icone menu logo logo-fatosnerd.png


9 vilões sem poderes especiais mais fortes que o Batman já enfrentou

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      17/03/20 às 17h44
capa do post 9 vilões sem poderes especiais mais fortes que o Batman já enfrentou

Ao longo de seus oitenta anos, já vimos o Batman enfrentar incontáveis adversários. O Homem-Morcego já lutou com todo tipo de pessoa, alienígena e entidade, fossem elas do bem ou do mal. No entanto, quando pensamos em seus maiores rivais sempre retornamos para sua fonte de origem, Gotham. A sombria metrópole é o cenário principal de toda mitologia do Cavaleiro das Trevas e lá jazem seus mais icônicos inimigos. Sendo assim, resolvemos listar alguns dos vilões mais fortes - mesmo sem super-poderes - que o Batman já enfrentou. Confira nossa seleção a seguir.

9 - Hugo Strange

Embora não seja tão conhecido quanto os demais nomes dessa lista, Hugo Strange é um notável adversário do Homem-Morcego. Ao longo dos anos vimos Strange passar de um cientista que utilizava suas habilidades para assaltar bancos à um vilão psicologicamente complexo que trabalhou como psiquiatra no Asilo Arkham. Dentre as maiores motivações de Strange, podemos citar a obsessão em descobrir a identidade secreta do Batman. Aliás, ele foi um dos poucos vilões a realizar esse feito. Assim, com o passar do tempo, Strange se tornou um grande inimigo do Cavaleiro das Trevas, testando suas habilidades e buscando levar o herói ao seu limite. Caso tenha se interessado pelo personagem, vale conferir a série Gotham, da Fox. Na produção vemos Strange assumir um papel importantíssimo na mitologia do Cruzado Encapuzado.

8 - Espantalho

Acima falamos sobre levar o Batman ao seu limite. Então, essa parece ser a deixa perfeita para discorrer sobre o Espantalho. Enquanto Strange faz jogos psicológicos com o herói, o alter ego de Jonathan Crane é a personificação do medo. Em suma, Crane é um brilhante psicologo que acredita que o medo é a noção mais poderosa da mente humana. Sendo assim, ele decide utilizar uma toxina para induzir os piores medos e fobias de suas vítimas. Embora, essa iniciativa tenha começado em nome da ciência, acabou de tornando algo meramente sádico. Não demorou para que Crane ficasse obcecado em explorar os piores medos do Batman e levar Gotham à loucura. Inclusive, sua exploração do medo é tão significativa que o vilão chegou a ser selecionado para a Tropa Sinestro, mesmo que temporariamente.

7 - Silêncio

Silêncio é o alter ego de Thomas Elliot, também conhecido como o melhor amigo de infância de Bruce Wayne. Surpreendentemente, o tempo não foi nada bom para a relação dos dois. Ao passo que foi crescendo, Thomas começou a nutrir um ódio antinatural por Bruce. Só para ilustrar, tudo começou quando Tommy orquestrou um acidente de carro envolvendo a própria mãe para obter a herança da família. Contudo, Thomas Wayne, pai de Bruce, salvou a mulher e frustrou os planos de Elliot. Posteriormente, após se tornar um médico, Tommy descobriu a identidade do Batman e se uniu ao Charada para derrubar Bruce. Assim ele assumiu o codinome Silêncio e passou a conspirar contra Batman e até mesmo alguns de seus vilões.

6 - Talia Al Ghul

Anteriormente falamos sobre Talia Al Ghul na nossa lista de melhores personagens femininas do Batman. Todavia, dessa vez resolvemos focar na ameaça que ela oferece ao Homem-Morcego. Além de ser uma das rivais humanas mais poderosas do herói, Talia se torna ainda mais perigosa por ter uma relação extremamente próxima com o mesmo. Para aqueles que não sabem, a vilã é mãe de Damian Wayne, filho de Bruce e herdeira da própria cabeça do demônio, vulgo Ra's Al Ghul. Contudo, a história de Talia não se resume à essas relações. Só para ilustrar, a vilã já foi líder de poderosos grupos como Leviathan e a Liga dos Assassinos.

5 - Charada

Edward Nygma, mais conhecido como Charada, é um vilão que não possui habilidades sobre-humanas. Contudo, sua arrogância é tamanha que, para se provar a melhor mente do mundo, Nygma vive colocando Batman para resolver seus quebra-cabeças e enigmas. Entretanto, não devemos subestimar esse personagem. Embora possa não ser tão genial quanto pensa, Edward consegue extrapolar os limites de crueldade, o que o torna extremamente perigoso. Ademais, alguns de seus planos acabam se mostrando realmente bem sucedidos. Por exemplo, ele ajudou nos eventos de Batman: Hush, participou de The Long Halloween e, recentemente, foi revelado que ele travou uma guerra com o Coringa que quase fez com que o Morcego cruzasse uma linha da qual ele não poderia voltar.

4 - Arlequina

Embora nos últimos anos Arlequina tenha lutado mais ao lado do Batman do que contra ele, não podemos ignorá-la nessa lista. Durante seus tempo como comparsa do Coringa, o alter ego da doutora Harleen Quinzel, deu uma bela dor de cabeça ao Cavaleiro das Trevas. Após seu término com o Coringa, descobrimos que muitos dos planos assinados pelo Príncipe Palhaço do Crime, na verdade haviam sido ideia de Arlequina. Hoje a personagem é vista como uma anti-heroína e, em sua recente série animada, vimos que por vezes ela é mais efetiva contra os vilões de Gotham que o próprio Batman e o Departamento de Polícia da cidade.

3 - Duas-Caras

Geralmente, quando somos apresentados à um personagem, já sabemos de início se ele é um herói ou um vilão. Obviamente existe a possibilidade dele se converter no decorrer da narrativa, mas sempre há aquela primeira impressão. Sendo assim, quando nos deparamos com Harvey Dent, o promissor promotor de Gotham City, acreditamos que, assim como Jim Gordon, ele se aliaria ao Batman na luta contra a injustiça. Bom, foi exatamente isso que aconteceu por certo tempo. Contudo, um ataque foi responsável por deformá-lo e traumatizá-lo a ponto de desenvolver uma segunda personalidade, o Duas-Caras. Esse vilão é um dos mais complexos da mitologia do Cavaleiro das Trevas, exatamente por já ter sido seu aliado. Então, assim como o Batman, tendemos a buscar o lado bom no Duas-Caras, mas muitas vezes acabamos nos decepcionando.

2 - Pinguim

Apesar da aparência caricata, Oswald Cobblepott, também conhecido como Pinguim, é o gangster mais poderoso e perigoso de Gotham. O criminoso é conhecido por controlar todos os movimentos do submundo. Ademais, ao contrário dos vilões de origem humilde, Oswald vem de uma ilustre família e usa sua herança para tomar as ruas de Gotham. Assim, armado com seu guarda-chuva e recursos infinitos, o mafioso é considerado implacável. Sempre buscando virar o jogo a seu favor, Cobblepott faz o necessário para alcançar seus objetivos.

1 - Coringa

Basicamente todo vilão dessa lista nutre um pouco de obsessão pelo Batman. No entanto, nenhum deles chega aos pés do Coringa. Só para ilustrar, muitos acreditam que o Príncipe Palhaço do Crime nutre uma espécie de amor distorcido pelo Morcego. Todavia, independente das motivações do vilão, uma coisa é inegável, sua força. Visto que ele carrega o título de nêmesis do Cavaleiro das Trevas, podemos imaginar o nível de seu potencial e o tanto de problemas que ele já causou ao herói. O misterioso vilão não possui um passado concreto e nem mesmo uma persona só - de acordo com o Trono Mobius, existem três Coringas - sendo assim, tudo relacionado a ele é puro caos. No fim, mesmo sem nenhuma habilidade sobre-humana ou supernatural, ele continuará sendo o maior desafio do Batman.


Próxima Matéria
Via   CBR  
Imagens DC Comics
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest