icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A história por trás de 6 logotipos de estúdios famosos

POR A redação EM Curiosidades 19/08/15 às 14h07

capa do post A história por trás de 6 logotipos de estúdios famosos

O cinema passou por muitas fases. Altos e baixos. Crises e auges. Muitos estúdios surgiam e muitos outros desapareceram desde 1895 quando os irmãos Lumière exibiram seu cinematógrafo.

Após a primeira guerra mundial os EUA se tornaram referência na produção de filmes. Com a Europa arrasada, a oportunidade foi perfeita para alavancar a recente indústria cinematográfica do país. Nessa época surgiram poderosos estúdios e muitos se fundiram para terem um maior alcance.

Os logotipos desses estúdios (ou logos) são suas marcas registradas e são eles que nos fazem conhecer um pouco mais da produtora. Você já parou para pensar em como foi feito o logotipo da MGM? E quem compôs a famosa música do logo da 20th Century Fox? O Ultra Curioso vai responder essas perguntas:

MGM

O logo foi criado pelo publicitário Howard Dietz em 1917. Ao longo dos anos, 7 leões foram usados para fazer o logo do estúdio. Acima da cabeça do leão é possível ver escrito "Ars Gratia Artis", que em latim significa "arte pela arte".

Universal

O logo da Universal sempre teve um Globo como centro das atenções. A primeira versão data de 1914. Um fato curioso é que o logo atual mostra o globo girando ao pôr-do-sol. Na versão anterior, de 1997, era o contrário, o globo girava durante o nascer do sol.

Dreamworks

Steven Spielberg, Jeffrey Katzenberg e David Geffen fundaram a DreamWorks Studios em 1994. Spielberg queria um logotipo que lembrasse da época de ouro Hollywood, e ele imaginou um homem pescando na Lua. Ele trouxe a ideia do artista Robert Hunt, que sugeriu que o homem devia ser um menino ao invés de um homem.

Spielberg concordou e Hunt usou seu filho William como o modelo. A Kaleidoscope Films e Industrial Light & Magic criaram o logotipo e acrescentaram as iniciais SKG de Spielberg, Katzenberg e Geffen. John Williams criou a fanfarra da DreamWorks.

Warner Bros.

Warner Brothers Pictures foi fundada pelos irmãos polonêsS Albert, Harry, Sam e Jack Warner em 1923, cinco anos após o lançamento de seu primeiro filme. O logo do estúdio foi praticamente o mesmo escudo que conhecemos hoje: No topo estava uma imagem do edifício estúdio real em Burbank, Califórnia e na parte inferior foram as iniciais WB.

Em 1929, para mostrar que seus filmes tinha som, Warner Bros. compartilhou seu logotipo com Vitaphone, e em 1934,  foi lançado um logotipo com um escudo flutuando em um céu cheio de nuvens com as letras WB ocupando todo o escudo. Jack Warner vendeu o controle da Warner Bros para Seven Arts, Inc., e o estúdio foi renomeado para a Warner Bros. Seven Arts em 1967. O logotipo foi alterado por um breve tempo tendo as letras W7 dentro do escudo.

Hoje, Warner Bros. usa uma imagem de seus estúdios em Burbank junto com a melodia de "As Time Goes By" de  Casablanca, um filme da Warner Bros.

Columbia Pictures

O logotipo da Columbia Pictures, passou por uma série de mudanças desde que o estúdio foi criado em 1924. A interação original do logotipo contava com um soldado romano que prende um escudo na mão esquerda e um feixe de trigo em sua direita.

Em 1928, soldado romano foi substituído por uma mulher, envolvido na bandeira americana, segurando uma tocha. Acredita-se que a mulher era Evelyn Venable, a atriz que mais tarde iria atuar como a Fada Azul em Pinóquio da Disney. Em 1992, a Columbia Pictures encomendou ao artista de Nova Orleans Michael J. Deas seu novo logotipo que está aqui em exibição até hoje, com poucas alterações.

20th Century Fox

Emil Kosa Jr. desenhou o logotipo em art déco para a 20th Century Fox depois que a Fox Film Corporation e a Twentieth Century Pictures se fundiram em 1935. Alfred Newman, diretor musical da United Artists na época compôs a música icônica que todos cantarolam em 1933, dois anos antes da fusão. Newman mais tarde se tornou chefe do departamento de música da Twentieth Century-Fox.


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest