• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 previsões de Nostradamus que realmente aconteceram

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      15/07/16 às 16h10

Nostradamus, era o nome em Latim de Michael de Nostredame. Nascido em 14 de dezembro de 1503, na província de Saint Remy de Provença, no sul da França, veio ao mundo no início do Renascimento Francês, se tornando um renomado vidente. Escreveu coleções proféticas obscuras, que se tornaram mundialmente famosas. James de Nastradamus, seu pai, era um comerciante de grãos, sua família, judaica, fora convertida ao cristianismo, por causa da perseguição durante a ascensão de Luís XII.

Michael era o filho mais velho de James e Reyniere de Saint-Rémy. Sua mãe tinha educação sobre línguas clássicas, astrologia e ocultismo, por conta de seus avós. Durante a adolescência, Michael, estudou em Avignon e, mais tarde, estudou medicina na Universidade de Montpellier, instituição bastante conceituada. Por causa de sua memória incrível, inteligência e espírito brincalhão, Nostradamus era muito admirado pelos colegas de classe. Quando, nesse período, final de 1520, a epidemia "peste negra" havia se alastrado pelo país, fazendo com que a universidade suspendesse as aulas.

Foi então que Michael de Nostradamus foi para o sul da França, utilizar seu conhecidos já adquiridos, para ajudar no tratamento das vítimas. Acredita-se que a Peste Bulbônica, como também é conhecida, teve início no século XIV, na Ásia, se espalhando pela Europa, fazendo com que repetidos surtos dizimassem populações de vários países ao longo do século XVII. A peste negra era transmitida através de pulgas e roedores, extremamente contagiosa, dolorosa, porém rápida. Por vezes causava delírios e manchas negras (daí o nome) por todo o corpo. Como tratamento, Nostradamus trabalhava com a limpeza do corpo e administrava vitamina C.

Alguns anos depois, em 1534, se casou com um moça de Montpellier, com ela teve um casal de filhos. Infelizmente, a praga atingiu a região onde moravam e, muito ocupado em tentar curar a população, não foi capaz de salvar a própria família. Evento que o fez se questionar sobre suas capacidades medicinais; então, começou a viajar, sem destino, por toda a Europa, acredita-se que principalmente pela Itália e (quase) toda a França, num período de seis anos. Durante esse período foi que começou a notar seus poderes proféticos.

Quando a morte de sua família completou dez anos, Michael de Nostradamus se instalou em Salon, casando-se com Anne Ponsarde, uma viúva rica, em 1547. Com ela teve seis filhos, três meninos e três meninas. Como trabalho, fez de um cômo de sua casa um estúdio no qual instalou um astrolábio, espelhos mágicos, um tripé e um recipiente de vidro que desenhara a partir de modelos de oráculos. Passava as noites no estúdio, fazendo experimentos. Por anos, preferiu não expor seu trabalho, descobrindo cada vez mais coisas e se aprofundando nos conhecimentos em ocultismo e astrologia.

No ano de 1550, publicou seu primeiro almanaque, contendo previsões de todos os campos para cada mês do ano. Talvez, seu maior trabalho, nomeado "As Centúrias", começara em 1554, sendo sua primeira versão publicada no ano seguinte. A primeira centúria era uma série de dez partes, nas quais descrevia previsões a longo prazo. Esse trabalho está dividido em um período de dez séculos, sendo que cada século possui cem quartetos de profecia ou quatro linhas de versos.

Suas visões vinham, principalmente, a noite, quando olhava fixamente para o fogo ou para a água, às vezes usava algumas ervas para o auxiliarem. Grande parte dos versos que escreveu permitem as mais variadas interpretações, isso porque são a combinação de vários idiomas, utilizando enigmas, anagramas e epigramas. Exigindo o conhecimento de um especialista com conhecimentos gerais. Algumas partes são obscuras, sendo bem específicas quanto localizações, eventos e configurações astrológicas.

Catherine de Médicis, rainha da França, se consultava fielmente com Nostradamus, que previu a morte de seu marido, Henrique II, tornando sua fama ainda maior. Foi capaz de prever inúmeros eventos ao redor mundo, nas mais diferentes épocas, algumas que já acontecerão outras (ainda) não. Inclusive a própria morte, quando em 1 de julho de 1566, seu assistente o desejou boa noite, Michael respondeu: "Você não vai me encontrar vivo ao amanhecer." No dia seguinte fora encontrado morto.

Algumas profecias de Nostradamus realmente se concretizaram, por isso, a redação da Fatos Desconhecidos selecionou essa listinha com 4 previsões de Nostradamus que realmente aconteceram. Confira:

 9 - O grande incêndio de Londres

01

De acordo com os quartetos de Nostradamus, "o sangue dos justos será derramado por Londres, no ano de 66, queimada por fogo." Entre os dias 2 à 5 de setembro de 1566, houve um incêndio na cidade de Londres, deixando mais de 70 mil pessoas nas ruas. Por sorte, apenas seis mortes foram registradas, dado tamanho alastro do incêndio é uma quantidade bem baixa.

8 - Revolução Francesa

08

Teve seu início em 1789, influenciando toda a história da humanidade. No final do século XVIII, a França era a nação mais populosa, rica e desenvolvida da Europa. O problema é que, com o tempo, a rainha Maria Antonieta (1755-1793), tornou-se bastante impopular por causa de suas atitudes fúteis, ainda assim, o Rei Luís XVI (1754-1793) conseguiu manter a simpatia de seu povo.

No dia 14 de julho de 1789 ocorreu a Queda da Bastilha, iniciando a Revolução Francesa. A Bastilha era usada como prisão, e foi tomada pelos revolucionários, refletindo na prisão do Rei, que foi guilhotinado antes de cumprir seu reinado.

A previsão de Nostradamus foi a seguinte: "A época é muito boa e o Rei muito bom, mas serão aniquilados pronta e subitamente por negligência; Farão mal juízo da leviandade da esposa do Rei, que será morto devido à sua benevolência; Antes da guerra o grande tombará, cairá e será executado, e sua morte será súbita e triste, antes mesmo que ele termine seu reinado."

7 - Nascimento de Napoleão Bonaparte

napoleão

Nostradamus escreveu o seguinte: "No mundo será feito um rei, que terá pequena paz e vida curta; Neste tempo o barco do papado estará perdido, governado em seu maior detrimento; Um imperador nascerá na Córsega e custará caro ao império; Veremos com quantos ele faz aliança; Será julgado menos príncipe do que carniceiro; Prestes a combater falhará, o chefe inimigo obterá vitória; A retaguarda se defenderá, e os que forem mortos no território cheio de neve farão falta."

Napoleão nasceu em 1769, em Ajaccio, localizada na ilha de Córsega, França. Foi coroado rei em 1804. Deu início às invasões aos territórios papais, os quais anexou ao território francês. O fim do poder de Napoleão foi marcado pela derrota na Batalha de Waterloo, na data de 18 de junho de 1815. Quando, com mil homens, travou uma violenta guerra com os ingleses. Além de vários outros fatores, o principal motivo de o exercíto francês ter sido dizimado, foi o inverno altamente rigoroso.

 6 - Nascimento de Adolf Hitler

02

Em uma de suas cartas, Nostradamus pronunciou: "Do mais profundo Ocidente da Europa, de gente pobre nascerá um menino que, com sua fala seduzirá as massas, sua fama e reino crescerá", coincidência ou não, a relação entre esses versos e o nascimento de Adolf Hitler deixam muito o que pensar, levando em consideração que o líder nazista nasceu na Áustria, proveniente de uma família pobre. Sem contar a magistral habilidade oratória do führer, que lhe permitiu convencer milhões de alemães a lutarem ao seu lado.

5 - Gripe Espanhola

837171

Calcula-se que, em 1918, a Gripe Espanhola matou mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil. A Primeira Guerra Mundial foi pensada e teve início a partir da Alemanha, durando quatro anos e três meses, matando quase todos os homens do Ocidente. Nostradamus escreveu da seguinte forma: "A horrível guerra que se prepara no Ocidente; em seguida virá uma epidemia tão terrível, que atingirá os jovens, os velhos, os animais; Sangue, fogo, Mercúrio, Marte, Júpiter na França."

