• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


"Alien" cinematográfico real é encontrado em profundezas submarinas

POR Pietro Bottura    EM Mundo Animal      22/10/14 às 00h43

Talvez você nunca tenha ouvido falar no exótico Idiacanthus atlanticus, espécie submarina que parece ter saído diretamente de um filme de ficção. Aliás, melhor que isso, parece ter saído de um filme bem específico, chamado "Alien: O Oitavo Passageiro". Com certeza, mesmo que nunca tenha visto a obra de 1979, de Ridley Scott, você já viu o famoso alien que antagoniza o filme, esse aqui da foto abaixo, com sua boquinha extra clássica e sua saliva apetitosa apenas esperando para te devorar:

Pois bem, mas, como bem sabemos, a vida imita a arte (e vice-versa), e esse negro e metálico alien, na verdade, tem uma versão real. Habitando as profundezas, o "Dragão Negro", como é chamado, nada a mais de 2000 metros de profundidade, em profundidades abissais onde pouca coisa sobrevive. Lá, a luz é pouca e a comida é escassa, o que faz com que praticamente todos os peixes, enguias, crustáceos, vermes e tudo mais que consegue sobreviver a tais temperaturas e pressões veja a tudo que se move como alimento - incluindo, é claro, um infeliz humano que conseguisse chegar tão fundo assim sem nenhum aparelho de proteção.

Afinal, para sobreviver é preciso ter adaptações bem específicas, como corpos preparados para situações extremas e também mecanismo de ataque efetivos, como as fêmeas da espécie, que podem ter caninos chegando a impressionantes 40 centímetros, uma marca gigantesca até mesmo para uma cobra ou tigre. Dê uma olhadinha nesse sorriso e imagine ele comendo sua pele enquanto você se afoga:

black_dragonfish_529607936 H9Flg

Já os machos, que raramente crescem mais que 5 centímetros e não têm aparelho digestor (ou seja, não comem), e só vivem o suficiente para reproduzir com as temíveis fêmeas. Também têm a capacidade de gerar luz bioluminescente, que serve para orientação no escuro, mas principalmente para atrair presas.

Ou seja, como os aliens do filme de Ridley Scott, a "sociedade" de enguias também é matriarcal, já que é baseada na sobrevivência das fêmeas...Esperamos que elas não sejam capazes de fazer isso aqui, e, se forem, fiquem tranquilos que postaremos em primeira mão assim que acontecer!

5027437536_4d035dbaba_z

(Enquanto isso, você pode conferir alguns outros animais que não devem nada para alienígenas, e até passariam medo neles!)

Próxima Matéria
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+