• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 mitos e duras realidades sobre o envelhecimento que todo mundo precisa encarar

POR Rafael Miranda    EM Ciência e Tecnologia      15/01/16 às 15h23

O envelhecimento dos seres humanos abrange aspectos físicos, psicológicos e mudanças sociais. Quando você fica mais velho, por exemplo, seus reflexos podem diminuir com a idade, enquanto que o conhecimento dos acontecimentos pode expandir sua sabedoria de mundo.

Quando nos envelhecemos, diversos fatores de risco vão nos cercando: das cerca de 150 mil pessoas que morrem todos os dias em todo o mundo, cerca de dois terços dessas pessoas morrem de causas relacionadas com a idade.

Até hoje não se sabe porque os seres vivos envelhecem. As causas do envelhecimento são atribuídas a fatores externos e mutações pontuais do DNA que podem fazer com que os sistemas biológicos falhem.

Confira alguns mitos e fatos que cercam o envelhecimento dos seres humanos:

10

Mito: A demência é uma parte inevitável do envelhecimento.

11

Fato: A demência, se ocorrer, é considerada uma condição médica, e não uma parte normal do envelhecimento. Em outras palavras, se você ou seu ente querido torna-se esquecido, isso pode estar relacionado à medicação, nutrição ou problemas médicos e nem sempre é relacionado com a doença de Alzheimer.

Mito: Se você não exercitar quando é jovem, é tarde demais para começar quando se está velho.

12

Fato: Nunca é tarde demais! Em um estudo feito nos EUA, 50 homens e mulheres com uma idade média de 87 anos fizeram exercícios com pesos durante 10 semanas e aumentaram a sua força muscular em 113 por cento. Ainda mais importante, eles também aumentaram sua velocidade de caminhada, um marcador da saúde física em idosos.

Mito: Sexo termina quando você envelhece

13

Fato: Um levantamento feito com 3.005 pessoas com idades entre 57 e 85 anos indica que as pessoas sexualmente ativas nessa idade dependem mais do fator saúde do que com relação a idade. Mulheres e homens que classificaram sua saúde como "muito boa" ou "excelente" eram 79 por cento mais propensas a serem sexualmente ativas que as mulheres que avaliaram sua saúde como "ruim".

Mito: A depressão ocorre mais frequentemente em adultos mais velhos do que em adultos jovens.

14

Fato: Cerca de 10% da população em todas as idades sofre de depressão.

Fato: O risco de uma pessoa desenvolver alta pressão arterial aumenta com a idade. Os adultos mais velhos tendem a sofrer de mais condições crônicas de saúde, que podem aparecer forma aguda, resultando em visitas rotineiras a médicos e hospitais.

Próxima Matéria
Via   Mount Sinai     Healtly Woman  
Rafael Miranda
Criando forças para segurar o forninho de cada dia. Instagram: @rafaelmiranda17
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+