• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, o que é um sonho lúcido?

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      01/11/19 às 14h42

Os sonhos são uma sucessões das imagens, ideias, emoções e sensações que ocorrem geralmente involuntariamente na mente durante determinadas fases do sono. O conteúdo e finalidade dos sonhos não são entendidos até hoje. Os sonhos são um tema de especulação científica e interesse filosófico e religioso, ao longo da história.

Dentre os tipos de sonhos temos o sonho lúcido. A definição dele é simples e, ao mesmo tempo, um pouco misteriosa. Ele é um sonho no qual você sabe que está sonhando. A maioria das pessoas acaba acordando ou tendo o sonho interrompido, quando descobre que está sonhando. Esse susto parece trazer a consciência de volta.

Mesmo assim, existem pessoas que conseguem ter sonhos lúcidos com muita frequência e até mesmo ficar dentro deles. Ou seja, eles conseguem fazer tudo o que fazem acordados, mas em sonho.

De acordo com um estudo, feito em 1988, 20% das pessoas afirmam ter sonhos lúcidos todo mês. Enquanto outros 50% dizem já ter tido esse tipo de sonho, pelo menos uma vez. Esse estudo também mostrou que a lucidez ainda é maior ainda em crianças.

Talvez, isso seja mais incidente porque as crianças têm mais pesadelos e são mais vulneráveis a eles. E os pesadelos despertam a parte do cérebro responsável pela lucidez no sonho.

Como tê-los

Uma pesquisa da Escola de Psicologia da Universidade de Adelaide, descobriu uma combinação específica de técnicas que podem aumentar as chances de ter esses sonhos. Antes dessa pesquisa existiam algumas técnicas para conseguir um sonho lúcido. Mas de acordo com os pesquisadores, não tinham uma eficiência boa.

O estudo investigou a eficácia de três diferentes técnicas de indução. A  primeira análise era o "teste de realidade". Nele a pessoa verificava seu ambiente várias vezes ao dia para ver se estava ou não sonhando.

A segunda era "acordar e voltar para cama". A pessoa tinha que acordar, depois de cinco horas dormidas, e ficar sem dormir por um curto período e depois voltar a dormir.

E a terceira era a "indução mnemônica de sonhos lúcidos". Nela, depois de acordar de um sono de cinco horas, a ideia é desenvolver a intenção de lembrar o que estava sonhando, antes de voltar a dormir. A técnica é repetir a frase "da próxima vez que eu estiver sonhando, vou lembrar que estou sonhando".

No grupo de 47 pessoas, que combinaram essas técnicas, os participantes tiveram uma taxa de sucesso de 17%, em conseguirem terem sonhos lúcidos em uma semana. Aqueles que conseguiram dormir nos primeiros cinco minutos depois de fazer as técnicasm tiveram uma taxa de sucesso de sonhos lúcidos bem maior do que os demais.

Estado de consciência

De acordo com Susan Blackmore, autora do livro Consciousness: A Very Short Introduction, os sonhos lúcidos podem ser um estado de consciência distinto dos que já conhecemos. Alguns cientistas acham que podemos, eventualmente, identificá-los dessa maneira.

A autora do livro coloca, como igual, o estado de sonho lúcido e a alteração de consciência de experiências, com algumas drogas como maconha e LSD. E paralisia do sono, meditação e experiências de projeção astral.

Alimentos

Um estudo de 2006 viu que as pessoas, que tomaram diariamente 250 miligramas de vitamina B6, disseram ter sonhos mais vivos, emocionantes. Do mesmo modo, esses sonhos tinham cores mais vivas e histórias mais mirabolantes.

Próxima Matéria
Imagens Meu cerebro
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+