• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, o que significa o símbolo illuminati?

POR Arthur Porto    EM Curiosidades      02/10/19 às 18h11

O mundo é norteado por teorias da conspiração. Como já falamos aqui na Fatos Desconhecidos de muitos exemplos, resolvemos expor um em específico. Nosso protagonista, hoje, será o verso da nota de um dólar. Assim como filmes, músicas, livros e outros meios, a moeda americana também é alvo desse universo conspiratório. O motivo é o símbolo da pirâmide com um olho no topo. Aquela cercada pelos enigmáticos dizeres "annuit coeptis" e "novus ordo seclorum". A teoria da conspiração mais comum diz que se trata de um símbolo dos Illuminati, a sociedade secreta que supostamente controla o mundo.

Para muitos, o símbolo é basicamente é a maneira que os Illuminatis encontraram para dizer: "Eu espio com meu olho de águia tudo o que você faz". De acordo com o portal How Stuff Works, muitos associam o símbolo à Maçonaria, que supostamente se sobrepõe aos Illuminati.

O símbolo e a sociedade

Em suma, a palavra illuminati é um termo do latim, que significa "iluminado", e representa uma ordem ou sociedade secreta. Em suma, são grupos que tem o iluminismo como base das suas doutrinas. Além disso, por ser secreta, muitos acreditam que a sociedade, além de ter como objetivo dominar o mundo, também tem laços com celebridades.

Por estar não só presente na nota de um dólar, mas também no selo oficial dos EUA, criado no final do século 18, teóricos da conspiração consideram o símbolo como uma prova de que a sociedade deseja impor uma nova ordem mundial.

A NWO (New World Order), ou Nova Ordem Mundial em português, seria um governo global, que supostamente teria total autoridade sobre todo o mundo. Várias pessoas acreditam que um dos objetivos dessa nova ordem mundial e dos illuminati seria manter a população mundial abaixo dos 500 milhões de habitantes.

Quem aprovou a presença do símbolo na nota e, consequentemente, tais dizeres, foi Franklin Roosevelt, um dos presidentes que fazem parte da história dos americanos. Roosevelt, em vida, era maçom, o que acabou alimentando mais as teorias, que norteiam o símbolo.

Mito ou verdade?

Gente, isso não é verdade. Por mais que a gente ame as teorias da conspiração, é preciso deixar registrado o lado real da história. Basicamente, o símbolo na nota de um dólar não possui nenhuma ligação com a sociedade dos illuminatis. Em suma, o símbolo se chama Olho da Providência, ou Olho que tudo vê, e representa o olho de Deus, observando a humanidade.

De acordo com registros históricos, o símbolo da pirâmide com um olho no topo surgiu durante a Renascença. Nesse ínterim, vale ressaltar também que uma de suas primeiras aparições foi no quadro A Ceia em Emaús. A obra é do artista italiano Pontormo, e foi produzida em 1525.

Em contrapartida, é importante destacar também que o símbolo acabou sendo adotado pelos maçons. Entretanto, foi somente em 1935 que a pirâmide com um olho no topo chegou às notas de dólar.

Além disso, os dizeres "annuit coeptis" significam "ele aprova", e simbolizam a aprovação de Deus, às empreitadas humanas. Já "novus ordo seclorum" quer dizer "nova ordem dos séculos". Tal dizer é derivado de um poema do escritor romano Virgílio, que os cristãos interpretam como menção ao surgimento de Jesus. O triângulo, por sua vez, representa a santíssima trindade (pai, filho e espírito santo).

A presença do número romano MDCCLXXVI representa o ano da declaração de Independência dos EUA. Portanto, o selo é um símbolo cristão, com menções à prosperidade e à história dos Estados Unidos. Não há nenhuma conspiração por trás.

Próxima Matéria
Via       significados     Grunge  
Imagens Grunge Galileu
Arthur Porto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+