• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A quantidade de CO2 produzido por humanos vai te assustar

POR Cristyele Oliveira    EM Ciência e Tecnologia      07/10/19 às 00h36

Que nós produzimos CO2 não é bem uma novidade, o que pode te deixar chocado é o quanto nós produzimos anualmente, e o quanto isso é prejudicial ao meio ambiente. O CO2 é emitido naturalmente pela natureza, através dos oceanos e da vegetação, e é equilibrado pela absorção dos mesmos. Portanto, o que perturba o equilíbrio natural são as emissões antrópicas. Ou seja, aquelas que são fruto da ação humana. E o fato é que essas emissões, decorrentes das nossas ações elevaram o CO2 a níveis nunca vistos em 800 mil anos.

Secundo um novo estudo que durou uma década, realizado por uma equipe de pesquisadores internacionais, as emissões humanas de C02 na atmosfera são realmente exorbitantes. E por exorbitantes queremos dizer 100 vezes mais do que todos os vulcões do planeta combinados. Dá para imaginar isso? Em números, isso seria 26 gigatoneladas de CO2 por ano.

Emissões de CO2

A quantidade total de CO2, emitida por vulcões, é de apenas 0,3 gigatoneladas por ano. Ou seja, uma pequena fração de tudo o que os seres humanos emitem. Estamos falando de 37 gigatoneladas de gás carbono, liberado na atmosfera da Terra, apenas em 2018. Se continuar nesse ritmo, as consequências serão catastróficas.

Na prática, esse resultado mostra que os vulcões não contribuem tanto para as emissões globais como algumas teorias anteriores afirmavam.

"Os céticos climáticos realmente pulam nos vulcões como um possível candidato às principais emissões de CO2, mas simplesmente não é o caso", disse Marie Edmonds, professora de vulcanologia e petrologia do Queens 'College, em Cambridge.

Há milhares de anos atrás, houve diversos incidentes assustadores em uma escala tão preocupante quanto à produção humana de CO2 atual. E as consequências foram realmente devastadoras. Um exemplo disso foi o impacto do asteroide Chicxulub, há aproximadamente 66 milhões de anos. Os cientistas estimam que o impacto do objeto tenha lançado entre 425 e 1.400 gigatoneladas de CO2 na atmosfera.

Impacto humano

Atualmente, estamos vendo o impacto da civilização industrial cobrar um preço muito alto. Tão alto que pode ser comparado a tal evento catastrófico.

"A quantidade de CO2, bombeado para a atmosfera por atividade artificial nos últimos 10 a 12 anos, é equivalente à mudança catastrófica durante esses eventos que vimos no passado da Terra", disse Edmonds.

"Estamos no mesmo nível de catástrofe de carbono, que é um pouco preocupante", acrescentou Celina Suarez, professora de geologia da Universidade do Arkansas.

A equipe de cientistas, responsáveis pela pesquisa profunda sobre a emissão de CO2 pelos seres humanos, lançou ainda uma série de mini artigos sobre o assunto. Todo esse conteúdo faz parte chamado Deep Carbon Observatory, um programa de pesquisa global, iniciado em 2009.

O mais preocupante agora é que, para o planeta nivelar o dióxido de carbono em sua atmosfera, levará muito tempo. E não é como se nesse meio tempo as atuais emissões parasse ou ao menos diminuísse. "Ele se reequilibrará, mas não em uma escala de tempo significativa para os seres humanos", disse Suarez.

Enfim, e você, o que achou dessa pesquisa? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+