• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, onde caiu o meteoro que causou a extinção dos dinossauros?

POR Lucas Curado    EM Entretenimento      07/02/18 às 18h03

Os dinossauros reinaram durante 160 milhões de anos entre o período Triássico ao período Cretáceo da era Mesozoica. Um belo dia, um enorme meteoro se chocou com a Terra. O impacto foi tão fulminante que suas consequências mudaram o destino do planeta. Essa catástrofe de níveis absurdos varreu de forma progressiva quase toda vida do planeta. Em outras palavras, por muito pouco, nem nós estaríamos aqui.

Muitas pessoas acreditam que foi a onda de choque que trouxe essa extinção massiva, porém esse fenômeno não está ligado somente a isso. Para entendermos o que aniquilou uma enorme parcela da vida na Terra nessa época, precisamos descobrir o exato local que o tal meteoro caiu. Entendendo isso, podemos descobrir quais foram as influências do mesmo no planeta a 66 milhões de anos atrás.

Hoje a Fatos Desconhecidos trás para você uma matéria que vai explorar um pouco desse catastrófico evento que exterminou quase toda vida na Terra. O pior de tudo é que isso pode voltar a acontecer a qualquer momento. Imagina só, você olhar para cima e ver que tudo que você conhece será esquecido no tempo. Para sua alegria, o que aconteceu com os dinossauros foi uma extrema coincidência e dificilmente acontecerá de novo... Isso devido onde a grande rocha caiu. Afinal, onde caiu o meteoro que causou a extinção dos dinossauros?

66 milhões de anos atrás...

Como seres tão colossais e poderosos como os dinossauros poderiam ser varridos da Terra? A resposta é simples. Se algo muito maior e mais poderoso aparecesse para ameaça-los... Foi isso que aconteceu. No período Cretáceo, um enorme meteoro colidiu com a Terra. Tamanha foi a força em conjunto com as condições para uma catástrofe, que isso causou uma reação em cadeia que levou a extinção desses animais legendários que dominaram a Terra um dia. Nesse dado momento da história, 75% da vida do planeta literalmente desapareceu para sempre, dando espaço para novas formas de vida. Afinal de contas, como algo tão repentino pode ter causado tanto estrago?

O impacto

Como nós dissemos aqui em cima, o que aconteceu foi uma reação em cadeia. Para infelicidade de mais da metade da vida do planeta, o impacto do meteoro levantou tanta fuligem e fumaça no ar que levou o planeta a "congelar". Devido a espessa nuvem de fuligem na atmosfera, as temperaturas globais caíram drasticamente.  Devido ao desequilíbrio climático do planeta, muitas especies de plantas e animais começaram morrer. O que matou os dinossauros em si não foi o impacto, mas sim a cadeia de acontecimentos devido a uma catástrofe climática.

Na verdade, cientistas acreditam que o impacto em si não foi a causa. Se o meteoro tivesse caindo em outro lugar, a chances de uma extinção em massa teriam sido extremamente pequenas. Em outras palavras, se o meteoro não tivesse caído onde ele caiu... Provavelmente estaríamos disputando espaço com esses gigantes pre-históricos. Mas onde será que isso tudo começou?

O pior lugar possível

O gigantesco meteoro caiu perto do porto de Chicxulub, no México. O problema para os dinossauros (e sorte para nós mamíferos) foi que o meteoro foi cair exatamente em cima de uma enorme reserva de petróleo. O impacto do meteoro, que de longe excede a de várias bombas nucleares, queimou esse petróleo. Foi devido a isso que a vasta e absurda fuligem foi parar na atmosfera primitiva da Terra e se espalhar em proporções calamitosas. Estima-se que o impacto colocou cerca de 1.7 bilhões de toneladas de fuligem na atmosfera e, mesmo depois das chuvas, ainda milhões de toneladas ficaram por lá.

E aí, o que achou da matéria? Deixe seu comentário aqui embaixo e até a próxima.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+