• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A bizarra e controversa origem da Barbie

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      15/10/19 às 10h40

Mais conhecida como Barbie, a boneca que ganhou o mundo tem um nome completo. O nome dela é Barbara Millicent Roberts que foi criada pela empresa Mattel no ano de 1959. Originalmente ela foi feita para meninas mais velhas, que tinham uma idade maior do que as que costumavam comprar bonecas. Ela foi um sucesso assim que lançada e logo conquistou o mundo inteiro. Desde então, ela ganhou várias edições e sofreu algumas mudanças físicas para melhorar e alcançar ainda mais público.

Atualmente é difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha ouvido falar de Barbie. Mas não são todos que conhecem a história. A boneca é um símbolo da mulher americana, mas a origem não é tão inocente, ou americana, assim.

Em 1956, Ruth Handler e sua filha Barbara foram passar férias na Suíça. A menina gostou bastante de uma boneca alemã, chamada Bild Lili. A mãe então levou consigo três bonecas para casa e apresentou a ideia para seu marido e parceiro de negócios que era um dos fundadores da Mattel.

Em 1959, a versão da Lili da Mattel que se chamava Barbie foi lançada. Mas a antecessora da Barbie tinha uma história bem mais adulta. O cartunista Reinhard Beuthien desenhou Lili, em 1952, apenas para preencher um espaço vazio no tabloide Bild-Zeitung.

Origem

Em seu desenho, Lili era sensual, desinibida e independente. Ela trabalhava como secretária e namorava homens mais velhos, às vezes, apenas pelo dinheiro. Em uma das tirinhas, Lili aparece nua se cobrindo apenas com um jornal. Ela conta para um amigo: "Tivemos uma briga e ele levou de volta todos os presentes que ele me deu".

Já em outra tirinha, ela está de biquíni quando um policial diz para ela que a roupa de duas peças tinha sido banida. Ela então pergunta qual das partes ela deveria tirar. Logo ela se tornou uma sensação.

De acordo com a Time, Lili ficou tão popular que as lojas de tabaco, bares e lojas de "brinquedos" para adultos vendiam versões de plástico da boneca chamada Bild Lili. A boneca era loira platinada com olhos azuis e seios grandes. Ela usava batom vermelho e delineador azul. Além disso, seus pés eram um salto agulha preto.

O design da boneca tinha sido feito para imitar o que os homens desejavam nas mulheres. Mas as meninas também queriam a boneca. E para lucrar com esse interesse, os fabricantes da boneca começaram a vender móveis e casas separadamente da boneca.

E foi quando Ruth Handler viu a boneca, e nela, enxergou uma oportunidade. Logo depois de apresentá-la para a Mattel, ela fez algumas pequenas mudanças. Foram elas: dar pé à boneca e tirar seus brincos.

Barbie

Em 1959, a criação de Handler fez sua primeira aparição na American International Toy Fair. A primeira Barbie tinha quase tudo igual a sua semelhante alemã. Tanto os olhos da Barbie quanto os de Bild Lili olhavam para o lado. E só foram modificados em 1971.

Em 1961, a Greiner & Hauser, fabricante da Bild Lilli processou a empresa americana por terem violado a patente da articulação da anca de Bild Lili. A ação foi até o tribunal para ser resolvida. E, em 1964, a Mattel comprou os direitos autorais e patentes de Bild Lili.

Com isso, a origem da Barbie foi bastante enterrada. E quando ela chegou ao patamar de boneca preferida dos EUA, mais controvérsias foram feitas. A boneca foi acusada de perpetuar problemas de imagem corporal, já que tinha padrões inalcançáveis.

Mesmo assim, sua criadora defendeu sua criatura até o fim. Em 1977, em uma entrevista ao New York Times, Ruth Handler disse: "Toda garotinha precisava de uma boneca para se projetar em seu sonho de seu futuro. Se ela iria interpretar como seria quando tivesse 16 ou 17 anos, era um pouco estúpido brincar com uma boneca que tinha o peito achatado. Então eu dei belos seios".

A boneca pode ter causado polêmica, mas ela também tem várias versões com inúmeros empregos. Carreiras grandes que antes eram reservadas apenas para os homens. E segundo o Economist, as bonecas inspiraram "as meninas a tornam-se o que quiserem".

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+