• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 mistérios do Egito que vão além das pirâmides

POR Natália Pereira    EM Mundo Afora      13/12/17 às 16h45

O Egito é coberto por histórias curiosas e mistérios. A população egípcia teve um grande desenvolvimento e construiu muitas coisas difíceis de se conquistar até mesmo nos dias de hoje. A sua evolução fora de época faz com que os mitos a seu respeito se tornem ainda mais atraentes. Eles se desenvolveram no nordeste africano entre os anos 3.200 a.C e 32 a.C. Durante sua vivência eles contribuiram para um grande desenvolvimento no local.

Foram responsáveis pela escrita em Hieróglifos, pela mumificação de seus mortos e pelas enormes e famosas piramides. Apesar disso essas não foram as únicas conquistas e mistérios que se desenvolveram com a sociedade egípcia. Mas o que mais essa região esconde? Uma civilização tão antiga com certeza tem muitos mistérios a sua volta e questões mal resolvidas ou até mesmo desconhecidas. É impossível não amar todo esse mistério que o envolve. Para saciar um pouco a nossa curiosidade esses são 9 histórias místicas sobre o Egito.

1 - O vestido mais antigo do mundo

Uma peça bem característica ainda em nosso tempo são os vestidos. Eles são usados pelas mulheres de nosso tempo como uma peça prática e feminina. Mas quanto tempo teria o primeiro vestido datado no mundo? Pois é, essa peça foi encontrada no Egito e foi criada a cerca de 5.000 anos atrás. Abrindo mais uma vez a questão de a quantos anos de distância o Egito estava das outras civilizações.

2 - Preservativos

Sim, é exatamente isso. Apesar de serem um povo muito antigo, eles tinham suas próprias técnicas para o controle de natalidade. Eles fizeram anticoncepcionais a base de grãos de romã, que continham estrogênio natural. Além disso ainda faziam "camisinhas" utilizando membranas intestinais de alguns animais como as ovelhas.

3 - Maquiagens

Os cosméticos femininos como a maquiagem são considerados novos porem já estiveram presentes no Egito antigo. Tanto os homens como as mulheres da época utilizavam o produto. Eles pintavam a área dos olhos geralmente de verde ou preto. Eles eram feitos de cobre e chumbo respectivamente. Existia toda uma superstição por volta da maquiagem. Acreditava-se que elas tinham poder de cura.

4 - Sanitários egípcios

Considerados um avanço para a higiene os sanitários não são novos como se pensa. Muitos acreditam que os povos antigos apenas usavam a natureza para fazer suas necessidades mas o Egito mais uma vez se mostra diferente. Partes de sanitários foram encontrados em túmulos egípcios e mostram como o tempo parecia passar diferente para eles.

5 - Travesseiros feitos pedra

Apesar de não parecerem nem um pouco confortáveis, eles podiam ser realmente úteis. A principal função dos travesseiros é estabelecer uma diferença de altura entre a cabeça e o corpo. Não deixando que ela fique solta. Por isso mesmo que esse objeto cumpria um certo objetivo. Sendo bem útil para o fim em que foi criado.

6 - Língua independente

A língua criada pelos egípcios foi completamente independente. Ela é única e não precisou se embasar em nenhuma outra para se originar. Sua forma é incrível e bem diferente das demais encontradas pelo mundo. Seus desenhos e características minimalistas fazem com que ela seja ainda mais especial. Não tem como não se fascinar pela sua história e pelas conquistas de seu povo.

7 - Deuses do Egito

A maioria já deve saber que a crença dos egípcios ia além da devoção a um único Deus. Eles eram politeístas e o número de deuses aos quais eles acreditavam é realmente incrível. Estimasse que eles tinham cerca de 1.400 deuses e deusas diferentes. Cada um empenhava uma função e tinha suas características próprias. Eles eram adorados pelos egípcios e acreditava-se que tinham uma forte relação com seu desenvolvimento. Eles eram híbridos gigantes e apareciam frequentemente em seus desenhos. Teriam uma metade humana e uma animal.

8 - Calendário Egípcio

Além de tudo eles ainda desenvolveram seu próprio calendário. Eles o desenvolveram levando os mesmos princípios de tempo que temos hoje. Tendo noção de horas, dias, meses e anos. O seu ano era dividido em 12 meses de 30 dias. Cada um de seus meses eram divididos em 3 partes, tendo cada um deles 10 dias. O ano foi separado em 3 temporadas. Uma delas se chamava AKHET e representava a inundação em julho e novembro. Já a chamada PERET simbolizava o inverno que ia de novembro a março. Por último a CHEMOU era sinônimo de prosperidade e era o período de colheita, ele ia de março a julho.

9 - Animais sagrados

Os animais tinham grande importância no Egito. Principalmente se tratando dos gatos. Eles eram extremamente sagrados e recebiam todo um ritual quando morriam. Para representar seu luto pelo falecido gato os membros da família raspavam suas sobrancelhas. Caso um desses animais fosse morto, mesmo que sem querer, o responsável era penalizado e enfrentava punições públicas. Eles até recebiam mumificações e enterros apropriados.

Próxima Matéria
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+