• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A quantidade de água necessária para produzir uma barra de chocolate é chocante

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      11/10/19 às 14h37

Todo mundo que a água é essencial a nossa vida. Sem ela, simplesmente não sobreviveríamos, porque precisados dela para praticamente tudo. Essa dependência vai desde o seu consumo líquido, até a produção de energia e, principalmente dos alimentos. Então, a escassez dela é um problema urgente no mundo. Não é como se tivesse uma segunda opção viável para substituir, o que a água significa para todo o ecossistema.

E a nossa alimentação pode ter um grande impacto ambiental. Começando pelas emissões de gases de efeito estufa, envolvidas na produção de vários alimentos. Mas, principalmente quando se trata de escassez de água. Que usamos água para produzir praticamente todos os alimentos consumidos no mundo isso todo mundo deve saber. Mas o que a maioria das pessoas não sabe, é o quanto é usado na produção de cada alimento. Você já parou para pensar na quantidade de água usada para produzir os seus alimentos favoritos? A resposta para essa pergunta pode te surpreender.

Produção de alimentos

A produção de alimentos corresponde a cerca de 70% do uso de água doce no mundo. Isso significa que, um esforço conjunto para diminuir a água usada para produzir nossa comida, poderia ter um enorme impacto positivo no mundo inteiro. E, principalmente, nos lugares onde a escassez desse recurso é mais evidenciada.

Uma pesquisa recente, publicada na revista Nutrients, analisou as pegadas de escassez de água na dieta de 9.341 voluntários e envolvia mais de 5 mil alimentos. Os pesquisadores mediram a quantidade de água usada para produzir um alimento. E depois, compararam se essa água era escassa ou abundante, no local onde ela foi retirada.

De acordo com a pesquisa, a dieta média dos participantes tinha uma pegada de escassez  de 362 litros, por dia. No geral, foi um pouco menor para as mulheres e homens adultos, acima dos 71 aos de idade. Isso levando em consideração que todos os participantes moram na Austrália, um dos lugares mais secos e habitados do planeta.

Para determinar uma pegada de escassez de água, os pesquisadores pegam os litros usado e multiplicam por uma ponderação. Essa que depende da escassez de água na fonte, se ela é maior ou menor do que a média global.

Os alimentos

Por fim, os pesquisadores descobriram quanto de água é usada na produção de alguns alimentos, muito adorados por todo mundo. Os que mais deixaram pegadas de escassez,  foram as amêndoas (3.448 litros/kg), damascos secos (3.363 litros/kg) e cereais feitos de arroz (1.464 litros/kg). Já, na lista de alimentos com menor pegada de escassez, estão o pão integral (11,3 litros/kg), aveia (23,4 litros/kg) e grão de bico (5,9 litros/kg).

Já o que pode surpreender a maioria das pessoas, é que a maioria das pegadas de escassez de água, analisadas nesses estudo, vinham de alimentos e bebidas discretos. Tais como bolos, biscoitos, bebidas açucaradas e o álcool. Esses que podem te chocar um pouco.

Para se ter uma ideia, um único copo de vinho utiliza 41 litros enquanto uma porção pequena de batatas fritas, usa 23 litros de água para chegar até você. Espere até saber sobre o chocolate que tanta gente ama. Para produzir uma barra pequena de chocolate ao leite, é necessário 21 litros de água. Dá para imaginar isso?

Enfim, o que você achou desses dados? Ficou surpreso? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+