• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 teorias científicas sobre a existência de aliens

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      09/08/16 às 19h13

Desde o princípio da humanidade, os primeiros seres eram fascinados pelos astros e pelo céu. Com o avanço da tecnologia e do pensamento científico, o encanto pelo espaço e pelos ambientes ao redor do universo apenas cresceram. Naturalmente, o fascínio pela possibilidade de vida fora da Terra, também cresceu.

Diversos grupos entusiastas, ufólogos e mesmo seitas defendem a existência de vida extraterrestre com afinco e entusiasmo. Vídeos e informações de relatos de visões ou contatos com seres de outros planetas estão espalhados pela internet, jornais e documentários ao redor do mundo. Por causa da falta de provas concretas para os relatos, no entanto, muitos descartam toda a informação e descreditam a possibilidade.

Como será que pensam e pensavam alguns dos maiores nomes da ciência quando o assunto é vida fora da Terra? Confira as ideias de cientistas e pensadores influentes da nossa era sobre o tema.

1 - Julian Assange

1

Famoso por ser o editor do site WikiLeaks, Julian Assange já foi hacker e programador. Se alguém poderia nos contar algo sobre documentos secretos que escondem informações sobre a vida fora da terra, esse com certeza é o cara. Apesar disso, sempre que foi questionado sobre o tema, disse que não há conteúdo sobre aliens no site, com exceção de um culto canadense. Assange não gosta de teorias da conspiração e acredita que elas são responsáveis por diversos conflitos e o mundo não precisa de mais uma.

2 - Richard Feynman

2

Richard Feynman foi um físico ganhador do Prêmio Nobel que ajudou a desenvolver a bomba atômica utilizada na Segunda Guerra Mundial. Ele nunca descartou a possibilidade de vida extraterrestre, pois não acreditava que havia provas suficientes para refutar a teoria. Apesar disso, durante um discurso na Universidade de Cornell, em 1965, comentou sobre objetos voadores não identificados (OVNIs). Na ocasião, defendeu que a visão de naves espaciais deveriam estar mais ligadas à falta de inteligência dos habitantes da Terra do que à inteligência dos seres fora dela.

3 - Edward Snowden

Former U.S. spy agency contractor Edward Snowden is interviewed by The Guardian in his hotel room in Hong Kong...Former U.S. spy agency contractor Edward Snowden is seen in this still image taken from video during an interview by The Guardian in his hotel room in Hong Kong June 6, 2013. Snowden was on July 24, 2013 granted documents that will allow him to leave a Moscow airport where he is holed up, an airport source said on Wednesday. The official, who spoke on condition of anonymity, said Snowden, who is wanted by the United States for leaking details of U.S. government intelligence programmes, was expected to meet his lawyer at Sheremetyevo airport later on Wednesday after lodging a request for temporary asylum in Russia. The immigration authorities declined immediate comment. Picture taken June 6, 2013. MANDATORY CREDIT. REUTERS/Glenn Greenwald/Laura Poitras/Courtesy of The Guardian/Handout via Reuters  (CHINA - Tags: POLITICS MEDIA)  ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. NO SALES. NO ARCHIVES. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. NO THIRD PARTY SALES. NOT FOR USE BY REUTERS THIRD PARTY DISTRIBUTORS. MANDATORY CREDIT

Enquanto trabalhava para a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), Edward Snowden revelou que a agência espionava os cidadãos do país e grandes empresas como Google, Microsoft, Facebook e Apple. Assim como Assange, Snowden não encontrou nenhum documento ou informação que revelasse que nós fizemos contato com extraterrestres, mas isso não quer dizer que ele não acredite nos seres. Ele defende que, assim como a humanidade, os alienígenas poderim ser capazes de codificar suas mensagens e, caso tenham alcançado níveis superiores de tecnologia, conseguiriam transmitir informações inacessíveis para nossos equipamentos.

4 - Ellen Stofan

4

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Elle Stofan, mas a cientista trabalha com a NASA é muito otimista em relação à vida fora da Terra. Stofan acredita que até 2025, as agências espaciais serão capazes de encontrar sinais de vida em outros planetas e, a partir daí, levaremos poucos décadas a conseguir provar a existência definitiva. Com novas tecnologias e compreensão do funcionamento do universo, Stofan defende que saberemos onde procurar e encontrar vida alienígena é apenas questão de tempo.

5 - Albert Einstein

5

Em 1920, em entrevista ao Daily Mail, Albert Einstein foi perguntado sobre a vida fora da Terra. O cientista respondeu que a Terra não era singular o suficiente para ser o único planeta capaz de gerar vida em todo o universo. No entanto, apesar de defender a possibilidade da existência de aliens o cientista acreditava que a forma utilizada para buscá-los estava errada. Einstein acreditava que, ao invés de utilizar ondas de rádio, como fazemos, deveríamos utilizar raios de luz.

6 - Nikola Tesla

6

Um dos maiores nomes da ciência, Nikola Tesla também acreditava na vida extraterrestre. Ainda em 1901, ele prometeu que conseguiria estabelecer comunicação com seres inteligentes de Marte. Claramente, ele não foi capaz de realizar o seu feito, mas não mediu esforços para isso. Apesar disso, ele sabia que ondas de rádio poderiam ajudar na realização da comunicação com aliens.

7 - Neil deGrasse Tyson

7

Neil deGrasse Tyson é um dos mais populares cientistas contemporâneos. Apresentador do remake da série Cosmos, ele acredita que nos próximos 50 anos a tecnologia da Terra será capaz de descobrir vida alienígena no espaço. Com as descobertas, serão possíveis incríveis avanços nos estudos de todos os campos da ciência, principalmente na biologia. Tyson também sugere que a vida fora da Terra já pode existir numa forma tão avançada que não se importa em se comunicar ou manter algum contato com o nosso planeta. Para explicar essa diferença, ele cita os chimpanzés. Os primatas são apenas tem apenas 1,2% de diferença no material genético e são capazes de feitos bem menores que os dos seres humanos.

8 - Carl Sagan

8

Carl Sagan acreditava que havia uma grande chance de existir outras formas de vida no universo. Ao falar sobre, explicava que existem bilhões de lugares ao redor do espaço e as moléculas capazes de gerar a vida estão em todos eles. Para ele, no entanto, mesmo que isso representasse uma grande possibilidade de vida extraterrestre, não havia como acreditar em algo sem uma evidência para isso.

9 - Stephen Hawking

9

Para Stephen Hawking, a existência de vida alienígena pode não ser muito positivo. O físico acredita que existe uma boa chance de que os extraterrestres sejam hostis e seu relacionamento com os humanos seria semelhante ao que temos com as formigas, de desprezo e extermínio. Assim como temos uma tendência a matar outras espécies e civilizações de menos desenvolvimento, os aliens fariam a mesma coisa conosco.

Mesmo que estejam envolvido em tantas pesquisas científicas e não tenham evidências da vida fora da terra, os maiores cientistas que já conhecemos ainda defendem a possibilidade da existência de extraterrestres. Isso deve nos dizer alguma coisa, não é mesmo?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+