icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


Afinal, o que é uma 'Karen'?

POR Erik Ely    EM Curiosidades      17/08/20 às 12h31
capa do post Afinal, o que é uma

No início do mês, a "Domino's Pizza" pediu desculpas por uma promoção que aconteceu nos países da Austrália e na Nova Zelândia. Na promoção, a empresa oferecia uma pizza grátis a pessoas que fossem "boas Karens". Mas, afinal, o que é uma 'Karen' e por que esse nome tem gerado tanta polêmica?

De fato, podemos afirmar que o nome não foi escolhido por acaso. Isso porque, ao longo dos últimos anos, o nome "Karen" se tornou um meme bastante conhecido dentro e fora das redes sociais. Assim, maneira resumida, uma "Karen" significa um tipo específico de mulher branca de classe média e que costuma se comportar como se fosse superior a outras pessoas.

Um tipo de estereótipo que se tornou bastante conhecido

É mais fácil do que parece imaginar uma Karen. Para darmos alguns exemplos, podemos citar pessoas que sempre pedem para "falar com o gerente" afim de menosprezar funcionários. Em outros casos, esse tipo de pessoa pode ser racista ou preconceituosa também. Nos últimos meses, o meme ganhou força quando vimos como uma "Karen" se comporta na pandemia. Nesse caso, a Karen se recusa a usar máscaras, não cumpre as medidas de isolamento social ou acredita que tudo é uma farsa. Além da recusa de informações oficiais, também há negação de privilégios de pessoas de classe mais elevadas também tem sido vista como um comportamento de "Karen". Mas, afinal, como surgiu o meme?

Ainda que sua origem seja incerta, sabemos que o meme ganhou força com memes que viralizaram por meio de vídeos em redes sociais. Em um desses casos, uma mulher chamava a polícia depois de ver uma criança negra de 8 anos vendendo água sem permissão. Depois disso, essa mulher ficou conhecida "Permit Patty" ("Patty Permissão", em tradução livre). Outra mulher chamou a polícia quando uma família negra estava fazendo um churrasco. Com isso, ela foi chamada de "BBQ Becky" ("Becky Churrasco", em tradução livre).

Por fim, também citamos uma mulher branca que ligou para a polícia após ficar com medo de um homem negro que jogava golfe no mesmo campo que ela. Logo, ela foi chamada de "Golfcart Gail" (Gail do Carrinho de Golf", em tradução livre"). Contudo, quando o meme explodiu em 2018, um nome ficou como um dos mais populares, o de Karen.

Quem é Karen e quem é Ken?

Nos últimos meses, também passamos a ver uma versão masculina do meme. Dessa forma, Karen se tornou Ken. Em junho, Patricia e Mark McCloskey, um casal de St. Louis, no Missouri, apontou armas para manifestantes, eles ficaram conhecidos como "Karen e Ken".

Visualmente, as Karens ganharam um rosto ou, pelo menos, um corte de cabelo específico. Assim, o corte curto da personalidade de reality show americana Kate Gosselin, em 2010, se tornou símbolo do que uma Karen usaria. Desde então, Kate Gosselin mudou seu penteado diversas vezes, mas o corte marcado pela Karen permaneceu. Além disso, também podemos encontrar Karens mais familiares para nós. No Brasil, por exemplo, muitas das características de uma Karen se encaixam com Barbies e outros bonecos da linha.


Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest