9 locais inundados que acabaram ficando visíveis novamente

POR A redação    EM Lugares & Construções      04/11/15 às 16h15
foto de destaque

Cada vez que passa, temos mais certeza de que o tempo e as condições climáticas são coisas quase que imensuráveis, ainda mais se levarmos em conta a instabilidade e a falta de precisão imediata para podermos verificar o que vai ser de nós, quanto à nível de condições de chuva para os próximos 5, 10, 50 anos.

Mas ao que tudo indica, o aquecimento global é uma preocupação real, e que está trazendo consequências avassaladoras para a vida da humanidade, que podem ser sentidas muito mais do que nas imagens e vídeos de geleiras derretendo, dessas que passam no "Globo Repórter".

Você sabia que existem várias cidades que estavam inundadas e que estão simplesmente reaparecendo na superfície? É o que iremos mostrar para vocês logo abaixo. Se liga ai e acione o alarme de preocupação:

1- A Igreja de Potosi

original

A cidade venezuelana de Potosi, no distrito de Táchira foi inundada no ano de 1985, entretanto nos últimos anos, ela vem começando a ressurgir, por conta do menor volume de água no país. Em 2010 a seca foi tanta, que apareceu uma igreja gótica de épocas longínquas, por completo.

2- A Ilha da Primavera

1__upload_iblock_f34_f34c25dce6eb6233bae1aea01774960f

Essa bela ilha, que tem o formato de uma tartaruga, aparece 3 vezes por ano, no rio Muodaoxi, quando os níveis de água do formoso rio baixa, por conta dos tempos de seca.

3- Epecuén

ve1

A cidade de Epecuen, era um local que nos anos 20, recebia turistas anualmente, por conta de sua beleza, hotéis e belos lugares noturnos. No ano de 1993 uma inundação completa, culminada com o rompimento anterior de uma barragem, fez com que a cidade ficasse submersa. No ano de 2009, quase 25 anos depois, a irregularidade dos períodos de chuva, fizeram com que Epecuen retornasse a aparecer.

4- Igreja de São Nicolau

abandoned-church-submerged

Localizada na Macedônia diante de uma paisagem estonteante, a igreja de São Nicolau acabou sendo engolida por um reservatório de água artificial que servia para abastecer as cidades da região. Mas que vez ou outra acaba aparecendo para o deleite dos turistas que visitam as imediações do local.

5-  Lago Verde

article-2414013-1BA76B63000005DC-2_964x632

Esse belo lago situado no coração austríaco, possui belas águas esverdeadas. Mas ele não é famoso somente por isso, já que na época do inverno ele simplesmente se transforma em um parque. A explicação é que na época do verão, as geleiras dos montes derretem e se acumulam em água formando o dito cujo lago, mas que na estação inversa seca e dá margem para a criação de um belo parque.

6- Aldeia de Xuanping

Xuanping_SAPO

Essa é a aldeia de Xuanping, que em 2008 sofreu com um baita terremoto que causou vários estragos, incluido uma inundação completa. Cerca de 5 anos após o ocorrido, ela está retornando à superfície, por conta da irregularidade dos períodos chuvosos da região.

7- Lago Mead

DSCF0059lakeshorebuilding

Localizado em Nevada, o Lago Mead existe há cerca de 80 anos e quando o período de seca chega, ele fica seco em quase sua totalidade e permite que os turistas vejam as construções da cidade que tinha debaixo da superfície.

8-  Igreja de Santiago

colonial-church-emerges-water-resevoir-temple-santiago-quechula-mexico-2

Essa bela igreja mexicana foi erguida no século XVI, e é considerado uma legítima representação da imponência da religião católica. Em 1773 ela acabou abandonada, e o governo mexicano construiu um reservatório de água, do Rio Grijalva, o que fez que essa região fosse completamente inundada, mas ao longo dos anos as águas foram diminuindo e tornando visíveis os resquícios do templo religioso, 400 anos depois de sua criação.

9- Guapé

montagemcidade_interna

No Brasil também temos o nosso exemplo. Guapé, localizada em Minas Gerais, foi inundada em 1963 por conta da inauguração da Usina de Furnas 11, mas com a instabilidade do período chuvoso e os fenômenos tropicais hora ou outra pintando e influenciando por aqui, a cidade emergiu à superfície novamente.

Será que isso tudo tem alguma ligação com o aquecimento global? Ou é apenas um período de seca prolongado e que tem fase para passar?


Ei Fatos, não deixe de conferir:

2 SINAIS QUE FALTAM PARA JESUS VOLTAR - E SE FOR VERDADE

Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+