icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Afinal, o que é um Battle Royale?

POR Erik Ely    EM Entretenimento      17/09/20 às 10h49
capa do post Afinal, o que é um Battle Royale?

Recentemente, os jogos de Battle Royale ganharam bastante popularidade, se tornando um dos gêneros mais consumidos entre os brasileiros. Contudo, por se tratar de um estilo de jogo mais recente, muita gente não sabe ao certo o que é um Battle Royale. Por isso, hoje, trouxemos um pouco mais sobre esse gênero tão querido dentro da comunidade gamer.

Quem nunca jogou um Battle Royale que atire a primeira pedra. De fato, as opções são das mais variadas e os títulos mais populares já são conhecidos até por quem não sabe muito gênero. Fortnite, Free Fire, PlayerUnknown"s Battlegrounds (PUBG), todos possuem algo em comum, eles são jogos Battle Royale.

Um gênero baseado em lutas do século XVIII

Não é de hoje que o conceito de Batalha Real (em tradução livre) existe. Assim, ainda que se tenha se popularizado com a cultura pop, suas origens remontam da Inglaterra do século XVIII. Nesta época, havia um tipo de luta que envolvia até oito pessoas ao mesmo tempo em um ringue de boxe. Dito isso, bem como o Battle Royale que conhecemos hoje, o último a ficar de pé era o vencedor.

Nesse período, as regras foram criadas por Jack Broughton e a modalidade ficou conhecida como Broughton's Battle Royals ("O Battle Royale de Jack Broughton", em tradução livre). Depois disso, o estilo de luta chegou até as colônias britânicas nas Américas, onde se manteve bastante popular até o período do século XIX.

Ao longo dos anos, o estilo de luta foi sendo aperfeiçoado e chegou a ir para ringues profissionais. Contudo, podemos dizer que o conceito somente se tornou conhecido para uma grande parte da população no século XXI. Isso aconteceu com o lançamento do livro Batoru Rowaiaru, ou Battle Royale, escrito por Koushun Takami e publicado em 1999. Com o sucesso da obra, no ano seguinte, tivemos uma adaptação cinematográfica de mesmo nome e igualmente controversa.

Uma temática que foi usada em romances, filmes e videogames

Na história do livro e do filme, tínhamos um cenário de Japão distópico. Assim, estudantes haviam sido inseridos em um programa de disciplina do governo. Com isso, a grande missão deles era sobreviver. Assim, presos em uma ilha, eles deviam caçar uns aos outros e o último sobrevivente seria o grande vencedor do programa. Apenas com a sinopse da história, já podemos perceber uma série de elementos usados nos jogos que conhecemos. Em outras palavras, um grupo de pessoas é levado para determinado local isolado, onde devem coletar itens e eliminar uns aos outros.

Na década de 2010, o gênero voltou a ganhar força com a saga Jogos Vorazes, que trazia um confronto com características semelhantes. Mas, se olharmos para jogos, parece que o formato sempre pareceu funcionar bem. Em Bomberman, quando tivemos o conceito de multiplayer, os jogadores se enfrentavam entre si até que houvesse um único sobrevivente.

Mais um pouco para frente, tivemos jogos como DayZ, que se tratava de uma modificação de ARMA 2. Nesse mod mais popular do game, tínhamos um projeto criado por Brendan Greene, o "PlayerUnknown". Dito isso, depois do sucesso do mod, Greene foi chamado para trabalhar em um nome projeto, que foi lançado como PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG), que foi um dos responsáveis pela popularização do formato. Desde então, tivemos games como Call of Duty, Free Fire, Fortnite, Fall Guys e até FIFA que se utilizaram de elementos do Battle Royale.


Próxima Matéria
Via   Canaltech  
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest