icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


9 imagens que vão te mostrar como enxergamos nossos pais conforme os anos passam

POR PH Mota EM Entretenimento 11/10/16 às 16h29

capa do post 9 imagens que vão te mostrar como enxergamos nossos pais conforme os anos passam

Dificilmente na vida alguém conhece uma pessoa que seja mais carinhosa ou preocupada do que os próprios pais. Por conta do acompanhamento desde o início da vida, passando por todos problemas e conquistas ao longo dela, eles nos vêem de uma forma peculiar e singular.

Ainda assim, ao longo da vida nem sempre vemos da mesma forma o amor, carinho e até mesmo repressão que recebemos deles durante os mais diversos momentos. Enquanto vamos passando por diferentes fases, a nossa percepção é alterada com base no que vivemos e aprendemos com eles e com os outros.

Por causa desses altos e baixos, a visão do sentimento dos pais pode ser percebida de diferentes formas, que é o que tentaremos mostrar por meio de algumas fotografias de diferentes épocas, para provocar essa reflexão.

Recém nascido

Enquanto recém nascido, nós não temos percepções claras de sentimentos ou ações das pessoas ao nosso redor. Ainda assim, já somo capazes de reconhecer certas coisas, como o conforto do carinho dos pais.

De 1 a 3 anos

Com um pouco mais de idade, mas ainda pouca percepção do mundo, os pais são vistos como responsáveis pela salvação em momentos difíceis - como fome, sono ou incômodos por doenças - ou objetos de diversão. São eles que vão correr depois que você começar a chorar tentando se expressar ou vão estar ali para você brincar enquanto descobre o mundo.

De 3 a 6 anos

Começando a formar a percepção de várias pessoas e sensações na vida, as crianças nessa fase percebem os pais de diferentes formas. Começam a saber o que podem fazer na frente de um ou de outro, buscando conforto de um dos lados na hora de tentar fazer alguma malcriação. Começam a sentir um pouco mais de liberdade, o que também gera as primeiras broncas.

De 7 a 12 anos

As responsabilidades começam a aparecer cada vez mais na vida e parte delas vem das ordens dos pais. Nesses momentos você pode começar a ficar irritado com várias situações, como castigos, falta de certos presentes, piadas sem graça dos pais ou falta de liberdade para brincar quando quiser.

De 13 a 17 anos

A adolescência certamente é a fase em que o comportamento de todo mundo fica mais complicado de se lidar. Ao entrar em contato com novas descobertas e com novos hormônios, novas experiências começam a surgir, quase sempre entrando em conflito com o mundo que os pais conhecem. Nessa fase é normal pensar que os pais não entendem nada e a visão de mundo deles está completamente problemática, enquanto você tem a solução para tudo.

De 18 a 22 anos

Aqui, os primeiros passos da vida adulta começam a se formar e a relação com os pais melhora um pouco, se comparada à fase da adolescência. Por um lado, eles te vêem como uma pessoa mais adulta e responsável, capaz de tomar certas decisões, mas por outro ainda é o mesmo bebê de anos atrás. Ao mesmo tempo que você tem a cobrança de resultados no mundo da universidade e dos trabalhos, tem que se manter na linha como o jovem que vive sobre as asas da família.

De 22 a 30 anos

Quando mais maduro você fica, mais fácil fica a relação com os pais. Por conta da independência que começa a se construir nessa fase da vida, uma nostalgia por parte da família começa a se criar. Momentos de lazer são construídos de forma mais natural entre pais e filhos e o suporte para a construção de uma nova vida é muito mais forte. Além disso, ver os filhos dando forma à própria vida traz um sentimento de saudade dos pais, que podem até ficar mais protetores ainda nessa fase.

De 30 a 40 anos

Com a maturidade, é como se os pais de repente se tornassem grandes amigos. Eles viram uma referência ainda mais importante de conselhos e sabedorias, além de opção de lazer para os fins de semana e férias, já que agora a vida de vocês não é mais tão compartilhada. A separação e crescimento contribui para os dois lados, só fortalecendo a relação.

Depois dos 40

Já num estágio avançado da vida, você já conhece o outro lado da relação de pai e filho, construindo a sua própria família. Depois de tantas experiências, você só tem gratidão e amor por tudo o que seus pais lhe fizeram ao longo da vida.

E aí, será que com essas mensagens dá pra aprender a lidar melhor com a relação em família?


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest