• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 ilustrações que mostram o horror das cirurgias no passado

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      23/03/17 às 17h46

"Intervenções cruciais: um tratado ilustrado sobre os princípios e prática da cirurgia do século XIX" é um livro do médico historiador Richard Barnett, que já está disponível para compra. O livro é a leitura perfeita para qualquer pessoa que curta história ou mesmo algo macabro. Já leram a nossa matéria com as 7 grandes descobertas da medicina feitas por adolescentes?

Alguns leitores dizem que esse livro não é indicado para quem tem um coração fraco, pois o nível dos detalhes nas ilustrações é altíssimo. Essas tais ilustrações chamam a atenção por serem fortes, é claro, e serem reproduções de imagens encontradas na coleção de antiguidade médica de Henry Wellcome, do século XIX.

Wellcome foi um empresário farmacêutico que viveu na era vitoriana, e ficou fascinado pelo desenvolvimento histórico da medicina em todo o mundo, e sendo assim, ele viajava com frequência e recolhia artefatos para alimentar suas curiosidades. É claro que existem algumas práticas cirúrgicas que se mantiveram mais ou menos a mesma coisa, mas há outras que felizmente evoluíram com a introdução de novas ferramentas e anestésicos.

Robert Liston, um cirurgião escocês que é conhecido por suas amputações rápidas, é mostrado removendo uma perna de um paciente. Para quem não sabe, algumas de suas amputações foram feitas em cerca de dois minutos, e essa imagem em particular caracteriza uma das primeiras operações britânicas executadas com anestesia.

1 - Ferramentas

As ferramentas cirúrgicas do século XIX eram essas aí da imagem acima, entre os instrumentos cirúrgicos existiam serras, facas e tesouras, que eram utilizadas para amputação e operações de órgãos, entre outras coisas.

2 - Anatomia

Hoje em dia, os cirurgiões bem sucedidos devem ter uma base científica forte, na anatomia, fisiologia, patologia e farmacologia. Uma exigência que nunca mudou na medicina é a destreza e coragem, apesar de ver partes do corpo de maneiras que a maioria de nós nunca irá ver.

3 - Cirurgia de estrabismo

Já imaginaram como eram as cirurgias antigamente? No livro podemos ver uma essa imagem aí de cima, que descreve a cirurgia para corrigir o estrabismo.

4 - Câncer de língua

Já quando o assunto é câncer, as imagens começam a ficar um pouco mais pesadas. Nesse caso, um cirurgião trabalha em um paciente com câncer de língua. Ele corta a língua, remove a área afetada e sutura o órgão de volta no lugar.

5 - Ressecção da mandíbula inferior

Já nessas imagens fortes, acontece a ressecção da mandíbula inferior. Essas ilustrações são de um livro cirúrgico impresso em 1841. A operação foi concebida para prevenir doenças da boca.

6 - Reduzir a perda de sangue

Antigamente, para reduzir a perda de sangue, era feito compressão de artérias no braço de perna com diferentes tipos de tiras.

7 - Anatomia de uma axila

Um ilustrador de 1848 mostra a artéria axilar, que fornece ramos de vasos sanguíneos para a axila, tórax e membro superior.

8 - Cesariana

A cesariana é realizada quando é considerada mais segura do que um parto vaginal. Bom, hoje as mulheres tem uma grande margem de segurança, mas antigamente, essa prática resultou na morte de muitas mães, bebês, e as vezes até ambos morriam. Felizmente, quando os antissépticos e anestésicos foram introduzidos no século XIX, as taxas de sobrevivência subiram.

9 - Tratamento para uma artéria na virilha

Cirurgiões usavam suturas e um gancho de sutura para costurar artérias. Nessa imagem, eles estão comprimindo o abdômen para reduzir a perda de sangue.

10 - A amputação de um pé no século XIX

Havia diferentes tipos de amputações para os dedos dos pés, todos concluídos com uma faca. Antes dos desenvolvimentos e padrões modernos, os pacientes eram mais propensos à morte por doenças contraídas por ferramentas impuras, perda de sangue ou outros problemas.

E aí, caros leitores, já sabiam como eram as técnicas de medina antigamente? Ficaram chocados? Comentem!

Próxima Matéria
Via   Lifebuzz  
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+