• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 HQs que você precisa ler antes de ver Viúva Negra

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      23/12/19 às 01h26

Com o fim do ano chegando, o lançamento de Viúva Negra vem se aproximando. Embora saibamos que alguns meses ainda nos separam do filme solo de Natasha Romanoff, inspirados pelo Screen Rant, resolvemos apresentar um guia de quadrinhos imperdíveis, para quem está se preparando para assistir o longa. Considerando que a personagem vem sendo uma força consistente na Marvel, desde sua estreia em 1964, certamente existem muitas histórias que podem ter servido de referência para a produção do MCU. Apesar de ter tido uma jornada cheia de emoções no cinema, garantimos que, nas HQs, a heroína teve narrativas igualmente conturbadas. Abaixo, você pode conferir os detalhes sobre a mitologia da superespiã soviética, que veio a se tornar um dos maiores trunfos da Casa das Ideias.

9 - Viúva Negra: Origem Mortal | A história definitiva de Natasha Romanoff

Essa série de quadrinhos foi responsável por transformar a Viúva Negra para o MCU. Ao passo que a introdução da superespiã já estava prevista para acontecer em Homem de Ferro 2, a Marvel Comics pediu para que Paul Cornell decifrasse a enigmática história de Natasha Romanoff. Assim, o escritor reescreveu sutilmente toda a mitologia da heroína. Desde suas primeiras experiências na Sala Vermelha até sua formação definitiva como espiã, Romanoff ganhou uma narrativa definitiva. Logo, Viúva Negra: Origem Mortal teve um impacto profundo no MCU. Afinal, foi nela que Joss Whedon se inspirou para desenvolver a trama da Viúva Negra em Vingadores: Era de Ultron. Ademais, essa minissérie parece ser igualmente importante para o filme solo da personagem. Só para ilustrar, o trailer liberado mostra Natasha em um traje branco que foi retirado diretamente de Origem Mortal.

8 - Tales of Suspense #52 | Introdução da Viúva Negra

Como dissemos acima, Origem Mortal foi extremamente importante para a consolidação da personagem no MCU. Todavia, antes disso, a Viúva Negra já havia feito sua estreia no Universo Marvel, como inimiga do Homem de Ferro. Sendo assim, vale a pena dar uma conferida em Tales of Suspense #52, só pra ver como ela chegou e comparar com sua posição atual. Sabemos que o Universo Cinematográfico Marvel foi essencial para que muitos personagens desconhecidos chegassem ao grande público, Romanoff é um desses casos. Antigamente, a Viúva Negra não possuía uma mitologia significativa e não tinha um traje ou qualquer marca registrada. Na verdade, ela usava um vestido roxo, um casaco de pelos e um pequeno chapéu com um véu cobrindo o rosto, basicamente, uma viúva caricata.

7 - Vingadores #43-44 | Conhecendo o marido da Viúva Negra

O trailer de Viúva Negra trouxe consigo diversas novas informações. Dentre esses detalhes, podemos citar a apresentação de David Harbour no traje do Guardião Vermelho. Assim como já citamos anteriormente, em uma matéria especificamente voltada para o personagem, Alexei Shostakov é uma peça fundamental da história de Natasha. Além de ser o famoso "Capitão América soviético", Alexei era marido de Romanoff. Nessa conturbada história de espionagem, os dois se apaixonaram e se casaram. Contudo, o governo fez com que Shostakov simulasse sua morte, sendo um ponto de virada na vida de Natasha. Em suma, após "perder" o marido, a Viúva Negra se juntou aos Vingadores, porém, anos depois, eles viriam a se encontraram novamente em um confronto.

6 - Espetacular Homem-Aranha #86 | Reinvenção da Viúva Negra

Em Espetacular Homem-Aranha nº 86, vemos a Viúva Negra se reinventar. A personagem deixa de lado o caricato traje roxo e adota, finalmente, seu famoso traje preto. Eventualmente, ela decide testar o novo uniforme e habilidades enfrentando o Homem-Aranha. Embora o enredo não seja tão complexo, fornece uma boa perspectiva de como Natasha pensava em seus primeiros dias.

5 - Viúva Negra (1999) | Introduzindo Yelena Belova

Outra personagem, que estará no longa e da qual já comentamos aqui, é Yelena Belova. Apesar de ser uma novidade ver a superespiã loira nas telas, ela surgiu nos quadrinhos há vinte anos atrás. Escrita por JG Jones, Viúva Negra é uma minissérie de três edições, responsável por apresentar a rivalidade entre Romanoff e Belova. Ao passo que, no MCU, Florence Pugh interpretará a irmã de Natasha, essa seria uma leitura bastante válida. Ainda mais considerando que, pelo trailer, a dinâmica entre as duas é central para o filme.

4 - Viúva Negra (2001) | Redimindo Yelena Belova

Essa, sem dúvidas, é uma das histórias mais estranhas da lista. Resumidamente, esse enredo mostra Natasha tomando medidas drásticas para tirar algumas armas nucleares roubadas da jogada, enquanto tenta resgatar Yelena. Contudo, o que mais chama atenção, nessa narrativa, é o método completamente insano da espiã fazer isso. Afinal, sua estratégia envolve alterações cirúrgicas corporais, para confundir Belova e levá-la a acreditar ser Romanoff. Enfim, uma loucura.

3 - Viúva Negra (2004) | Os segredos da Sala Vermelha revelados

Nessa minissérie, de 2004, vemos Natasha frente à frente com a responsável por comandar a Sala Vermelha. A antagonista em questão é Lyudmila Kudrin, uma mulher cruel que justificara toda sua crueldade como patriotismo. Antes de Origem Mortal, essa série reescreveu a história da Viúva Negra, revelando quais aspectos de suas memórias eram falsas, incluindo aquelas famosas lições de balé, que chegamos a ver em Era de Ultron.

2 - Vingadores Secretos #20 | Viúva Negra e viagem no tempo

Em Vingadores: Ultimato vimos a dimensão do carinho de Natasha com sua equipe, eles basicamente eram sua família. Esse amor chegou a ser utilizado como justificativa para o sacrifício da personagem. Sendo assim, seria pertinente uma leitura de Vingadores Secretos #20, onde Warren Ellis apresenta uma questão fascinante, na qual Romanoff tenta reescrever a história, para garantir que os Vingadores não sejam mortos em batalha. Segundo o SR, é conceito é bastante intrigante e apresenta um modelo de mecânica temporal semelhante ao que vimos em Ultimato.

1 - Tales of Suspense #100-104 | A Ressurreição da Viúva Negra

Em Império Secreto, vemos Steve Rogers atingir o ápice da insanidade e matar brutalmente Natasha Romanoff. No entanto, esse não foi o fim da personagem nos quadrinhos. Em seguida, a Marvel ordenou o renascimento do antigo selo Tales of Suspense e apresentou a ressurreição da personagem. Assim, vemos Gavião Arqueiro e Soldado Invernal, dois importantes componentes da mitologia de Romanoff, descobrindo a verdade por trás da Sala Vermelha. Dentre os vários segredos da organização, existia um que envolvia um clone de Natasha que, após a morte da própria, teria as memórias dela implantadas em si, porém, seria leal à Sala Vermelha. Contudo, o clone acabou se rebelando e derrubando a organização que o criou. É uma narrativa interessante e apresenta uma série de similaridades com o que foi mostrado no trailer.

Próxima Matéria
Via   SR  
Imagens Marvel
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+