• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Aconteceu o primeiro ''crime espacial'' e ele é bizarro

POR Bruno Dias    EM Ciência e Tecnologia      26/08/19 às 18h19

A Corrida Espacial era uma competição que aconteceu no século 20 entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos (EUA), pela supremacia no voo espacial. Ela teve suas origens no na corrida armamentista nuclear. A superioridade tecnológica necessária para tal supremacia era vista como necessária para a segurança nacional dos países.

De lá até chegar nos dias atuais vários avanços foram feitos. E problemas que antes eram apenas terrestres se tornaram espaciais também. Esse foi o caso de Summer Worden e sua esposa Anne McClain. Elas estavam se separando e Worden ficou surpresa em saber que McClain parecia ainda saber de seus gastos.

Worden então foi investigar como isso era possível. E descobriu, pelo seu banco, que sua conta tinha sido acessada por uma rede de computadores registrada na Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço. Sua esposa McClain, foi uma astronauta decorada da NASA e foi em uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional.

Ela iria fazer parte de uma caminhada espacial exclusivamente feminina. Mas seus problemas domésticos do casal na Terra se estenderam até o espaço sideral. McClain disse que realmente acessou a conta bancária do espaço, mas disse que estava apenas supervisionando as finanças que eram do casal.

Caso

Isso não foi o que Worden sentiu e por isso ela entrou com uma queixa na Comissão Federal de Comércio e sua família registrou uma queixa no Escritório do Inspetor Geral da NASA. Eles acusaram McClain de roubo de identidade e acesso indevido aos registros financeiros privados de Worden.

Os investigadores das duas tentaram chegar ao fundo do que pode ser a primeira alegação de irregularidades criminais no espaço. "Fiquei muito chocada que ela iria tão longe. Eu sabia que não estava bem", disse Worden.

Agências espaciais que estão envolvidas na estação espacial, como Estados Unidos, Rússia, Japão, Europa e Canadá, já tem procedimentos estabelecidos há muito tempo para lidar com as questões judiciais. Mas segundo Mark Sundahl, diretor do Centro Global de Direito Espacial da Universidade Estadual de Cleveland, ele não estava ciente de alguma alegação anterior de um crime cometido no espaço.

Disputa

De volta à terra, McClain explicou que estava apenas fazendo o que sempre fez com a permissão de Worden. Para garantir que as finanças da família estivessem em ordem.
"Ela nega veementemente que fez algo impróprio. E está cooperando totalmente", disse o advogado Rusty Hardin.

Os problemas do casal tinham começado muito antes, quando McClain adotou a filha de Worden no final de 2014. No começo de 2018, ela foi ao tribunal local em Houston pedir direitos compartilhados da criança. Ela alegou que Worden tinha um temperamento explosivo e estava tomando decisões financeiras precárias.

E essa queixa envolvendo um acesso bancário da estação espacial é apenas uma das inúmeras questões jurídicas complexas que surgiram com essa nova era onde as viagens espacias ficaram mais rotineiras. E isso deve crescer com o começo do turismo espacial.

E essa disputa doméstica entre Worden e McClain pode ser a primeira das investigações espaciais. Mas é improvável que seja a última.

Próxima Matéria
Via   Ny times  
Imagens Ny times
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+