icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A incrível história do pai que distraia a filha dos bombardeios na Síria

POR Cristyele Oliveira EM Curiosidades 07/03/20 às 23h31

capa do post A incrível história do pai que distraia a filha dos bombardeios na Síria

Viver em meio a uma zona de guerra pode e deve ser traumático para qualquer pessoa. Estar em lugar, onde a cada minuto uma bomba explode e você não sabe se irá sobreviver, dever ser uma tortura. Imagina passar por tudo isso, quando se é uma criança e não se faz a mínima ideia do que está acontecendo? É um verdadeiro caos e ninguém deveria passar por isso. Mas na Síria, essa é a situação de milhares de pessoas que vivem em meio a um conflito que já dura anos. Em meio ao medo constante, um pai teve uma ideia brilhante, para tentar distrair a filha em meio a um bombardeio.

Vivendo na província síria de Idlib, que está sob constante bombardeio, Abdallah al-Muhammad inventou uma brincadeira diferente. O intuito era aliviar o medo da filha, de apenas 3 anos. Ele disse à menina que a queda das bombas soava como fogos de artifício, e por isso, que não tinha nada o que temer. O que mais encantou as pessoas do mundo inteiro é que a menina inocente começava a rir, ao ouvir o barulho de cada bombardeio. O vídeo desse momento comoveu os internautas e logo se tornou um viral. Em meio à tanta guerra, uma cena como essa mostra como é possível, ainda ter esperança em meio ao caos.

A história

No final do ano passado, a ofensiva do regime de Damasco, no noroeste da Síria , alcançou um "nível terrível". E isso levou à fuga de 900 mil pessoas. Com o apoio de Moscou, o governo sírio lançou a ofensiva contra a região de Idlib, onde está localizado o último reduto jihadista e rebelde.

A guerra no país começou em 2011, com uma violenta repressão do governo à manifestações pacíficas. Desde então, o conflito só aumentou e mais de 380 mil pessoas já foram vítimas dos ataques armados.

Abdallah al-Muhammad morava com a filha Salwa, de apenas 3 anos, na província síria de Idlib, região que estava sob forte bombardeiro nos últimos meses. Vendo o constante bombardeio, que assustava a ele e à filha, ele teve que ser criativo para tentar aliviar o medo da menina. Ele então disse para a filha que as quedas das bombas soavam como fogos de artifício, e que por isso não tinha nada o que temer.

O vídeo

E a pequena acreditou no pai e viu isso como algo engraçado. Inocentemente, ao ouvir o barulho de um bombardeio, a menina começava a rir. E o pai a encorajava, como se tudo isso fosse algo divertido. O vídeo desse momento logo viralizou na internet.

No vídeo, o pai pergunta a menina se o barulho que eles escutam é provocado por um jato ou uma bomba. "Uma bomba. Quando vier a próxima vamos rir?", sugere a menina. Nesse momento é possível ouvir uma explosão, e a criança começa a gargalhar. "Isso te faz rir?", pergunta o pai. "Sim, é engraçado", responde a menina.

E por mais triste que seja ver uma criança passando por isso, a atitude do pai foi muito elogiada por todos. Porque mostra como ele está disposto a proteger a filha na medida do que é possível.

Felizmente, essa história teve um final feliz. Pai e filha conseguiram sair do país e agora estão em segurança na Turquia. E o pai comemora a conquista. "Agora, minha filha poderá ir à escola. Espero que o conflito na Síria possa acabar em breve e que eu possa voltar", disse Abdallah.

E você, o que achou do vídeo? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.


Próxima Matéria
Via   G1     G1  
Imagens Observador DW DW
avatar Cristyele Oliveira
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest