• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, por que os cabelos dos super saiyajins mudam de cor?

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      29/11/19 às 14h45

Existem vários elementos responsáveis por fazer com que a audiência se encante com Dragon Ball. Embora os personagens icônicos e as lutas épicas sejam alguns deles, o responsável pelo entusiasmo unânime dos fãs é relacionado às transformações, principalmente aquelas de super saiyajin. Inclusive, quem nunca se exaltou vendo Akira Toriyama dar a Goku e seus companheiros saiyajin um novo nível de força e um visual inédito? Em nenhuma outra série, a mudança de um corte e cor de cabelo é tão significativa quanto no Dragonverso. Contudo, juntamente com o entusiasmo, essas metamorfoses despertam nosso interesse. Afinal, como a ciência explica a mudança de cor nos cabelos dos super saiyajins? Bom, para encontrarmos a resposta para essa pergunta, é preciso recapitular a série em busca de evidências.

As transformações super saiyajins

Originalmente, a primeira transformação de super saiyajin ocorreu um pouco depois da metade de Dragon Ball Z. Assim, vimos Goku alcançar a transformação, após ficar enfurecido com a morte de seu melhor amigo, Kuririn. Como resultado disso, o vilão Freeza teve de lidar com ira de um Kakaroto de pele pálida, cabelos loiros e personalidade visivelmente mais cruel. Até mesmo a aura, em torno do saiyajin, sofreu modificação, irradiando uma energia dourada e consideravelmente solar. No entanto, o protagonista não era o único dotado dessa habilidade. Ao longo da série principal do anime, Trunks, Vegeta, Gohan e Goten conseguiriam atingir essa forma com aparências semelhantes.

Ao passo que a narrativa ia progredindo, víamos transformações de super sayiajin cada vez mais poderosas sendo desbloqueadas. Tanto que, em DBZ, Gohan se tornou o primeiro guerreiro a alcançar o nível 2 da transformação. Seu cabelo crescia à medida que sua aura ficava mais poderosa. Posteriormente, Goku alcançaria o nível 3 em seu treinamento pós-morte, ampliando a sobrancelha e fazendo o cabelo dourado crescer até a cintura. Ademais, o tão criticado Dragon Ball GT mostrou Goku e Vegeta se transformando em super saiyajin 4. Assim, vimos seus torsos cobertos de pelos vermelhos e seus cabelos longos voltarem ao preto natural. Por fim, Dragon Ball Super apresentou três transformações diferentes de super saiyajin. Lembrando que todas foram ligadas à energia divina, intituladas Super Saiyajin God, Super Saiyan Blue e Autonomous Ultra Instinct. Nesses casos, seus cabelos assumiram as cores vermelho, azul e prata, respectivamente.

A explicação do criador (da série, não Deus)

Segundo Akira Toriyama, criador da franquia, os saiyajins possuem uma grande quantidade de Células-S. De acordo com a explicação do mangaká, essas células não diferem muito dos midi-chlorians, também conhecidos como as microscópicas formas de vida inteligente responsáveis pela Força, em Star Wars. Sendo assim, as Células-S são as responsáveis pela transformação dos guerreiros quando os mesmos experimentam um repentino surto de raiva. No entanto, a ira não seria suficiente para engatilhar tal metamorfose. Por isso, Toriyama ressaltou que um espírito gentil contribui para a amplificação da produção de Células-S. Assim surge a explicação dos poderes de Goku, Gohan, Trunks e Goten já que os saiyajins são normalmente agressivos e tendem a ter problemas para suprimir sua natureza violenta, levando a redução dessas células. Inclusive, essa é uma justificativa plausível do porquê a busca pelo Controle Espiritual é tão necessária para que Vegeta derrote Moro em DBS.

Ademais, Toriyama também observou que as condições planetárias na Terra são menos severas que o Planeta Vegeta. Logo, isso ajuda a "cultivar os super saiyajins que cresceram no planeta". Sendo assim, com Gohan, Trunks e Goten herdando um grande número de Células-S de seus respectivos pais, Goku e Vegeta, os três híbridos humano-saiyajin desbloquearam a transformação de super saiyajin muito cedo. Afinal, todas as suas condições de criação favoreceram isso.

A explicação racional

Enquanto Toriyama tem sua explicação, os cientistas têm outra. De acordo com o consultor de ciência (e nerd nas horas vagas), Kyle Hill, a resposta está na energia elétrica irradiada pela aura dos guerreiros. Aparentemente, a quantidade de energia elétrica gerada pelos saiyajins cria a aura de energia dourada. Da mesma forma, a eletricidade estática faz com que os cabelos de um saiyajin se arrepiem, enquanto o aumento da velocidade dos elétrons ligados ao saiyajin causa uma avalanche de elétrons, que ioniza o sódio em seus cabelos, causando a mudança de cor dourada. E então, deu pra entender? Bom, nós também ficamos confusos. Em suma, preferimos acreditar nos rumores dos bastidores que afirmam que essa ideia de Toriyama, partiu da singela vontade de economizar tinta. Até porque, a escolha de uma cor mais clara nos cabelos, pouparia o mangaká de mais trabalho pintando os mesmos.

Próxima Matéria
Via   CBR  
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+