icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


A ciência vai explorar o misterioso buraco azul

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      06/08/20 às 18h33
capa do post A ciência vai explorar o misterioso buraco azul

No fundo do oceano, se escondem algumas das mais exóticas e misteriosas criaturas do mundo. Dessa forma, podemos encontrar tubarões que mais parecem dinossauros e até lulas e peixes-vampiro. Mas, para além das criaturas, o fundo do mar também reserva coisas incríveis. Por exemplo, recentemente, um grupo de cientistas afirmou que irão explorar o misterioso buraco azul.

Para se ter uma ideia, mais de 80% de todo o oceano constitui território ainda inexplorado. Contudo, conforme pequenos passos são dados, ficamos mais perto de entender a imensidão do fundo do mar. O buraco azul, que fica a 130 metros da superfície, será explorado por um grupo de cientistas e, em breve, poderemos entender melhor do que se trata o buraco.

O que buraco azul pode oferecer algum tipo de risco?

Já faz cerca de três anos que os cientistas estão pesquisando a caverna subaquática conhecida como "Banana Verde", localizada na costa da Flórida. Dessa forma, ao estudarem a região, eles podem entender melhor se o buraco pode oferecer algum tipo de perigo ou conseguir mais informações sobre sua origem. Nesse tipo de situação extraordinária, é fascinante descobrir como a vida é formada.

De acordo com os pesquisadores da 'Florida Atlantic University, do Mote Marine Laboratory', do 'Georgia Institute of Technology' e da 'US Geolofical Society', a cavidade se abre a 47 metros abaixo da superfície e se estende por uma profundidade de 130 metros. Dito isso, um dos principais objetivos do estudo, que deve se iniciar ainda este mês, é examinar quais tipos de micróbio vivem no buraco. Esse tipo de avaliação servirá para avaliar se a caverna se conecta de alguma maneira com as águas subterrâneas da Flórida.

Até maio do próximo ano, os cientistas já esperam encontrar respostas para as riquezas biológicas que estão escondidas na região. Somente no ano passado, expedições aos buracos da Flórida revelaram vida microscópica, carbono e outros nutrientes. Além disso, também foram encontrados peixes-serra, que espécie em extinção, mas que sobrevive as condições do fundo do mar. "Esse link contribui para o conhecimento do ciclo do carbono entre as águas superficiais e subterrâneas", afirmam os pesquisadores.

Uma pista para algo muito maior

De acordo com os pesquisadores, ainda não temos certeza do que poderá ser encontrado na "Banana Verde". Mas, de toda forma, pode ser que o buraco azul misterioso seja um sinal de algo maior. "Os buracos azuis são diversas comunidades biológicas cheias de vida marinha, incluindo corais, esponjas, moluscos, tartarugas marinhas, tubarões e muito mais. A química da água do mar nesses buracos é única e parece interagir com as camadas de águas subterrâneas e possivelmente aquíferas", afirma a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, em tradução livre), uma das principais financiadores da pesquisa.

Em um outro caso, por exemplo, é possível que um novo oceano esteja sendo criado na África. No deserto da Etiópia, uma rachadura de 56 quilômetros de comprimento foi descoberta. Nesse caso, esse pode ser o sinal de algo muito maior que está por vir. Aqui, três placas tectônicas estão se separando lentamente. Com isso, a longo prazo, a África se dividirá em duas. Ou seja, daqui a milhões de anos, uma nova bacia oceânica será criada.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest