há um item nessa lista que não é aconselhável para pessoas que possuem pré-disposição nervosa. Além disso, também precisamos lembrar que não temos o intuito de criticar, julgar, muito menos impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, o conteúdo dessa matéria se destina a aqueles que se interessarem e/ou identificarem.

Sendo assim, pensando em como algumas gravações foram tão importantes para a história da humanidade - mesmo que a critério de perspectiva; e mesmos que algumas sejam completamente bizarras -, é que nós aqui da redação da Fatos Desconhecidos selecionamos essa listinha com 9 gravações bizarras e importantes para a história da humanidade. Confira:

1 - Alessandro Moreschi - O único castrati gravado solo

Os castrati foram homens castrados à força em idade precoce, a fim de garantir que eles não experimentassem as mudanças hormonais da puberdade, levando à diminuição da voz masculina. Isso significou que, quando adultos, esses homens cantavam como um soprano moderno (mantiveram suas vozes de meninos). Depois que a Igreja Católica assegurou que todas as nações proibissem essa prática, o Papa Leão XIII levou os restante dos Castrati para os cuidados do Coro da Capela Sistina, para lhes garantir uma vida tranquila (no período em que eles se tornaram motivo de ridicularização). Moreschi foi o único castrati a ser gravado solo. Na gravação acima, ele estava com mais de 50 anos, apesar de ter perdido (e muito) a qualidade de sua voz, a gravação tem um resultado incrivelmente estranho.

2 - Florença Foster Jenkins

Acredite ou não, Florence conseguiu, apesar de ser terrivelmente famosa, apresentar um show inteiro no Carnegie Hall. Ela tinha muitos admiradores (entre eles Erico Caruso). É preciso ouvir para acreditar. Depois de ter gravado a canção acima, ela disse ao engenheiro de som que não era necessária qualquer outra tentativa, pois estava perfeito. Um filme lançado no ano passado, conta um pouco da história dessa mulher - interpretada por Meryl Streep. Outro filme - Marguerite -, lançado no mesmo ano, também conta uma história semelhante.

3 - Papa Leão XIII - Primeiro Papa a ser gravado (1903)

O Papa Leão XIII (patrono de Moreschi) foi o primeiro Papa na história a ser gravado. Ele foi o 256º Papa e reinou de 1878 a 1903 e é, provavelmente, o mais famoso por declarar inválidas as ordens religiosas anglicanas (ou seja, ele disse que os sacerdotes anglicanos e os bispos são leigos). Ele também promoveu fortemente o estudo da Bíblia em casa e foi conhecido como o Papa do Povo. Nessa gravação ele canta Ave Maria.

4 - Lord Hawhaw (William Joyce) - Executado por traição

Foi um político fascista que trabalhou para os nazistas durante a guerra como propagandista. Seu sotaque, distintamente, polonês é a razão de seu apelido. Joyce difundiu propagandas nazistas em emissoras de rádio de Berlim, Hamburgo e Luxemburgo. Embora não fosse ilegal escutar suas transmissões na Inglaterra, não era aprovado. No enntanto, suas gravações eram muito populares, com o público ccomo uma fonte de diversão. Ele se tornou uma figura odiada e ridicularizada. Apesar de ter escapado depois da guerra, um soldado inglês o ouviu falar em um café e reconheceu sua voz. Foi preso e executado por traição. Essa gravação é um trecho de suas transmissões propagandísticas, começando com sua "assinatura": Alemanha chamadno, chamando Alemanha.

5 - Estações numéricas e códigos misteriosos

Estações de número (ondas curtas de estações de rádio de origem desconhecida) foram relatadas desde a Primeira Guerra Mundial e continuam até hoje. Ninguém sabe qual é sua razão, embora muitas pessoas suspeitas que são mensagens codificadas usadas para espionagem (mesmo que nenhum país tenha admitido isso). Geralmente, as transmissões são feitas por vozes femininas (mas também há relatos de vozes masculinas) e, geralmente, transmitem fluxos de números, palavras ou letras. Às vezes, são aparentemente aleatórios, e outras vezes organizados. Nos anos 90, entusiastas de rádio amador rastrearam a fonte de uma estação número, sendo de uma base militar dos EUA. A Federal Communications Commission - FCC (Comissão Federal de Comunicações) se recusou a comentar.

6 - Florence Nightingale - Inventor da Enfermagem Moderna

Florence Nightingale foi a primeira pessoa a reconhecer que a higiene e os alimentos são importantes no tratamento dos pacientes (até sua época, os hospitais não se preocupavam com as condições de higiene). Ela é considerada a mãe da enfermagem moderna. Viveu de 1820 a 1910. Ela também é, às vezes, referida como a Senhora da Lâmpada. Essa gravação é uma das três que ela fez em 1890 para as pessoas que ela conhecia durante seu trabalho na guerra.

7 - Exorcismo russo

O exorcismo é um ritual usado pela Igreja Católica Romana e pela Igreja Ortodoxa para expulsar demônios de uma pessoa possuída. Ao longo desse exorcismo russo você pode ouvir a voz do sacerdote recitando as orações do ritural enquanto a pessoa, aflita (não dá para dizer se é um homem ou uma mulher) grita em variados tons de voz. Essa é uma gravação que algumas pessoas podem considerar forte, por isso não é aconselhada para as pessoas que possuem disposição nervosa.

8 - Primeira gravação de fonógrafo - Frank Lambert

Frank Lambert foi um inventor francês-americano. Lambert nasceu em Lyon, França e depois se mudou para os Estados Unidos em 1876 e se tornou cidadão em 1893. Lambert está atualmente no Guinness World Book of Records, como a gravação mais antiga tocável em uma máquina chamada fonógrafo. Lambert também foi famoso por invetar a moderna máquina de escrever (para alguns lugares do mundo). Essa é a primeira gravação de uma voz humana na história, em 1878.

9 - Mado Robin - A nota mais alta

Essa incrível cantora francesa tem uma das maiores notas já gravadas na história da música clássica. É preciso ouvir a música inteira, a última nota é inacreditável.

Então pessoal, o que acharam dessas gravações? Já tinham escutado alguma dessas gravações? Conhecem outras que são tão importantes para a história da humanidade como essas? Encontraram algum erro na matéria? Ficaram com dúvidas? Possuem sugestões? Não se esqueçam de comentar com a gente!

Próxima Matéria
Via   listverse  
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+