• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A ciência comprova que realmente existe espaço para a sobremesa

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      13/01/20 às 17h57

Existem diversas coisas, que realmente trazem o prazer a uma pessoa. Embora seja algo totalmente individual a ideia de prazer, existem algumas atitudes que fazem isso com todos, como algo totalmente global. Com toda a certeza, você, caro leitor, gosta de dormir. Passar um tempo longe da realidade em que vivemos, descansando o corpo e sem qualquer tipo de preocupação, é o que todos queriam nesse momento. Viajar com a família, amigos, ou até mesmo sozinho, é um outro exemplo. Ficar ao lado de quem amamos, sentir a brisa do mar e correr descalço na areia da praia também. Comer também entra na lista e, mais do que isso, comer uma bela sobremesa.

Viajar o mundo, ou pelo menos sair de casa pela manhã, sem comer é uma péssima ideia. Expandir o nosso paladar é algo extremamente agradável. É quase impossível visitar um outro país ou cidade sem conhecer a sua gastronomia. No entanto, muitas pessoas encontram problema, na hora de comer a sobremesa, após um farto prato principal. Contudo, a ciência descobriu recentemente que existe, sim, um lugar reservado para a sobremesa. Pensando um pouco sobre isso, resolvemos trazer mais detalhes sobre esse estudo. Confira conosco desde já e compartilhe com seus amigos.

Estudo que comprova o espaço para a sobremesa

Depois de uma bela e deliciosa refeição, é normal que nos sintamos extremamente cheios. Por um momento, chegamos a acreditar que passaremos o resto do dia sem comer nada. Quando uma pessoa aparece com a famosa sobremesa, nos animamos rapidamente e sentimos vontade de comer o mais rápido possível. A sabedoria popular arrisca a dizer que há um espaço extra que inclusive chamam de "outro estômago". Dizem que esse é reservado apenas aos doces. No entanto, a ciência, é claro, possui uma explicação melhor e mais completa sobre isso.

Não existe bem um outro órgão, no entanto, há a maneira como funciona o sistema de saciedade do nosso corpo. De acordo com a pesquisadora, Barbara Rolls, da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, quando nos alimentamos com grande quantidade de uma mesma comida, o nosso estômago "enjoa" do gosto. Além disso, acaba saturado da textura, assim emitindo um alerta para o cérebro. Esse alerta informa que está saciado. Isso acaba encorajando a pessoa a testar outras possibilidades.

"Então, por enquanto você pode perder o apetite para aquela comida, outra pode ser atrativa. É por isso que sempre temos espaço para a sobremesa", disse Rolls. Uma pesquisa científica foi capaz de descobrir que as pessoas consomem até 60% a mais calorias em refeições de quatro etapas. Isso comparado as de um prato só. Isso nos ajuda a entender porque se come tanto em churrascos ou self-services. A oferta de alimentos diferentes acaba dificultado a sensação de saciedade, sendo assim, comemos mais.

E aí, o que você achou dessa matéria? Sabia dessas coisas? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento. Aproveite para fazer um tour pelas curiosidades do nosso site.

Próxima Matéria
Via   Olhar Digital  
Imagens Vix Fortissima
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+