• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A técnica japonesa contra a procrastinação que faz as pessoas se tornarem proativas

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      07/11/19 às 11h27

A preguiça é um estado de prostração e moleza, que atinge muitas pessoas. Em síntese, ela consome as pessoas nos dias em que se mais precisa de disposição para trabalhar. Junto da preguiça, vem a procrastinação. Basicamente, é conhecida como aquele famoso ato de deixar algo para o outro dia. Do mesmo modo que transferir a obrigação para depois, o máximo que você conseguir e puder.

E, talvez, seja exatamente por causa dessas duas coisas que a maioria das pessoas não consegue cumprir as metas que se propõem, geralmente, no começo de cada ano.

Normalmente, as pessoas começam com força total, dizendo que cumprirão todas as metas que se propuseram. Entretanto, conforme o tempo vai passando, elas perdem essa força, a motivação e se distraem com o resto das coisas da vida. É nessa hora que a preguiça e a procrastinação entram e fazem com que as pessoas desistam dos seus objetivos.

Se você se identificou com isso, não se preocupe. Existe uma técnica poderosa e bastante eficaz, que qualquer pessoa pode fazer, para se livrar da preguiça.

O alcance das metas geralmente não é alcançado porque as pessoas tentam alcançar as coisas muito rapidamente. As metas podem ser altas, mas o problema é que as pessoas querem chegar o mais rápido possível. Em suma, a verdade é que isso exige um esforço tremendo, para romper o velho hábito.

Além disso, mudar de hábitos, principalmente aqueles que são maus, é difícil. Por causa disso, se estiver tentando mudar muita coisa em uma fase inicial, isso pode não ser uma boa abordagem a longo prazo.

A maior parte das pessoas não consegue lidar com a mudança drástica. Sendo assim, elas logo se sentem cansadas e exaustas. Do mesmo modo, a maioria das pessoas acha difícil alcançar o que se propôs. E vão escolher procrastinar e deixar a preguiça a tomar conta.

Técnica

Existe no Japão uma técnica poderosa e eficaz que qualquer pessoa pode usar para superar a preguiça. Ela é chamada de técnica Kaizen. Do mesmo modo também pode ser chamada de princípio de um minuto. A técnica é tão eficaz que vários líderes a usam para gerenciar os seus negócios no país.

A palavra "kaizen", em japonês, é feita por duas palavras simples "kai", que quer dizer mudança, e "zen" que significa sabedoria. A técnica então sugere que as pessoas lidem com a mudança lenta e sabiamente.

Surpreendentemente, quem inventou a técnica foi Masaaki Imai e ele diz que, quando se deseja algo na vida, deve-se agir de uma forma lenta e inteligente.

Efetividade

Essa técnica se baseia no princípio de um minuto para melhoria. Isso quer dizer que, quem quer alcançar um objetivo, deve praticá-lo todos os dias, por um minuto.

Isso é extremamente importante e todos conseguem fazer ao menos um minuto no dia. A maioria dos ocidentais pode achar que essa técnica não faz efeito e que é bastante duvidosa. Isso porque pensam que o sucesso só é atingido com um grande e demorado esforço.

Mas é exatamente o contrário. Quando alguém dedica um esforço tremendo a uma coisa, isso o esgotará. E essa não é uma boa forma de começar qualquer projeto.

Quando se aplica essa técnica, é preciso dividir os objetivos em pequenos pedaços e etapas. Exatamente porque a técnica exige que se trabalhe nela por um minuto.

Com a técnica de Kaiser, os objetivos audaciosos são transformados em etapas menores para serem feitas todos os dias. E o mais importante é que esse princípio dá, para a pessoa, a oportunidade de ver o seu progresso. E ela saberá se está seguindo ou ficando para trás.

E para a maioria das pessoas, agir por um minuto não é um problema. E não importa qual seja o objetivo. Ao fazer algo por um minuto ao dia, o progresso será visto e a pessoa terá uma sensação de vitória e sucesso.

Desde um minuto de ação, até cinco minutos. E a partir de cinco minutos de ações, evoluindo para 15 minutos e depois mais que isso. O negócio é começar pequeno e ir crescendo.

Objetivos

Qualquer pessoa pode alcançar os seus objetivos, viver seus sonhos e realizá-los. O primeiro passo é saber qual é o objetivo a ser alcançado. Depois, fazer isso por um minuto ao dia.

Além de manter o progresso e conseguir vê-lo, a técnica de Kaiser ajuda a desenvolver o hábito certo de que a pessoa precisa, para obter sucesso na vida.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+