4 - Holocausto

holocaust-gay-men-triangles-lgbt-germany-nazi

Hitler é nomeado "primeiro" chanceler da Alemanha em 1933, pelo presidente Hindenburg e, no ano seguinte, assume poder absoluto por meio de plebiscito. Fazendo com que a Alemanha fosse o Estado de principal consumo, empregador e monopolizador do comércio exterior, concentrando-se na política de rearmamento. Isso, após a derrota na Primeira Guerra Mundial. Por conta de sua propriedade incial, os nazistas conseguem devolver ao povo Alemão sua confiança, convencendo-o aos poucos de que a raça ariana é superior às outras. Nostradamus escreveu assim: "A primeira personagem do terceiro Reich fará pior do que Nero; Ele será também monstruosos e derramará sangue humano; Mandará construir fornos; A prosperidade terá fim, esse novo chefe causará grande escândalo."

 3 - Hiroshima e Nagasaki

03

"Próximo às portas e dentro das cidades, haverão flagelos como nunca vistos antes, fome, pelo ferro serão arremessados, ao grande Deus Imortal todos pedirão socorro." Essas foram as frases do quarteto número VI da segunda centúria de Nostradamus, de acordo com as interpretações, fazem referência às bombas atômicas que os Estados Unidos lançou sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Assim, no segundo verso, o profeta se referia as cidades nipônicas, enquanto no terceiro, se referia às centenas de milhares de pessoas mortas, como consequência dos ataques e vítimas posteriores.

2 - Assassinato de John F. Kennedy

U.S President John F. Kennedy, 1963 (AP Photo)

O ex-presidente estadunidense John F. Kennedy foi assassinado no ano de 1963, com um tiro disparado do alto de um prédio, em Dallas, no Texas. Lee Oswald, um ex-fuzileiro de, então, 24 anos, foi acusado de ter matado o, então, presidente dos Estados Unidos. Porém, foi morto antes de ser julgado, no mesmo ano. Algumas obras, investigações e historiadores alegam que Lee não foi o responsável e o verdadeiro assassino fugiu por entre um "bosque" próximo. As palavras de Nostradamos foram: "Um trabalho antigo será concluído; Do teto cairá o grande mal sobre um homem; Um inocente será acusado de sua morte; O culpado estará escondido nas sombras da floresta."

1 - Torres Gêmeas

11 Sep 2001 --- This series of photographs shows hijacked United Airlines Flight 175 as it approaches (upper L) and impacts the World Trade Center's south tower (L), bursting into flames and raining a hail of debris on lower Manhattan September 11, 2001. A gaping hole in the north tower (R) can be seen following a similar attack earlier in the day. Three hijacked planes crashed into major U.S. landmarks September 11, destroying both of New York's mighty twin towers and plunging the Pentagon in Washington into flames, in an unprecedented assault on key symbols of U.S. military and financial power. REUTERS/Sean Adair --- Image by © Sean Adair/Reuters/CORBIS

Todos nós sabemos a história das Torres Gêmeas, no trágico atentado ocorrido em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos. Muitos afirmam que Nostradamus teria profetizado o ataque na LXXXVII da primeira centúria, quando escreveu: "No fogo do centro da terra a cidade nova tremerá, duas grandes rochas farão guerra por um longo tempo então, Arethusa avermelhará o rio novamente." O interessante e um pouco arrepiante, é que na primeira linha ele fala sobre o "centro da Terra". Se traduzirmos as palavras básicas para o inglês, teremos centro = center e Terra = world, o nome das torres gêmeas era World Trade Center. Se pensarmos sobre esse ponto de vista, não é difícil acreditar que Nostradamus previu o nome do local onde aconteceria o atentado.

O que vocês acham sobre essas profecias? Acreditam que realmente podem ter sido profecias? É possível que tenham sido apenas interpretações equivocadas? De qualquer maneira, acreditando ou não, existem muitas coisas no mundo que não possuem explicações plausíveis. Essas são apenas algumas profecias de Nostradamus, vocês conhecem outras que acreditam serem válidas para completar a lista? Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar coma gente!

Próxima Matéria
Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+