• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


A verdadeira história por trás de Mulan

POR Cristyele Oliveira    EM Entretenimento      15/10/19 às 19h45

Se você é fã das histórias da Disney, com certeza, está familiarizado com a história de Mulan, certo? A jovem, que se disfarça de homem, para servir ao exército chinês no lugar do seu pai, que está doente. Essa é a história contada no filme, mas a história real da Mulan foi ainda mais emocionante.

O fato é que Hua Mulan foi, e ainda é, uma das mulheres mais lendárias da China antiga. Suas ações de heroísmo foram registradas, pela primeira vez, em textos antigos, encontrados no famoso poema Balada de Mulan. A versão mais popular da sua história é a que foi retratada no filme de 1998, Mulan. Até hoje, a história da jovem guerreira ainda é contada de geração em geração, em toda a China.

No entanto, há uma discordância entre as possíveis raízes de Mulan. E o nome da sua família é incerto, tanto quanto a sua pessoa. É possível que ela tenha sido uma pessoa real, mas também pode ser que sua história seja amplamente fictícia. A única coisa certa é que a sua história, fictícia ou não, está ligada à história da China, nos séculos IV e V d.C. Além do fato de que ela é uma das personalidades chinesas mais importantes da história.

A história de Mulan

Hua Mulan era uma guerreira chinesa, que viveu na época das dinastias do norte e do sul, em algum momento entre 420 e 589 d.C. Sua história foi retratada por meio do famoso poema chinês, "Balada de Mulan". Se trata-se de uma história real, ou fictícia. Em suma, o fato é que Hua Mulan se tornou uma grande inspiração para as mulheres ao longo dos anos. E continua a inspirar meninas até hoje.

Além da "Balada de Mulan", houve diversas outras histórias sobre a jovem guerreira. Um milênio depois do poema, a peça de Xu Wei conta uma história diferente. Dessa vez, da dinastia Qing, que existiu por volta de 620 d.C. Nessa época, uma outra guerreira, chamada Dou Xianniang, se torna a irmã de Mulan. Essa primeira versão foi escrita no século VI, nos "Registros Musicais de Antigos e Novos". Inclusive, que tempos depois, veio a se tornar parte importante do folclore chinês.

No poema original, Hua Mulan presencia todos os homens da sua família serem recrutados para servir ao exército, na missão de defender a China. Como o seu pai está muito doente e o seu irmão é muito jovem, ela toma o lugar do seu pai no exército. Isso, com a aprovação do seu pai doente e de sua mãe. Então, a jovem que era uma boa lutadora, treinada em artes marciais, aprender a lutar com espadas e com tiro com arco.

Por doze anos, ela serve ao exército chinês, até lhe ser oferecido um cargo oficial. Mas quando ela veste suas roupas tradicionalmente femininas, os soldados percebem finalmente que se tratava de uma mulher todo esse tempo.

Outra versão

Uma outra versão da história, de origem da personagem, vem de "Sui Tang Romance". Essa história foi lançada pela primeira vez em 1965. Nessa versão, Mulan tem apenas irmãs e um bebê. Por esse motivo, ela toma o lugar do seu pai no exército, quando chega o momento. Nessa história, a filha do rei também é uma guerreira, a Xianniang. Essa fica emocionada ao saber que Mulan também é uma mulher guerreira.

Porém, nessa versão, a história não tem um final muito feliz. O então rei é derrubado, e as duas guerreiras, Mulan e Xianniang, se oferecem para serem mortas ao invés de serem condenadas à prisão. Por fim, nenhuma delas é morta, e ao voltar para casa, Mulan descobre que seu pai morreu enquanto ela estava ausente, e sua mãe se casou novamente. Mulan é condenada a se tornar uma concubina, e prefere se matar ao invés disso.

Independentemente da versão, ou se Hua Mulan realmente existiu, o fato é que ela é a figura de uma mulher forte. Do mesmo modo, que decide provar que é capaz sim de qualquer coisa. Mas e você? Já conhecia essas histórias sobre a guerreira? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Ancient     Syfy  
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+