• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


Aparentemente, alimentos orgânicos são piores para o meio ambiente

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      18/12/18 às 17h36

Se você só come alimentos orgânicos, acreditando que está ajudando o planeta, um estudo recente sugere que isso está errado. Segundo ele, você está fazendo mais mal do que bem. Pesquisadores internacionais da Universidade Chalmers de Tecnologia estudaram o impacto da produção de alimentos orgânicos e convencionais no clima. Os estudiosos descobriram que as culturas orgânicas são capazes de produzir muito menos, isso porque os fertilizantes químicos não são utilizados para impulsionar as colheitas. Como resultado, a fim de produzir a mesma quantidade de alimentos orgânicos que as culturas convencionais, você precisará de mais terra.

Esse estudo concluiu que os alimentos orgânicos têm um impacto ainda maior no clima do que os convencionais. Isso acontece devido às emissões extras de dióxido de carbono, produzidas pelo desmatamento exigido como resultado da produção orgânica menos eficiente.

"O maior uso da terra na agricultura orgânica leva indiretamente a maiores emissões de dióxido de carbono, graças ao desmatamento", afirmou Stefan Wirsenius, um dos autores desse estudo. "A produção mundial de alimentos é governada pelo comércio internacional, então, como cultivamos na Suécia influencia o desmatamento nos trópicos. Se usarmos mais terra para a mesma quantidade de alimentos, contribuiremos indiretamente para um maior desmatamento em outras partes do mundo", continuou.

No estudo, que foi publicado na revista Nature, a equipe disse que descobriu que as ervilhas que eram cultivadas na Suécia têm um impacto até 50% vezes maior no clima do que as demais, cultivadas com métodos convencionais. Outros alimentos, como o trigo, mostraram diferenças que podem chegar a 70%. "Este é um grande descuido, porque como mostra nosso estudo, esse efeito pode ser muito maior do que os efeitos dos gases do efeito estufa, que normalmente são incluídos", explicou o pesquisador. A equipe disse ainda que as descobertas incluem a produção de carne orgânica.

E aí, o que você achou de todas essas informações? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 24 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+