• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, qual a diferença entre 'lockdown', quarentena e outros termos da pandemia?

POR Erik Ely    EM Curiosidades      06/05/20 às 19h05

Conforme a disseminação do novo coronavírus continua a aumentar, autoridades de saúde começaram a fazer uma série de recomendações para auxiliar a população nesse momento tão delicado. No entanto, muitos desses novos termos da pandemia acabaram confundindo as pessoas e já que possuem significados diferentes, precisamos compreendê-los corretamente.

Além do uso de máscaras em público e da constante higienização das mãos com álcool em gel, algumas medidas de isolamento, distanciamento social, quarentena e até lockdown foram adotadas. Mas, afinal, qual a diferença entre 'lockdown', quarentena e outros termos da pandemia?

Entendendo o que significa cada um dos termos da pandemia

Recentemente, se tornou bastante comum ver o termo "quarentena" sendo aplicado a uma série de situações. Contudo, em poucas palavras, quarentena seria uma medida que restringe a circulação de pessoas. Além disso, também é uma forma de restringir o acesso de pessoas que foram comprovadas doentes ou que podem ter sido expostas à doenças contagiosas. Em todos os casos, seu principal objetivo é diminuir a propagação da doença.

Assim, consideramos esse período que estamos "isolados" em nossas casas como quarentena. Porém, "lockdown" seria uma situação onde pessoas estão sendo impedidas de circularem livremente por um local fechado, como edifícios ou áreas abertas. Dessa forma, isso ocorre quando há alguma emergência em andamento.

Por mais que o termo "lockdown" não seja novo, ele se tornou popular nos últimos dias. Isso aconteceu quando medidas de proibição de circulação de pessoas foram impostas em Wuhan, na China. No Brasil, o lockdown foi decretado na grande São Luís, capital do Maranhão. De uma forma "adaptada", o termo é entendido no Brasil como uma maneira mais rígida de restringir a circulação de indivíduos. Portanto, durante esse período, autoridades vão garantir que apenas serviços essenciais funcionem. Sendo autorizada a saída de casa apenas para a compra de alimentos, medicamentes e transporte de indivíduos para hospitais.

Em todos os casos, o lockdown deve ser imposto por lei ou decisão judicial, como aconteceu no Maranhão. Desse modo, a ideia é que a medida seja mantida por dez dias, com o objetivo de conter o avanço da Covid-19.

Tudo para que o menor número de pessoas sejam contaminadas

Usada em seu sentido literal, o "isolamento" significa separar os doentes daqueles que estão saudáveis. Dessa forma, o isolamento pode acontecer dentro ou fora de hospitais, sendo possível permanecer isolado dentro da própria casa. Assim, o contágio pode ser desacelerado.

Logo, quando não é possível aplicar o isolamento, utiliza-se o distanciamento social. Desse modo, o termo é usado para definir uma distância física entre as pessoas que são obrigadas a sair às ruas, seja para trabalhar ou para ir atrás de serviços essenciais. Por exemplo, medidas que contribuem para o distanciamento social podem ser encontradas em mercados que demarcam lugares mais distantes para a fila. Geralmente, essa distância é medida em um metro de uma pessoa para outra.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, em inglês) dos EUA, essa medida é de extrema importância. Isso porque, evita aglomerações e consequentemente, o contágio em alguns casos.

Próxima Matéria
Erik Ely
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+