icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


9 livros que Steve Jobs acreditava que todos deveriam ler

POR Bruno Dias EM Curiosidades 16/05/19 às 18h10

capa do post 9 livros que Steve Jobs acreditava que todos deveriam ler

Steve Jobs nasceu na Califórnia e foi um inventor, empresário e magnata do setor de informática. Ele ficou mundialmente conhecido por ter cofundado e sido presidente e diretor executivo da Apple. Além disso, Jobs também revolucionou os computadores pessoais, música, telefones, filmes de animação e tablets. E várias coisas não existiriam se não fosse Jobs. Mas assim como quase todos nós, ele teve um começo difícil e sem muito o que colocar em seu currículo.

Jobs foi um grande inventor e é até hoje uma inspiração para muitas pessoas. Várias que até têm o sonho de passar por uma entrevista de emprego e trabalhar na Apple. Sua morte, aos 56 anos, impactou todo o mundo e sua própria companhia. Mas o legado deixado por ele continua e continuará para sempre. Considerado um gênio, Jobs influenciou muitas pessoas. Ele uma vez disse: "a razão pela qual a Apple é capaz de criar produtos como o iPad é porque nós sempre tentamos ser a interseção entre tecnologia e artes liberais". E alguns livros influenciaram a vida e o trabalho de Jobs e listamos alguns deles aqui.

1 - Rei Lear

Steve Jobs começou a ler Shakespeare quando estava no final do seu ensino fundamental. Esse livro é uma tragédia teatral e conta a história de um monarca velho que vai se entregando à loucura. Isso depois que ele é traído e divide seu reino entre duas de suas três filhas.

2 - Moby Dick

Esse clássico de Herman Melville conta a história de marinheiros em busca da famosa baleia branca. O livro era um dos favoritos de Jobs. Na biografia do inventor, o autor Walter Isaacson compara Jobs ao capitão Ahab da história.

3 - Poemas reunidos de Dylan Thomas

O autor do livro Como pensar como Steve Jobs diz que a poesia de Thomas "captou sua atenção com suas maravilhosas novas formas e seu apelo irresistivelmente popular". E o poema preferido de Jobs, supostamente, era Não entre docemente naquela noite.

4 - Esteja aqui agora

Esse guia de meditação de Ram Dass, com os relatos de encontros com metafísicos do sul da Ásia, foi descrito por Jobs como sendo profundo. Ele leu esse livro no seu primeiro ano da faculdade e disse "me transformou assim como vários dos meus amigos".

5 - Diet for a small planet

O popular livro sobre vegetarianismo de francês Moore Lappe, foi lido por Jobs no seu primeiro ano de faculdade. "Foi quando eu decidi não comer mais carne", contou.

6 - Sistema de cura da dieta sem muco

O livro do educador alemão Arnold Ehret fala de várias práticas para serem feitas, como jejum intermitente com sucos. "Eu adotei essa dieta no meu estilo meio estranho", disse Jobs. Ele fez várias dietas extremas desde que começou a faculdade.

7 - Autobriograph of an Yogi

Esse livro foi escrito por Paramahansa Yogananda, um guru indiano. Jobs o leu quando estava no ensino fundamental e releu quando se hospedou em uma pousada ao pé do Himalaia, na Índia. Depois disso, ele releu o livro todo ano.

8 - Zen Mind, Beginner's Mind

Nos anos 1970, Jobs assistiu aulas ministradas por Shunryu Suzuki, que foi o monge japonês que escreveu esse livro. "Zen tem sido uma profunda influência em minha vida deste então", disse.

9 - O dilema da Inovação

O que esse livro ensinou a Steve Jobs foi que, às vezes, companhias precisam interromper os seus processos e se questionarem. "É importante que nós façamos essa transformação, por causa do que Clayton Christensen chama de dilema da inovação, no qual as pessoas que inventam alguma coisa, normalmente são as últimas a enxergar além, e nós, certamente, não queremos ser deixados para trás", explicou.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest