icone menu


Animação incrível mostra que nosso sistema solar não orbita exatamente em volta do sol

POR Bruno Dias    EM Curiosidades      28/07/20 às 12h18
capa do post Animação incrível mostra que nosso sistema solar não orbita exatamente em volta do sol

O sistema solar é formado pelo sol e mais 1.700 corpos celestes menores, entre cometas, asteroides e os planetas com seus satélites. Nosso sistema solar fica em um dos espaços da Via-Láctea, sendo formado pela estrela solar e por tantos outros corpos celestes ao seu redor. Destes, podemos citar a lua, asteroides, planetas e seus satélites junto de tudo aquilo que estiver presente no espaço sideral.

Muitas são as dúvidas dos cientistas e pesquisadores a respeito do nosso sistema solar. Apesar de todas as pesquisas e descobertas, ainda há muito lá fora que permanece desconhecido. No entanto, à medida que nossa ciência avança, mais conhecemos sobre esse pedacinho do universo.

Nós sempre aprendemos que nosso sistema solar tem no seu centro o sol e que todos os planetas e corpos celestes orbitam ao redor dele. Mas, na verdade, não é bem assim. Na verdade, tudo que existe no sistema solar, inclusive o sol, orbita em um mesmo centro de massa.

Esse centro de massa do sistema solar é conhecido como baricentro. O baricentro é o ponto de equilíbrio, o lugar em que toda a massa está distribuída de forma uniforme ao seu redor. E o que pode chocar muita gente é que esse ponto não costuma ser alinhado com o centro do sol.

"rbita

No vídeo criado pelo cientista planetário da agência espacial japonesa, James O'Donoghue, é possível ver o processo em que Saturno e Júpiter puxam o sol como se a estrela-mãe tivesse mini órbitas em volta do baricentro. E de acordo com O'Donoghue, é raro que orbitamos o sol como pensamos.

O vídeo mostra o movimento do sol de uma forma exagerada para ser mais didático e ficar mais claro como a estrela faz mini órbitas ao redor do baricentro. Ela circula a milhões de quilômetros em volta do baricentro. E às vezes, até passa por cima dele.

Por mais que o sol contenha 99% da massa de todo o sistema solar, Júpiter tem a maior parte dos 0,2% restantes e isso faz com que o sol seja atraído de forma suave. Em outras palavras, o sol orbita Júpiter de forma leve.

Terra

Além disso, a Terra e a lua também têm seu próprio baricentro assim como qualquer outro planeta e suas luas. Mas a nossa órbita é muito mais simples do que a de Júpiter e Saturno. Mesmo que a distância entre nosso planeta e a lua não esteja em escala, é possível ver no vídeo como a lua irá se mover nos próximos três anos.

Plutão

Plutão, o pequeno planeta-anão, também tem uma lua chamada Caronte. Mas o baricentro deles nunca passa por Plutão.

Então vemos que todo sistema planetário tem um ponto invisível que orbita, incluindo a própria estrela central dele. E quando uma estrela é observada, "muito é possível identificar que existe um planeta, geralmente massivo, na sua orbita. Até é possível calcular sua massa. Foi dessa forma que vários exoplanetas foram descobertos.

"Os planetas orbitam o sol, é claro. Estamos apenas sendo pedantes sobre a situação", concluiu O'Donoghue.


Ei Fatos, não deixe de conferir:

A câmera das meninas desaparecidas revela fotos arrepiantes e sem explicação

Próxima Matéria
Via   Science alert  
Imagens Youtube
avatar Bruno Dias
Bruno Dias
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.

Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+