• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, o que significa Lollapalooza?

POR Bruno Dias    EM Entretenimento      10/10/19 às 17h31

A música tem um poder incrível de conectar as pessoas. Grandes momentos de nossas vidas são embalados pelos artistas e bandas que amamos. Uma música pode embalar o momento que marcou o seu primeiro amor, ou que te faz lembrar de alguma coisa em sua vida, que já não volta mais. E se você é uma dessas pessoas, que não consegue viver sem música, com certeza, já deve ter ido em algum festival.

Festivais de música são feitos para celebrar a música e a unir as pessoas. Música boa ao vivo, a chance de conhecer novos amigos e uma vida inteira de memórias. Em suma, este parece ser o pacote perfeito para um festival.

No Brasil, temos vários festivais que acontecem todos os anos ou a cada dois anos. E um dos maiores exemplos é o Rock in Rio. Surpreendentemente, um festival, que só de mencionarmos o nome, a maioria das pessoas já conhece. E claro que, além da história e atrações, o nome também é uma coisa muito importante para o festival.

O Lollapalooza é um festival que acontece, anualmente, e engloba atrações de vários gêneros musicais. Ele foi criado em 1991, por Perry Farrell, o cantor do Jane's Addiction, como uma turnê de despedida para sua banda. Em síntese, aconteceu até 1997 e foi revivido em 2003. E desde o momento que foi criado, até 2003, o festival aconteceu apenas na América do Norte.

Em 2004, os organizadores decidiram ampliar o festival para dois dias em cada cidade. Mas a venda de ingressos foi bastante fraca e fez com que a turnê fosse cancelada nesse mesmo ano.

Festival

Em 2005, Farrell e a Agência William Morris fizeram uma parceria com a empresa Capital Sports Entertainment, para reformular o festival em seu formato, que conhecemos hoje em dia. Em 2010, foi a estreia do Lollapalooza em Santiago, no Chile.

A primeira vez, no Brasil, foi anunciada pela empresa Geo Eventos, em 2011. O festival foi sediado no Jockey Club, em São Paulo, nos dias 7 e 8 de abril de 2012. De lá para cá, já foram oito edições em terras tupiniquins.

Muitos artistas grandes já passaram pelos palcos do festival e várias pessoas já se divertiram nos dois, e agora, três dias de Lollapalooza. Mas o que a maioria das pessoas pode não saber é o que o nome significa.

Nome

Podemos achar as definições em dois dicionários. O Oxford, o dicionário dos dicionários de inglês, e o Merriam-Webster, um dos principais dicionários de inglês dos Estados Unidos. De acordo com o Oxford, a palavra "lollapalooza" é um substantivo que significa: pessoa ou coisa que é particularmente impressionante ou atrativa.

O Merriam-Webster define mais ou menos igual, mas com uma coisa a mais. Nele, a palavra é definida como: algo ou alguém que é extraordinariamente impressionante, um exemplo excepcional.
O segundo dicionário também diz que a palavra foi usada também no contexto de jogos de azar. Nesse contexto, essa palavra se referia a uma mão falsa usada para enganar jogadores inexperientes.

Em bom português, lollapalooza é como de fosse aquele tchan. É aquilo que nos dá um efeito uau.

O criador do festival decidiu o nome depois de ouvir o termo, em um episódio dos Três Patetas. Mas existem pessoas que acham que essa versão não é verdadeira. Porque ninguém nunca encontrou essa referência em nenhum episódio.

A palavra tem registros de ser usada em diferentes lugares, ao longo do século XX. Existe também uma variação nos quadrinhos. Em 1936, o cartunista Rube Goldberg criou a tirinha Lala Palooza, mesmo nome da sua protagonista, que era uma mulher rica e não muito inteligente.

Próxima Matéria
Via   Festivalando  
Imagens Phouse
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+