• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, quais são os sete mares?

POR Cristyele Oliveira    EM Curiosidades      27/09/19 às 16h13

A frase "navegou pelos sete mares" foi muito usada no passado. E teve vários significados, para diferentes culturas ao longo da história. O termo "Sete Mares" é muito mencionado pelos antigos hindus, chineses, persas, romanos e tantas outras culturas antigas. Historicamente, esse termo se refere a corpos de água, ao longo de rotas comerciais. No entanto, embora a maioria desses corpos de água seja real, alguns, entre eles, não passavam de ideais místicos. Em suma, o que por muito tempo se misturou com a realidade.

O termo então evoluiu e os famosos sete mares se tornaram uma ideia figurativa, usada pra descrever um marinheiro, que navegou por todos os mares e oceanos do mundo. Não que isso significasse literalmente sete. A escolha do número sete, para descrever essa ideia, vem de um significado histórico, cultural e religioso, muito usado no passado. Esse, que também evoluiu para a modernidade. Exemplos óbvios disso são as citações do número da sorte sete: sete colinas de Roma, sete dias da semana, sete maravilhas do mundo, sete anões, sete pecados capitais, as listas de sete coisas da Fatos Desconhecidos... e por aí vai. Mas afinal, quais são os sete mares?

O termo na antiguidade

Como mencionado, no passado. o termo sete mares teve significados diferentes. dependendo a civilização. Para os persas, os sete mares eram os córregos. que formavam o rio Oxus. Hoje, com o nome Amy Darya, é um dos rios mais longos da Ásia Central.

Enquanto isso, os romanos antigos usavam o termo septo maria, uma palavra latina para sete mares. Para eles, o termo se referia a um grupo de lagos de água salgada, separados no mar aberto, por bancos de areia perto de Veneza.

Para os árabes antigos, os sete mares eram compostos pelo Golfo Pérsico, o Golfo de Khambhat, a Baía de Bengala, o Estreito de Malaca, o Estreito de Cingapura, o Golfo da Tailândia e o Mar da China Meridional.

Já para os fenícios, os sete mares compreendiam outros corpos de água. Sendo eles, Alboran, Baleares, Ligúria, Tirreno, Jônico, Adriático e Egeu, todos eles faziam parte do Mediterrâneo.

Os gregos também deram a sua própria definição medieval dos sete mares. Em toda a época medieval, os sete mares, segundo os gregos, compreendiam o mar Adriático, o mar Mediterrâneo, o mar Negro, o mar Cáspio, o Golfo Pérsico, o Mar da Arábia e o Mar Vermelho.

Porém, durante a Era das Descobertas, a definição de sete mares mudou novamente. A partir de então, os navegantes se referiam aos sete mares como Oceano Ártico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Oceano Pacífico, mar Mediterrâneo, mar do Caribe e Golfo do México.

Os sete mares na modernidade

Atualmente, a lista moderna dos sete mares é mais amplamente aceita pelos geógrafos de todo o mundo. E compreende os seguintes oceanos.

Oceano Atlântico Norte: a parte do Oceano Atlântico, situada principalmente entre a América do Norte e a costa nordeste da América do Sul.

Oceano Atlântico Sul: a parte sul do Oceano Atlântico que se estende do sul do Equador até a Antártica.

Oceano Pacífico Norte: região do Oceano Pacífico que se estende do Equador até o Oceano Ártico.

Oceano Pacífico Sul: compreende a parte mais baixa do Oceano Pacífico, chegando do sul do Equador até à Antártica.

Oceano Ártico: o menor entre os sete mares, é o que rodeia o Polo Norte.

Oceano Antártico: compreende as partes sul dos Oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. Esse é o oceano mais jovem já definido pela Organização Hidrográfica Internacional.

Oceano Índico: compreende os mais de 10 mil quilômetros de oceano entre as pontas do sul da África de da Austrália.

Enfim, você já sabia quais eram os sete mares? Conta para a gente nos comentários e compartilhe com os seus amigos.

Próxima Matéria
Cristyele Oliveira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+