icone menu logo logo-fatosnerd.png


Inumanos - A nova série da Marvel é tão ruim quanto dizem?

POR Gabi Noronha EM Fatos Nerd 02/10/17 às 15h17

capa do post Inumanos - A nova série da Marvel é tão ruim quanto dizem?

A Marvel já tem um belo universo cinematográfico. São quase dez anos de filmes, histórias e personagens bem sucedidos e queridos. Quando nos referimos ao gênero de super heróis, todos sabem que a Marvel tem o domínio da sétima arte. Por isso, em 2013 o estúdio queria mais. Então a editora decidiu tentar a sorte também na telinha. Dessa forma nasceu a série Agents of SHIELD, transmitida pelo canal ABC. Claro, os fãs ficaram empolgados com a ideia e mergulharam na ideia. A primeira temporada do programa se mostrou um pouco precipitada. Com alguns deslizes e equívocos que a Marvel não estava acostumada a cometer tanto.

Contudo, era sua primeira tentativa. Com as temporadas seguintes o estúdio mostrou que também era capaz de fazer bom conteúdo para a televisão. Animada, a Marvel fechou parceria com a Netflix e então logo veio séries como Demolidor, Jessica Jones, Luke Cage e Punho de Ferro. Com exceção do último, todos eles tiveram uma ótima recepção tanto da crítica quanto do público. Sendo assim, é seguro dizer que a Marvel conseguiu novamente e, além do cinema, estava conquistando também a telinha.

Tanto sucesso fez apenas com que o estúdio se arriscasse cada vez mais. Além de todos os programas em parceria com a Netflix terem ganhado mais temporada, o estúdio trabalha em mais três novas produções. Entre elas estão as série Manto e Adaga, Fugitivos e Inumanos. Sendo que este último teve estreia dia 29 de setembro e tem dividido bastante opinião.

Primeiro, uma rápida introdução

Dentre os personagens da Marvel, os Inumanos dificilmente são reconhecidos por pessoas que não leem, ao menos um pouco, quadrinhos. Por isso, caso ainda não esteja familiarizado com esse mundo, daremos uma breve explicação. A grosso modo, eles são como os mutantes de X-Men, porém, enquanto os mutantes fazem uso da ciência para justificar sua evolução genética, os Inumanos são uma alternativa alienígena. Eles descendem de outros humanos totalmente comuns, mas que foram submetidos a vários tipos de experimentos por uma raça alienígena chamada Kree, em uma época que estes estavam em guerra com outros seres, os Skrull. Por isso, os Inumanos se tornaram uma raça geneticamente modificada, algo que podemos chamar de super-humanos.

Os Inumanos vivem em exílio na Lua e é uma sociedade dividida por castas. As pessoas são designadas a elas dependendo de qual o seu poder. Um poder que apenas é revelado com contato com a névoa terrígena, uma espécie de gás capaz de ativar a "verdadeira forma" dessas pessoas. Quanto mais útil for o poder de alguém, maior será sua posição nas castas. Os Inumanos têm uma sociedade com grande evolução tecnológica e medicinal. Em muitos aspectos eles estão alguns passos a frente dos humanos.

Os personagens principais, tanto nos quadrinhos quanto na série, são: Raio Negro (Anson Mount), Medusa (Serinda Swan), Karnak (Ken Leung), Gorgon (Eme Ikwakor), Triton (Mike Moh), Crystal (Isabelle Cornish), Dentinho (o cachorro gigante) e Maximus (Iwan Rheon). Eles são da família real e possuem várias habilidades, por exemplo, Raio Negro, o governante, pode desencadear ondas sonoras destrutivas ao falar. O cabelo de Medusa carrega força extensiva, e ela pode usá-lo para agarrar, arremessar e estrangular inimigos. Triton pode respirar debaixo d'água, nadar em alta velocidade e resistir à pressão subaquática. Normalmente, todos esses poderes trazem uma desvantagem. Raio Negro, por exemplo, precisa ficar a maior parte do tempo em silêncio para preservar suas habilidades vocais.

A série é tão ruim quanto dizem?

Antes de estrear para o grande público, a série teve exibições para boa parte da crítica especializada. E desde então, deu o que falar. A série foi bem massacrada e chegou a correr boatos de que ela seria cancelada antes mesmo de ter seu lançamento oficial. No dia 29 de setembro ela foi lançada para o público e, portanto, agora podemos discutir. Inumanos é tão ruim quanto tem se falado?

Repostas simples: sim e não! Behold... The Inhumans foi o episódio especial de estreia, com cerca de 1h20 de duração. Assim como todo o piloto de programa de televisão, a série deveria ter usado seu tempo (mais do que favorável) para apresentar seus personagens, sua ambientação e estabelecer uma linha narrativa. Infelizmente, o roteiro falha em fornecer uma introdução básica. Para um espectador que nunca ouviu falar de Inumanos antes, algumas coisas podem parecer confusas. Os diálogos são rasos, alguns flashbacks são inseridos sem necessidade e os próprios personagens parecem perdidos em suas falas.

A direção de arte é lamentável. A sociedade Inumana é construída na Lua, contudo, todo o cenário parece ter sido montado com restos de um carro alegórico. O designer Carlos Barbosa fez um incrível trabalho em Lost, mas não conseguiu repetir o feito aqui. Embora o figurino faça alusão aos quadrinhos, ele não se mostrou funcional para às telas. Outro problema está na coreografia das lutas. É como assistir Punho de Ferro outra vez. A computação gráfica é outra parte problemática. Se por um lado o cabelo da Medusa funciona (sim! dentro das limitações televisivas ele funciona), a representação de Dentinho é simplesmente pavorosa.

Por mais que a primeira temporada tenha apenas oito episódios, correr com a narrativa logo no primeiro episódio pode não ter sido a melhor das escolhas. O mais adequado seria o roteiro ter apresentado os personagens e o mundo que vivem. Desenvolvido mais as intrigas familiares e a crise de Estado. Em paralelo, seria fundamental mostrar o interesse que a Terra tem pela exploração da Lua. No primeiro episódio de Inumanos tudo acontece rápido demais e sem necessidade.

Apesar disso, nem tudo está perdido. A série tem bastante potencial para evoluir. Apesar do roteiro ineficaz, os atores se esforçam para conceder as emoções certas. Os personagens são interessantes e, se desenvolvidos com paciência, podem ganhar a simpatia dos espectadores. Inumanos não é tão ruim quanto dizem, porém, é uma série fraca. É uma série que precisa de mais atenção e vontade de seus produtores.

Apesar dos números de sua estreia ter sido abaixo de Agents of SHIELD (ambas da ABC), vale lembrar que o programa estreou em uma sexta-feira à noite. Contudo, as visualizações melhoram um pouco quando os números são somados às cópias DVR (gravação doméstica). De qualquer forma, Inumanos havia sido anunciada como uma série à parte de Agents of SHIELD e do Universo Cinematográfico Marvel. No entanto, rumores sobre crossover já começaram a surgir depois de sua estreia.

Inumanos tem muito que melhorar, mas não chega a ser uma causa perdida. O que você acha? Já assistiu o episódio? Concorda com os pontos apresentados? O que achou da série? Não deixe de compartilhar suas impressões com a gente.


Próxima Matéria
Via   NR     Wikia     IMDB     FN  
Imagens DGS Youtube CT
avatar Gabi Noronha
Gabi Noronha
Resumindo, é basicamente isso! Para mais aventuras Instagram: @gabinoronhaf Para comentários aleatórios e breves análises Twitter: @gabinoronhaf
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest