• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, Baby Yoda é mesmo o último de sua espécie?

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      09/12/19 às 13h20

Surfando na adoração do público por Star Wars, O Mandaloriano chegou antecedendo o lançamento do nono filme da franquia e fazendo o melhor para já animar o público, para o que está por vir. Embora a série do Disney+ apresente um enredo empolgante, um elemento em específico tem monopolizado a atenção do público. Sim, estamos falando do Baby Yoda. Além de proporcionar um conforto visual, a criaturinha cumpre um papel altamente significativo no enredo. Ao passo que sabemos da importância da criança no quadro geral de Star Wars, uma questão tem circulado entre o público: Afinal, Baby Yoda é ou não o último de sua espécie?

Considerando que desde a década de 80, os fãs vem se perguntando sobre o misterioso passado do Mestre Yoda, o desconhecimento de sua raça é um tópico altamente debatido. Sendo assim, O Mandaloriano pode finalmente usar a criança como chave para desvendar o passado do Jedi. Apesar de não sabermos se existem outros representantes da espécie por aí, podemos afirmar que os Yoda são especiais e consideravelmente sensíveis à Força. Portanto, o Baby Yoda é significativamente importante tanto para o desenrolar de O Mandaloriano, quanto para o futuro de Star Wars. Contudo, antes de imergir na argumentação, vamos revisitar alguns marcos da história da série.

Os Yoda em Star Wars

Yoda foi introduzido pela primeira vez no universo de Star Wars em 1980, através de O Império Contra-Ataca. Porém, mesmo tendo feito sucesso entre o público e se tornado um ícone da cultura pop, os detalhes sobre os antecedentes do personagem, principalmente sobre sua espécie, nunca foram explorados. Aliás, o passado do pequeno Mestre Jedi se destaca como um dos maiores mistérios em andamento da franquia. Inclusive, a única informação sobre a espécie de Yoda é que ela é extremamente rara em Star Wars.

Ademais, tirando Mestre Yoda, o único outro representante da espécie no cânone foi Yaddle. Também conhecida como "a única fêmea já vista da espécie de Yoda", a personagem foi vista em A Ameaça Fantasma. Assim como Yoda, Yaddle era um mestre Jedi, conhecida por sua grande sabedoria. A vimos servindo no Alto Conselho Jedi e marcando presença, quando Anakin Skywalker chegou no antigo Templo Jedi. Em seguida, após a Batalha de Naboo, Yaddle deixou o Alto Conselho Jedi. Logo, a presença de Baby Yoda, em O Mandaloriano, significa que existem três figuras conhecidas da raça.

A teoria envolvendo o Baby Yoda

Sabemos que O Mandaloriano se passa cinco anos após a queda do Império Galáctico. Considerando o grande interesse envolvido na "recompensa", acreditamos que o Baby Yoda seja altamente significativo. Afinal, a criança é altamente procurada por todos os lados. Ademais, com O Mandaloriano se passando após O Retorno de Jedi, sabemos que o Mestre Yoda já faleceu após viver por 900 anos. Além dele, o destino de Yaddle permanece desconhecido. Contudo, existem especulações de que ela também faleceu antes que o Império fosse formado. Assim, não sabemos se a criança está diretamente relacionada a Yoda ou Yaddle, mas os sinais apontam Baby Yoda como o último de sua espécie.

Se houvesse outras figuras da raça de Yoda, o Império poderia enviar seus agentes para obter um dos seres semelhantes a Yoda. Todavia, eles preferem contratar um infame caçador de recompensas para rastrear o alvo. Embora o Mandaloriano seja apontado como o homem certo para o trabalho, vale lembrar que o Império claramente contatou um grande número de caçadores, que falharam em encontrar o alvo. Logo, se o Império se esforçou tanto para encontrar essa criança é, provavelmente, porque ela é a única opção existente.

Até o momento, temos visto o Mandaloriano se esforçando, para manter o Baby Yoda longe das mãos erradas. Porém, não sabemos exatamente quais são as intensões relacionadas a criaturinha. Algumas sugestões apontam o uso dos midiclorianos da criança para criar novos usuários da Força ou algum tipo de clone. Enfim, as revelações serão mostradas ao longa da série. No entanto, talvez, uma versão mais antiga do Baby Yoda apareça, em futuros projetos de Star Wars, nunca se sabe.

Próxima Matéria
Via   SR  
Imagens Lucasfilm
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+