icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


A Microsoft está negociando a compra do TikTok

POR Erik Ely EM Entretenimento 03/08/20 às 18h33

capa do post A Microsoft está negociando a compra do TikTok

Recentemente, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou que o TikTok, rede social mantida pela empresa chinesa ByteDance, seria proibido de operar no país. No entanto, ao mesmo tempo em que isso está acontecendo, a Microsoft também está negociando a compra do TikTok. Sendo assim, mesmo com a confirmação da proibição do aplicativo em território estadunidense, as negociações com a rede social continuam em vigor.

Segundo Trump, dados do aplicativo estariam sendo usados por serviços de inteligência chineses. "No que diz respeito ao TikTok, estamos proibindo-o nos Estados Unidos. Assinarei o documento amanhã (01/08)", afirmou Trump. Com isso, a compra do aplicativo por uma empresa norte-americana poderia resolver esse problema.

Mesmo com a proibição anunciada, as negociações continuam

Atualmente, o TikTok conta com 100 milhões de usuários apenas nos Estados Unidos. Entretanto, esse número ainda não é rentável para a rede social. Isso porque, a ByteDance já gastou muito para adquirir novos usuários nos últimos anos. Nesse sentido, a rentabilidade viria com o crescimento do aplicativo no próximo ano. Segundo estimativas, a atual receita de US$ 1 bilhão deve crescer para US$ 6 bilhões no próximo ano. No entanto, a suposta proibição do aplicativo nos EUA poderia colocar esse crescimento em risco.

Uma vez que as negociações com a Microsoft se iniciaram, elas devem continuar mesmo com a resolução do presidente dos EUA. Dessa forma, essa é a primeira vez que o aplicativo confirma negociações com os EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia. Mas, de toda forma, essa história deve levar, pelo menos, mais algum tempo para se revolver. Segundo o aplicativo, as negociações devem permanecem em aberto até o dia 15 de setembro.

Em declarações anteriores, Trump já acusava o aplicativo de realizar fornecer dados para o governo da China. Por isso, uma série de medidas foram tomadas para que a rede social se adequasse em algumas regras. Com novas concessões, o TikTok aumentou em 10 mil seus postos de trabalho no país para os próximos três anos. No momento, esse número é de 1.500 funcionários. Porém, com os novos episódios do caso, é possível que esse número mude.

O TikTok deve se tornar uma propriedade americana

De acordo com um porta-voz da Casa Branca, "o governo tem preocupações de segurança nacional muito sérias sobre a TikTok. Continuamos avaliando as futuras políticas". Por outro lado, uma outra pessoa envolvida na discussão, afirmou que a questão nunca foi a segurança. Mas, sim, um plano para que o Tik Tok se tornasse "de propriedade americana". Dito isso, caso o aplicativo fosse compra pela empresa americana, essa discussão seria resolvida.

Em sua defesa, o próprio TikTok se manifestou para esclarecer como funcionam seus dados. "Estes são os fatos: 100 milhões de americanos vêm ao TikTok para entretenimento e conexão, especialmente durante a pandemia. Contratamos quase 1.000 pessoas apenas para nossa equipe nos Estados Unidos este ano e estamos orgulhosos de contratar outros 10.000 funcionários para bons empregos remunerados nos EUA. Nosso fundo de criadores de US $ 1 bilhão apoia criadores americanos que estão construindo meios de subsistência a partir de nossa plataforma. Os dados do usuário do TikTok US são armazenados nos EUA, com controles rigorosos no acesso dos funcionários. Os maiores investidores do TikTok são dos EUA. Temos o compromisso de proteger a privacidade e a segurança de nossos usuários, enquanto continuamos trabalhando para trazer alegria às famílias e carreiras significativas para aqueles que criam em nossa plataforma", afirmou o TikTok.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest