• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Amadores encontram um dos maiores tesouros do império romano na Grã-Bretanha

POR Nelyne Mota    EM Curiosidades      27/05/19 às 16h24

Um grande achado de tesouros arqueológicos movimentou os ânimos de historiadores do mundo todo. E apesar de ainda estar em processo de identificação, já é considerado um dos maiores da história.

Estudiosos acreditam que um tesouro de moedas romanas, do início do século IV e que foi descoberto na Grã-Bretanha, seja também a maior reunião de moedas do seu tipo.

O achado foi declarado como tesouro após uma audiência de inquérito em Lincoln. E através de reconhecimento documental, passará por identificação e especificações. O intuito agora é determinar detalhes de seu formato e usualidades da época.

Encontrado em julho de 2017, as mais de 3 mil moedas de liga de cobre foram detectadas por dois aparelhos rastreadores de metal. O fato ocorreu nas proximidades da vila Rauceb, em Lincolnshire.

O tesouro

Adam Daubney, arqueólogo do Condado de Lincolnshire, explica que as moedas foram encontradas em um vaso de cerâmica. O objeto teria sido enterrado em um grande poço oval. Ele diz ainda que que foram enterradas e dispostas daquela forma possivelmente como parte de uma cerimônia ou comemoração.

"O que encontramos durante a escavação sugere que o tesouro não foi colocado no chão em segredo. Mas talvez fosse uma oferta cerimonial ou votiva. Infelizmente, não sabemos com certeza e talvez nunca saibamos", disse Adam.

Os historiadores afirmam ainda que as moedas datam da época em que Constantino foi declarado Imperador em York, por volta do ano 306 a.C.

"Não sabemos se existe uma relação direta entre esses fatos, mas é uma certeza que não se trata de um tesouro comum", afirma o arqueólogo.

Segundo Daubney, quando se encontra um objeto com mais de 300 anos, é preciso declará-lo às autoridades. "Qualquer um que encontre um achado desses, que envolva metais preciosos e que possua mais de 300 anos, precisa avisar as autoridades locais".

Ele explica ainda que quando museus se interessam pelo tesouro, oferecem valores em troca do mesmo. E que nesses casos, os proprietários de terras ou buscadores que encontrassem algo do tipo, seriam recompensados financeiramente.

Sob cuidados

O tesouro de 3 mil moedas em liga de cobre se encontra agora sob os cuidados da equipe do Museu Britânico. O achado passará por uma série de avaliações e testes. Tudo para fazer a conferência de apuração de suas informações históricas.

Segundo a doutora Eleanor Ghey, curadora da Idade do Ferro e da Coin Roman Hoards, o tesouro tem importância extrema para o estudo. "Como a maior descoberta da Inglaterra, ela tem grande importância para o estudo desta cunhagem e da arqueologia de Lincolnshire", afirma.

Próxima Matéria
Via   BBC  
Imagens BBC
Nelyne Mota
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+