icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A incrível história da mulher que passou por um transplante de mãos e seus novos membros mudaram de cor

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      23/03/20 às 22h32
capa do post A incrível história da mulher que passou por um transplante de mãos e seus novos membros mudaram de cor

Um caso curioso, de uma jovem, intrigou os médicos na Índia. Acontece que Shreya Siddanagowder, de 21 anos, foi submetida a um transplante de mãos, há quase três anos. Embora seja um procedimento raro, tudo deu certo com a cirurgia e a jovem conseguiu se adaptar aos novos membros. Tão bem, que as suas novas mãos, até mudaram de cor, para se adequar ao seu tom de pele. O caso raro ainda não tem explicação científica, mas não deixa de ser algo bastante surpreendente para a medicina.

A garota perdeu as duas mãos em um acidente de aviação, em 2016. Quando chegou ao hospital, o caso da jovem era muito grave e os médicos não tiveram escolha a não ser amputar as duas mãos e os antebraços. Passada a cirurgia, ela precisou de um ano, para se recuperar do acidente. Uma opção para ela, seria um transplante de mão dupla, e ela teve a sorte de conseguir encontrar um doador compatível. Em meio a quase 200 pessoas na fila por um doador, ela milagrosamente encontrou um doador compatível, em 2017. No mesmo dia, ela foi submetida ao transplante. E agora, três anos depois, o resultado continua a surpreender.

O transplante

A cirurgia para transplantar as novas mãos de Shreya durou 13 horas e contou com a participação de 20 cirurgiões e uma equipe de 16 anestesistas. Um procedimento como esse é sempre complexo, mas no fim das contas, foi um sucesso. Começava ali, a jornada para a garota ter uma vida normal de novo. Ela passou seis meses, fazendo fisioterapia intensiva e se familiarizando com os novos membros.

"A mão estava pesada, inicialmente volumosa", conta Shreya a um jornal indiano. Os nervos periféricos demoraram algum tempo para se desenvolver, e a sensação em suas novas mãos crescia 1-2 mm a cada dia. Mas passada a primeira fase da recuperação, os médicos e familiares perceberam algumas mudanças interessantes nas novas mãos da jovem.

As mãos de Shreya vieram de um estudante universitário do sexo masculino, identificado apenas como Sachin. O jovem havia sido declarado com morte cerebral, depois de um acidente de moto. Transplantes, como esse, são raros na Índia, principalmente porque as famílias não tem uma tradição de doar membros. Muito devido ao medo de desfigurar o corpo de seus entes queridos. Mas no caso de Sachin, os pais do garoto concordaram em ajudar outras pessoas a viverem e terem uma vida melhor e doaram seus órgãos.

As mudanças

Uma das primeiras mudanças mais perceptíveis foi que as mãos masculinas e maiores que Shreya recebeu tiveram uma redução de peso. Isso porque a gordura extra foi derretendo lentamente para se adaptar aos braços magros da garota. Os dedos também ficaram mais longos e magros. "Eu vejo a mão dela todos os dias. Os dedos se tornaram como os de uma mulher, o pulso é menor. São mudanças notáveis??", disse a mãe de Shreya.

No entanto, o que mais chamou a atenção de todos foi a coloração das mãos. Nas fotos tiradas logo após o transplante, é perceptível como as mãos que ela recebeu tinham um tom mais escuro do que a cor da pele de Shreya. No entanto, com o passar do tempo, as mãos ficaram cada vez mais claras para se adequar ao tom de pele da garota. Chocados com a mudança, os médicos agora se perguntam o motivo dessa alteração específica na coloração dos membros transplantados.

"Um transplante de mão é raro e essa transformação de cores é mais rara. Não podemos comentar até que a devida pesquisa seja realizada", disse o Dr. Uday Khopkar. Ele que é chefe de dermatologia do Hospital KEM, em Mumbai.

"Este é o nosso primeiro caso de transplante de mão de homem para mulher. Só podemos adivinhar que os hormônios femininos levaram à mudança, mas avaliar a causa exata é difícil", disse a médica Subramania Iyer, chefe de cirurgia plástica e reconstrutiva do Instituto Amrita.

E você, já tinha ouvido falar sobre algo parecido? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest