icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


A poluição dissolveu os dentes e a pele desse tubarão

POR Bruno Dias    EM Mundo Animal      31/08/20 às 14h44
capa do post A poluição dissolveu os dentes e a pele desse tubarão

Com o passar dos anos, o planeta vem sofrendo com o aumento da poluição e tanto os animais, quanto os homens vêm enfrentando as consequências. As estatísticas da poluição são alarmantes. O ser humano é por si só um animal cheio de manias nojentas e que polui o habitat de outros seres vivos sem pensar nas consequências que isso pode gerar e como essa poluição pode voltar e prejudicá-lo.

Podemos presenciar o quanto a poluição nos afeta quando vemos animais cobertos de óleos. Peixes envenenados, tartarugas presas em rótulos de embalagens entre outras coisas. Obviamente, isso é de entristecer. E também serve como um alerta para vermos o quão mal estamos tratando o nosso próprio planeta. As mudanças climáticas e aumento de poluição no mundo está afetando todos os ecossistemas do planeta e causando danos alarmantes e que não podem ser revertidos.

Recentemente, os cientistas descobriram uma nova vítima da mudança climática e da poluição, o tubarão-felino. Esse animal teve seus dentes, pele e outras características dissolvidas por ele ter nadado em água contaminada.

Tubarão

Essa foi a primeira vez que os cientistas viram um dano ambiental tão grande em um tubarão. A equipe de cientistas da Universidade de Cagliari não tem certeza da causa dessa degradação vista no tubarão. Pode ter sido a acidificação do oceano, que aconteceu por conta das mudanças climáticas. Ou por conta da poluição química. Ou até mesmo por causa das duas coisas juntas.

Independente do que tenha causado isso no animal, esse dano é um lembrete gigante do quanto a atividade humana está causando destruição no ecossistema dos oceanos.

Felizmente, o tubarão conseguiu sobreviver, pelo menos, até julho do ano passado. Foi nessa época que ele foi capturado por pescadores. E logo foi entregue aos cientistas para ser estudado por conta de suas características fora do comum.

De acordo com o esperado pela equipe, os danos feitos à pele e dentes do tubarão teriam que ter sido fatais para o animal. Mas eles encontraram 14 criaturas marinhas diferentes dentro do estômago do tubarão. O que sugere que mesmo sem os dentes o tubarão conseguia caçar e engolir a presa inteira.

Poluição

Esse tubarão foi o primeiro caso conhecido pela ciência com um nível tão grande de danos à pele e aos dentes. Mas os cientistas sabem há tempos que a acidificação dos oceanos tem prejudicado as populações de tubarões no mundo todo.

E a cada dia que passa, nós chegamos mais perto do colapso ambiental. Problemas no meio ambiente, como aquecimento global e buraco na camada de ozônio, são uma ameaça à vida humana, como também é um perigo para a permanência de qualquer ser vivo no planeta Terra. E claro que um dos problemas ambientais, que mais preocupam, é a poluição, e claro, as suas consequências.

Pesquisas já foram feitas a respeito do assunto. E até mesmo pesquisas anteriores tinham descoberto que passar somente nove semanas em uma água ácida consumia 9% dos dentículos de um tubarão. Que são as escamas minúsculas que revestem o corpo desses animais.


Próxima Matéria
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest