icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


9 usos que você não imaginava que o giz poderia ter

POR Karen Batista    EM Curiosidades      16/05/16 às 17h54
capa do post 9 usos que você não imaginava que o giz poderia ter

O giz é conhecido por todos nós, por ser o material de trabalho do professor. E olha que mesmo nesse requisito ele está sendo ultrapassado, visto os novos quadros de plataforma branca que exige canetões carregados ao invés do clássico giz para quadro negro.

Mas o que pouco de nós sabíamos, é que a muito estamos subestimando esse multifacetado material. O giz pode ser usado para diversas outras funções, e tudo o que precisamos além de um pouquinho de giz é criatividade ou no caso de vocês, apenas alguns minutos, porque nós aqui da Fatos já te contamos tudinho que você pode fazer com esse material.

Seguindo essa mesma linha de matéria, e para enriquecer ainda mais o nosso conhecimento sobre novos usos nada convencionais, clique aqui e descubra também 7 coisas quer você podia fazer com o papel higiênico e não sabia.  Agora vamos para a matéria!

1- Colorir o cabelo temporariamente

Se você já tem as "medeichas" em uma tonalidade mais clara, esse utensílio que é subestimado pode ser uma divertida alternativa para quem quer colorir os cabelos, mas não quer se submeter ao danoso processo de coloração.

O mais bacana dessa alternativa é que ela é temporária, então você pode diversificar o quanto quiser no quesito cor e frequência que usa o seu cabelo colorido. Confira o tutorial de como fazer abaixo, lembrando que parar ver as legendas em português, basta clicar em configuração/legendas/traduzir automaticamente e escolher o nosso idioma.

2- Inseticida

O giz pode ser usado também como inseticida, visto que muitos insetos como formigas e baratas, odeiam o pó de talco, que é um ingrediente fundamental para a composição do nosso salvador de hoje.

Então para proteger a sua casa de insetos indesejados, basta desenhar linhas nas paredes e cantos onde costuma ser mais frequente a presença desses insetos.

O mais interessante, é que tirando quem realmente tem alergia a giz, o produto não é tóxico, então pode ser usado mesmo com animais de estimação ou crianças em casa, diferentemente dos inseticidas químicos que existem no mercado.

3- Layout de decoração sem bagunça ou trabalho dobrado

Você acabou de se mudar, e ainda não sabe exatamente onde os seus móveis poderão ficar. Que tal trocar as inúmeras tentativas de montagem de ambiente, que exigem muito suor e tempo, apenas por algumas marquinhas de giz nas paredes?

Medindo o tamanho de seus moveis, é possível recriar uma perspectiva de tamanho e composição, evitando o coloca e tira que geralmente enfrentamos durante mudanças. Além disso, com um paninho úmido o giz é facilmente removido das paredes.

4- Controlar a umidade e dar frescor as suas gavetas

Assim como aqueles famosos saquinhos de sílica, o giz pode ser embalado em saquinhos vazados, e desempenhar a função de evitar a umidade em suas roupas e manter o frescor na gaveta, o que consequentemente evita também a proliferação de fungos e bolores.

5- Tirar manchas de graxa das suas roupas

Não desista de suas roupas por conta de uma manchinha com graxa. Para solucionar esse problema, você deve esfregar os pontos sujos com giz, de preferência da cor branca, e deixar a roupa descansar por alguns minutos, depois de tal processo lave sua peça normalmente, e voilá!

6- Preservar as suas ferramentas

O princípio aqui é o mesmo que já citamos anteriormente, visto que o giz absorve a umidade, ele consegue deixar o local livre de sequelas que a umidade pode trazer. Por isso uma boa dica é colocar o giz dentro também de sua caixa de ferramentas, evitando dessa forma o maior pesadelo de todo mundo que possui ferramentas como estas: a ferrugem.

7- Evitar que suas joias escureçam e se danifiquem

O giz na caixinha de joias garante a boa manutenção desses objetos tão valiosos, ele evita o surgimento d emanchas, escurecimento e até mesmo a proliferação de microrganismos indesejados.

8- Polir suas unhas

Para dar as suas unhas uma nova reformulação, com aspecto saudável e brilhoso, basta esfregar suavemente sobre suas unhas uma escova de dentes com um pouco de giz branco, a escova remove manchas e sujeira, enquanto o giz cria o acabamento brilhoso que toda mulher sempre quis em suas unhas.

9- Consertar arranhões e leves rachaduras em sua parede

Pequenos arranhões e rachaduras podem ser facilmente disfarçados com uma sobreposição de giz, que acaba preenchendo essas falhas. Outra vantagem é que por existir giz de diferentes cores, você já pode combinar a cor do giz com a cor da sua pintura de parede.

E então queridos leitores, já sabiam que um mero giz poderia ter tantas utilidades? Qual delas mais te surpreendeu? Conta pra gente aqui em baixo nos comentários, vai!


Próxima Matéria
avatar Karen Batista
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest