• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, o Deus Super Saiyajin superou o Super Saiyajin 4?

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      18/12/19 às 21h01

Personagens icônicos e lutas épicas são alguns dos elementos responsáveis, por levar a audiência a se encantar por Dragon Ball. No entanto, nada provoca tanto entusiasmo nos fãs, quanto uma nova transformação, principalmente se for de Super Saiyajin. Afinal, quantas vezes você não vibrou, vendo um guerreiro de Akira Toriyama ampliar sua força e conquistar um visual inédito? Com a franquia se estendendo, novos vilões são apresentados, como Moro, e maior a necessidade de treinamentos para novas transformações. Enquanto Dragon Ball Super, recentemente, mostrou Goku e Vegeta tentando dominar, respectivamente, o Ultra Instinto e o Controle Espiritual, nos pegamos pensando no Deus Super Saiyajin. Assim, traçando um paralelo com o segmento não-canônico, Dragon Ball GT, passamos a nos questionar se o modo Deus é mais poderoso que o Super Saiyajin 4.

No entanto, antes de chegar a uma conclusão, é preciso analisar ambas as opções.

O que é o Deus Super Saiyajin?

Logo no início de Dragon Ball Super, vemos Beerus superar facilmente Goku, em sua forma Super Saiyajin 3. Assim, o protagonista é forçado a alcançar uma transformação superior caso queira salvar a Terra. Por livre e espontânea pressão, ele descobre que, se outros cinco Saiyajins canalizarem sua energia nele, ele poderá desbloquear uma nova forma mítica. Portanto, contando com a ajuda de Gohan, Vegeta, Trunks, Goten e Pan, Kakaroto consegue sua nova transformação. Eis que surge o Deus Super Saiyajin. Como resultado dessa nova forma, a massa muscular de Goku diminui para seu físico normal; seu cabelo fica vermelho brilhante e não se arrepia quando ele recebe a aura ardente; sua velocidade e reflexos são significativamente aumentados, ao ponto de impressionar o Deus da Destruição o suficiente para que ele deixe a Terra em paz, e concorde em treiná-lo.

O que é o Super Saiyajin 4?

No final do primeiro grande arco de DBGT, Goku recuperou sua cauda após ter sido transformado em criança. Apesar disso, ele ainda foi capaz de derrotar o vilão Tuffle Baby, que possuiu o corpo de Vegeta e recriou seu planeta natal perto da Terra. Como? Bom, quando Goku estava perto de ser derrotado, a visão de sua casa o fez se transformar em um macaco dourado gigante. Assim, tirando proveito desse imenso poder, Goku se transformou em um Super Saiyajin 4 pela primeira vez. Nessa nova forma, Kakaroto conseguiu retornar seu físico de adulto. Além disso, a maior parte de seu corpo estava coberta de pelos vermelhos e brilhantes, enquanto seus cabelos mantinham a cor natural, porém mais longos. Posteriormente ele passou a se transformar à vontade, sempre que lutava com outros oponentes.

Qual dessas transformações é mais forte?

Segundo o CBR, para todos os aspectos e propósitos, o Super Saiyan 4 é uma extensão do Super Saiyajin 3. Embora a aparência mais animalesca possa levar a crer no contrário, ele utiliza os poderes do grande macaco dourado, em uma forma humanoide. Em contrapartida, essa transformação mostra Goku enfrentando, repetidamente, problemas com o consumo de energia. Ademais, essa forma exigiu que Goku recebesse um aumento de poder de Gohan, Trunks, Goten e Pan, para simplesmente derrotar Baby, colocando sua supremacia em dúvida.

Por outro lado, o Deus Super Saiyajin, certamente, também gera um grande desgaste físico. Assim, Goku é incapaz de manter essa forma, durante toda a luta contra Beerus. Todavia, o aumento da velocidade e dos reflexos de combate, mesmo que de forma limitada, o tornam capaz de lutar, em pé de igualdade, contra os próprios deuses. Ademais, mais tarde, transformações mais poderosas foram introduzidas em Super. Portanto, podemos dizer que o Deus Super Saiyajin está acima do Super Saiyajin 4, porém, abaixo do Super Saiyajin Blue.

Próxima Matéria
Via   CBR  
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+