• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A história do escravo que se tornou o 1° samurai negro do Japão

POR Erik Ely    EM Curiosidades      21/11/19 às 14h08

Por muitos e muitos anos, o título de samurai foi invejado e cobiçado por muitos japoneses do período feudal. E por mais que esse seja um título que passado de geração em geração, há algumas histórias que fogem a esse padrão.

Muitos tentaram, mas apenas alguns estrangeiros foram dignos de receber esse título. Entre eles, está o inglês William Adams e o francês Jules Brunet, que até ficaram notórios por isso. No entanto, uma história pouco contada, é a de um escravo negro de Moçambique, que segurou uma espada antes de todos esses guerreiros. Seu nome era Yasuke, o primeiro e único samurai africano no Japão.

Há quase 500 anos atrás, um homem descrito como alto e de pele preta, foi o primeiro homem negro a pisar em solo japonês. Sua figura pode ser visualizada por meio da ilustração de Yasuke, no livro infantil de Kurusu Yoshio, Kuro-suke. No ano de 1579, tudo começou quando esse homem foi visto junto a uma comitiva de portugueses. Sua presença foi notada logo de cara e chamou a atenção dos japoneses locais.

Admiração do "senhor da guerra"

Nesse período, o Japão ainda realizava seus primeiros contatos com o mundo ocidental. E por conta das expedições marítimas, mercadores e missionários mantinham um bom relacionamento com os senhores feudais, os daimyo. Estes também eram senhores da guerra no período Sengoku.

E ao avistar Yasuke, o grande herói Oda Nobunaga pediu uma audiência com os portugueses. Nobunaga é conhecido como o primeiro dos três unificadores do Japão. Sua relação com os europeus era muito positiva, mas aquele homem africano chamou a atenção dele. "Sua altura era de 6 shaku 2 sol (cerca de 1,82 metros). Ele era negro e sua pele era como carvão", é o que se lê no diário de Matsudaira Ietada, um colega samurai. E para se ter uma ideia da diferença, a altura média de um japonês, no século 16, era de 1,52 metros. A presença de Yasuke repercutiu tanto que as pessoas subiam umas nas outras para ver o samurai.

A jornada de um samurai

Yasuke já possuía uma noção do idioma e, na medida do possível, conseguiu ter um diálogo com Oda Nobunag. Por causa disso, ele pode receber  sua admiração. E após o encontro, algo inesperado aconteceu, Yasuke foi convidado a se juntar a guarda pessoal do Daimiô.

Em pouquíssimo tempo no país, no ano de 1551, Yasuke foi nomeado samurai. Depois disso, o guerreiro foi alocado para o castelo de Azuchi. E as honrarias não pararam por aí, em um jantar, Yasuke foi escolhido para ser o portador da espada de Oda Nobunaga.

Era sabido que outros samurais iniciavam seu treinamento ainda criança. E mesmo assim, não há registros de outros samurais que tenham conseguido ser tão próximos do grande senhor de guerra. Em um ano, Yasuke já cavalgava ao lado de Nobunaga nas batalhas, e falava japonês fluentemente.

A queda do bushi

Em um golpe, Oda Nobunaga foi traído por um de seus generais. Essa batalha rendeu a Yasuke uma luta que o fez defender o castelo das forças inimigas. Seu mestre dizia que o samurai possuía a força de dez homens. No entanto, ao perceber que o traidor venceria a batalha, o daimyo cometeu suppuku, uma espécie de sacrifício. Ato esse que o fez manter sua honra como bushi, uma outra forma de nomear samurais.

Yasuke lutou de forma brava até o último momento. Ao perceber que perderia a batalha, ofereceu sua katana ao vencedor, Akechi Mitsuhide. E por não ser japonês, sua vida foi poupada, pois ele o tratou como um animal.

Depois da queda, Yasuke desapareceu da história japonesa. Especula-se que ele tenha vivido como um ronin, um tipo de samurai sem mestre.

Antes de se tornar samurai

Pouco se sabe da origem do herói. Afinal, ele foi forçado a viver fora de seu país como escravo. E apesar das poucas informações, acredita-se que Yasuke tenha nascido entre 1555 e 1566. Suas origens apontam para Moçambique, mas há historiadores que o considerem da Angola ou Etiópia.

De todo modo, é conhecido que Yasuke é um nome dado pelos japoneses. Isso quer dizer que Yasuke possa ser uma versão japonesa do nome Makua.

 

A continuação da lenda

Embora os últimos anos de Yasuke permaneçam apenas na nossa imaginação. No final do livro infantil Kuro-suke (kuro quer dizer "negro" em japonês), o samurai é levado para um templo onde chora e sonha com seus pais em Moçambique.

Em março de 2017, foi anunciada a produção de um documentário que contaria a vida do samurai negro. E além disso, em maio desse ano, foi anunciado que o ator Chadwick Boseman, de Pantera Negra, iria interpretar Yasuke no filme de sua origem. O longa ainda não possui data de estreia. Até lá, podemos ficar ouvindo a canção "Yasuke (Bendito, Louvado Seja)", do rapper Emicida.

E por mais que não saibamos tanto da história de Yasuke, sua jornada incomum continua a inspirar as pessoas que passam a ser de sua atuação. Saravá!

Próxima Matéria
Via       BBC News  
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+