icone menu


Afinal, qual a diferença entre astronauta, cosmonauta e taikonauta?

POR Erik Ely    EM Ciência e Tecnologia      26/04/20 às 12h24
capa do post Afinal, qual a diferença entre astronauta, cosmonauta e taikonauta?

Em suma, podemos definir um astronauta como uma pessoa treinada e apta para realizar uma viagem espacial. Dessa forma, essa pessoa poderá comandar, pilotar ou servir como um membro da tripulação de uma nave espacial. No entanto, as coisas podem se tornar mais complicadas, quando encontramos alguns termos que não estamos tão acostumados a ouvir. Afinal, qual a diferença entre astronauta, cosmonauta e taikonauta?

Na Rússia, astronautas são chamados de cosmonautas. Na China, o termo utilizado é taikonauta. Mas, na América e na maioria da Europa, chamamos apenas de astronautas. Mas, afinal de contas, por que existem tantos termos diferentes para definir uma mesma função? Já que todos são viajantes espaciais e que, na maioria das vezes, compartilham as mesmas missões, não podem apenas chamá-los de astronautas?

Nem todo mundo que viaja para o espaço é um astronauta

Resumindo a resposta, podemos chamar cosmonautas e taikonautas de astronautas. Desse modo, o termo é válido para aqueles viajantes que saem da órbita terrestre e também, aqueles que fazem voos superficiais. Entretanto, o termo não pode ser aplicado para qualquer pessoa que viaja para o espaço. Por exemplo, cientistas, políticos, jornalistas e turistas que, porventura, forem ao espaço não considerados astronautas. Dessa forma, segundo a NASA, essas pessoas devem ser chamadas de "participantes de voos espaciais".

Nos Estados Unidos, a palavra astronauta é derivado das palavras gregas "ástron" (estrela) e "nautes" (navegante ou marinheiro). E para se tornar um "navegante das estrelas", o caminho não é nada fácil. Além de um treinamento rigoroso, uma série de cursos devem ser feitos e até mesmo a pressão sanguínea deve estar na medida indicada.

Na Rússia, a palavra cosmonauta é uma adaptação da palavra russa kosmonavt, derivada das palavras gregas "kosmos" (universo) e "nautes" (marinheiro). Assim, por convenção, o cosmonauta é o viajante da Roscosmos (a agência espacial federal russa).

Diferenças sutis encontradas nos termos

Enquanto isso, na China, o termo taikonauta é uma palavra híbrida derivada de tàik?ng, que significa "espaço". Esse termo surgiu em 1988, quando o país iniciou treinos para tripulantes de naves espaciais. Depois disso, em 2003, conhecemos Yang Liwei, o primeiro taikonauta da história.

Além desses termos, também existe o spationaut, em inglês, que é uma adaptação do termo francês spationaute. Contudo, mesmo que com igual significado, a palavra é derivada do latim spatium. Como outro exemplo, também podemos citar o termo angkasawan, utilizado na Malásia e que também é um sinônimo para astronauta. No Brasil, utilizamos o termo "astronauta" mesmo que, Marcos Pontes tenha sido, por enquanto, o primeiro e único astronauta brasileiro que já visitou a ISS.

Sendo assim, podemos considerar que chamar viajantes espaciais de "astronautas" é tecnicamente corrento. E isso vale, independente de seu país de origem. Afinal, semanticamente, todos os termos acabam significando a mesma coisa. Contudo, ainda é válido levarmos em conta as diferenças culturais e políticas de cada nação. Desse modo, russos e chineses fazem questão de serem chamados, respectivamente, de cosmonautas e taikonautas. Porém, nesse caso, os franceses não parecer levar a termologia tão a sério. E isso pode ser considerado pela relação de cada um desses países com as viagens espaciais, na Rússia e na China, os termos possuem uma forma muito maior. Por isso, acabamos imaginando que eles também possuem um significado diferente.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
avatar Erik Ely
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+