icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


A 'regra dos 5 segundos' é realmente segura? Podemos comer um alimento que caiu no chão?

POR A redação    EM Ciência e Tecnologia      22/09/15 às 15h50
capa do post A

Tenho certeza que você já passou por essa situação antes: você deixa um alimento cair no chão e pensa, será que posso comer? Alguns afirmam que quando o alimento fica alguns segundos no chão, ele não é contaminado por sujeiras e germes. Mas será que isso é só um mito?

E se você comer o alimento que está no chão? Será que tem algum risco para à saúde? Para alguns cientistas, quando a comida cai no chão por cerca de 5 segundos você pode comer sem medo. Mas existem outras pesquisas que afirmam que não é bem assim.

Veja se a regra dos 5 segundos é realmente segura! O que não mata, engorda... Será?

Embora seja usada em tom de brincadeira, pode existir um fundo de verdade na regra que diz que é seguro consumir um alimento que caiu no chão desde que ele seja retirado de lá em até 5 segundos. Um estudo feito na Grã-Bretanha descobriu que a quantidade de bactérias transferidas à comida está diretamente associada ao tempo em que ela permanece em uma superfície - ou seja, quanto menos tempo no chão, menor a contaminação. 

A comida que você deixa cair no chão, mas pega depois de poucos segundos tem menos chances de conter bactérias do que se você deixá-la muito tempo por lá. Com isso, há evidências científicas de que o mito urbano conhecido como regra dos cinco segundos é parcialmente real, que consiste na crença de que a se comida cair no chão, mas for resgatada em até cinco segundos, ela não fará mal à saúde.

Segundo o estudo, como já era esperado, alimentos pegajosos e úmidos são mais propensos a serem contaminados do que os secos. Além disso, o tipo do piso também parece interferir no nível de contaminação. A quantidade de bactérias transferidas para os alimentos foi maior em pisos laminados ou de azulejos do que em carpetes.

Os cientistas testaram cinco tipos de alimentos (pão com geleia, macarrão cozido, presunto, um biscoito e frutas secas) e pegaram os alimentos do chão em intervalos de 3, 5 e 10 segundos. Após o estudo, os alimentos foram examinados para determinar se havia ou não bactérias prejudiciais.

Eles chegaram à conclusão que alimentos com alto teor de sal ou açúcar são mais seguros: poucas bactérias conseguem sobreviver nesse meio. Já as massas e as frutas secas tinham indícios da bactéria Klebsiella em apenas 3 segundos no chão. Essa bactéria pode causar várias doenças, como pneumonia, infecções urinárias e até septicemia. Já os biscoitos também são seguros por conter pouca água. Segundo o estudo, brinquedos infantis também mostraram baixo teor de bactérias.

A regra dos 5 segundos é válida para alguns alimentos. Mas não se esqueça, tudo depende do tempo que o alimento está no chão. A dica é: quando cair, seja um ninja! Não demore para pegá-lo. Boa sorte!

Fonte: livescience


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest