• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A gravidez de uma mulher com Covid-19 coloca em risco o bebê que está sendo gerado?

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      25/06/20 às 13h08

Como todos nós sabemos, o mundo está enfrentando uma nova pandemia. Dessa vez, a doença que assombra as pessoas é a Covid-19, causada pelo Sars-CoV-2, o novo coronavírus. O vírus foi identificado, a princípio, em Wuhan, na China. Percebendo a facilidade de contaminação e danos causados, o governo Chinês colocou a cidade em quarentena. A intenção era acabar com o vírus antes de se espalhar, mas foi em vão, visto que em poucos dias já era possível identificá-lo em outras cidades e províncias chinesas. Logo, já haviam casos de Covid-19 em mais países da Ásia, não parando por aí.

O vírus se espalhou por todo o mundo, fazendo com o que a Organização Mundial da Saúde declarasse uma pandemia. Isso só acontece quando encontram casos de uma doença assim em todos os continentes. Na Europa, o coronavírus fez milhares de vítimas fatais, principalmente na Itália, que foi o epicentro por um bom tempo. Após isso, a doença começou a devastar os Estados Unidos e atualmente está numa crescente assustadora no Brasil. Todo o cuidado é pouco. Médicos sugerem o isolamento social e várias medidas preventivas, como o uso de máscaras e a higienização correta das mãos.

Recentemente, diversas pessoas começaram a se perguntar se o Covid-19 em mulheres grávidas causaria dano aos bebês. E foi pensando nisso, que decidimos pesquisar a respeito e trazer para você, caro leitor. Confira conosco algumas informações sobre isso e compartilhe com seus amigos. Sem mais delongas, vamos lá.

Covid-19 em mulher grávida causa algum dano ao bebê?

Pesquisadores da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, chegaram a conclusão de que a transmissão da Covid-19 de mãe para bebê durante a gravidez não é comum. Durante o parto, seja ele vaginal ou cirúrgico, não aumenta a taxa de infecção entre mãe e bebê. Os cientistas descreveram o achado em um artigo. Os autores analisaram 49 estudos já publicados sobre saúde neonatal nos tempos do novo coronavírus. Os dados revisados incluem informações sobre 666 bebês recém-nascidos e 655 mulheres.

"Queríamos analisar o resultado de bebês cujas mães contraíram o vírus e ver se a via de nascimento, o método de alimentação do bebê e a interação da mãe/bebê aumentavam o risco de as crianças contraírem o vírus". Essa foi uma explicação dada por Kate Walker, uma das pesquisadoras envolvidas. Das mulheres que deram à luz por parto normal, apenas oito dos 292 bebês analisados testaram positivo. Dentre os 364 recém-nascidos por cesariana, 20 apresentaram resultado positivo para a Covid-19. A maioria das crianças era assintomática.

Segundo os resultados, após analisarem o contato dos bebês com as mães, a probabilidade de infecção em recém-nascidos é baixa.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comente então pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Vale lembrar que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Via   Revista Galileu  
Diogo Quiareli
Geminiano, 26 anos, goiano. Amante de música pop, fã de Katy e Luan.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+