icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


A solidão pode te matar, LITERALMENTE

POR Ultra Curioso EM Ciência e Tecnologia 06/08/15 às 18h08

capa do post A solidão pode te matar, LITERALMENTE

Uma das fases mais tristes e duras da vida de uma pessoa é a famosa "depressão pós término". O indivíduo acaba com seu relacionamento amoroso e passa por um verdadeiro inferno astral (e sentimental). Muita gente fica mal a tal ponto de jurar pra si mesmo "nunca mais se relacionar com ninguém". E é aí que a pessoa se afunda numa séria (e opcional) solidão, se afastando até de amigos e família. E se ela mora sozinha então, pior. Mas saiba que a solidão pode te fazer mal (e muito), a ponto de literalmente te matar!

Pelo menos é o que dizem os pesquisadores de uma universidade norte-americana em um estudo recente. Os pesquisadores avaliaram se o fato de morar sozinho aumentava a chance de morrer. Entre as 45 mil pessoas investigadas (e mortas ), cerca de 20% levavam uma vida solitária. Levar a vida sem amigos cortou, em média, 4 anos da vida dessas pessoas.

O isolamento social, segundo os pesquisadores, pode deixar as pessoas mais estressadas (devido a desregulação hormonal), distantes do sistema de saúde e aumenta a chance de sofrer algum problema no coração. Pra piorar, viver sem ninguém acaba com a influência positiva que qualquer um pode causar em você. Sabe aquela pessoa que sempre levanta seu humor?

Um outro estudo da Universidade da Califórnia acompanhou por seis anos mais de mil voluntários, solitários ou não. E o estudo chegou à mesma conclusão: entre aqueles que se sentiam solitários, o risco de morte era quase 9% superior ao dos senhores e senhoras de idade cheios de amigos e as chances de ter algum problema nas atividades motoras subia quase 12%.

Como diria Cazuza, "a solidão é pretensão de quem fica escondido fazendo fita". Portanto, se você está numa fase de me "me deixa!", é melhor repensar isso se não quiser morrer mais cedo!


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest