• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, o que é o Efeito Borboleta?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      03/10/19 às 18h00

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre o efeito borboleta. Efeito Borboleta é o termo dado para representar o resultado da polêmica Teoria do Caos. Esse efeito foi analisado primeiramente por Edward Lorenz, em 1963. Segundo a cultura popular, a teoria apresentada mostra que o simples bater das asas de uma borboleta pode influenciar o curso natural das coisas.

Pequenas ações podem mudar o futuro para melhor, a ponto de evitar um tufão em alguma parte do mundo ou o contrário, trazendo uma destruição. Uma simples e pequena decisão sem sentido pode trazer consequências tremendas.

Ele foi sugerido pelo meteorologista, Edward Lorenz, em um artigo científico, que foi publicado em 1972. Esse efeito é uma metáfora dentro da Teoria do Caos. "Na verdade é uma metáfora que não faz muito sentido na realidade", contestou Iberê Caldas, professor de física da Universidade de São Paulo.

Efeito

A imprecisão realística ficou na ideia que Lorenz propôs. Em suma, ela dizia que um sistema é sensível às condições iniciais. E ele também se perguntou se o bater de asas de uma borboleta poderia causar um tornado no Texas.

Na prática, essa ideia, segundo Caldas, é impossível. Isso porque o deslocamento de ar do inseto é muito pequeno para ter como resultado uma ventania. Mas a metáfora foi muito bem aplicada. Porque, hoje em dia, quase todo mundo já ouviu falar do Efeito Borboleta, mesmo sem nunca ter ouvido ou conhecido a Teoria do Caos.

A Teoria do Caos é um conceito matemático, que estuda os fenômenos a partir do campo da dinâmica. "Ou seja, o campo da física sobre o efeito das forças sobre o movimento dos objetos", como escreveu Christian Oestreicher, do departamento de educação pública do estado de Genebra, na Suíça. Ele disso isso em um artigo científico, sobre a história da teoria do caos.

Segundo o que defende Oestreicher, "físicos, biólogos e pesquisadores médicos têm a missão de entender se os acontecimentos do mundo seguem as leis matemáticas ou não". Por essa razão, existem os teoremas matemáticos para equacionar o funcionamento das vidas das pessoas e do universo.

Conceito

Foi tentando traduzir o funcionamento do clima de acordo com equações matemáticas que Edward Lorenz chegou ao efeito borboleta. Ele colocou cenários climáticos em seu computador que depois de poucos dias foram analisados. E eles não batiam com a realidade. Segundo os cálculos fazia sol, mas na verdade caia tempestade.

"Lorenz havia redescoberto o comportamento caótico de um sistema não-linear, o tempo", segundo o artigo do suíço.

O efeito diz respeito às pequenas mudanças ou erros que acontecem no começo de qualquer processo e alteram drasticamente os resultados finais. E isso produzem efeitos desproporcionais. O mais incrível do efeito borboleta é que ele se aplica a qualquer área das ciências. Seja na matemática, física, biologia ou psicologia. Isso porque o conceito pode ser observado em qualquer sistema natural, ou seja, os que tenham um nível de complexidade e dinamismo.

Um exemplo disso é a fotossíntese. As etapas são conhecidas e comprovadas, mas existem vários fatores que influenciam nesse processo. Como por exemplo, a disponibilidade de clorofila, concentração de CO2 e a temperatura das reações químicas.

Cada mínimo fator pode sofrer variações em valores microscópicos, mas elas tem um impacto decisivo para a vida das plantas e seu ambiente.

Filme

Talvez um dos motivos para que essa teoria seja tão conhecida seja pelo filme Efeito Borboleta, de 2004. No clássico de ficção científica, o jovem descobre que consegue viajar no tempo para mudar o passado.

Ele então decide mudar o rumo de sua vida e de seus amigos mais próximos. Mas enssa tentativa de mudar a direção de suas escolhas ele acbaa criando futuros ainda mais desastrosos.
O que o filme quer passar é que, mesmo com boas intenções, as mudanças que são feitas, por menores que sejam, podem alterar a linha do tempo e os fatos e terem consequências enormes.

Próxima Matéria
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+