• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Afinal, quem é a jovem Greta Thunberg?

POR Renata G Pereira    EM Curiosidades      24/09/19 às 19h01

Você sabe quem é a jovem Greta Thunberg? Essa sueca, de 16 anos, é ativista, vegana e autista. É filha do ator sueco, Svante Thunberg, e da cantora de ópera Malena Ernman. O seu perfil do Twitter conta com mais de 300 mil seguidores. Aos 11 anos, Greta foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo (DSM-IV). Em suma, é um transtorno psicológico, caracterizado pela recusa em falar, em determinadas situações. Ainda que essas pessoas consigam falar em outras.

No dia 20 de agosto de 2018, a estudante Greta Thunberg faltou a escola e foi até o prédio do parlamento da Suécia. A garota ficou de frente do prédio, segurando um cartaz. No cartaz, se lia: 'skolstrejk för klimatet". O que significa greve escolar motivada pelo clima, em sueco. Além de se posicionar no lugar, Greta quis distribuir panfletos com dados científicos sobre aquecimento do planeta Terra. Assim, começava sua luta por ações contra os problemas climáticos do planeta.

Sua maior indignação se deve ao fato de que as pessoas, que têm consciência sobre os problemas climáticos que ameaçam o planeta, não fazem nada a respeito. Para Greta, muito se fala a respeito. Porém, nada eficaz é feito para melhorar a situação.

O discurso de Greta Thunberg

Greta recebeu uma indicação ao prêmio Nobel da Paz, após iniciar um movimento internacional de greves estudantis. O motivo do movimento era lutar contra as mudanças climáticas. Em suma, estas que vêm acontecendo em todo o mundo. Do mesmo modo que para exigir medidas concretas, por parte dos políticos, contra o aquecimento global.

A jovem sueca inspirou jovens de todo o mundo, que aderiram ao movimento. Por causa dela, milhares de jovens foram às ruas para protestar. O movimento é conhecido como "Fridays For Future". Ele é composto por jovens ativistas de diversos países, inclusive do Brasil.

Apesar da pouca idade, Greta é uma ativista bastante ativa. Em síntese, seja por estar sempre fazendo discursos no parlamento europeu, fazendo protestos, ou participando de eventos internacionais. Recentemente, Greta discursou na abertura da Cúpula sobre Ação Climática.

"Eu não deveria estar aqui. Eu deveria estar na minha escola, do outro lado do oceano. E vocês vêm até nós, jovens, para pedir esperança. Como vocês ousam? Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias", disse Greta Thunberg.

Greta Thunberg denuncia o Brasil

A ativista Greta, junto com jovens ativistas de diversos países, apresentou uma queixa na ONU. Em suma, a queixa era contra o Brasil, Alemanha, França, Argentina e Turquia. Segundo a ativista, esses países não estão fazendo ações suficientes para impedir o aquecimento global.

A denúncia, que Greta apresentou ao Comitê dos Direitos da Criança das Nações Unidas, exigia que os países tomassem medidas para proteger o futuro das crianças. Em síntese, para evitar os impactos devastadores das mudanças climáticas. Segundo Greta, esses cinco países são os maiores emissores de gases poluentes.

A ONU informou que a queixa, feita pelo grupo liderado por Greta, foi apresentada por meio do chamado Terceiro Protocolo Facultativo da Convenção sobre os Direitos da Criança. Ademais, esse protocolo é um mecanismo que permite que crianças e adultos possam apelar diretamente às Nações Unidas.

Próxima Matéria
Via   redebrasil     G1  
Imagens uol newsminer vox
Renata G Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+